Análise das lições aprendidas no gerenciamento de um projeto: o caso do pórtico no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22186 |
Resumo: | As organizações com ênfase na aplicação intensa de conhecimentos da engenharia mecânica não podem se dar ao luxo de cometer erros repetitivos em gestão de projetos. Existem grandes benefícios para repetir experiências positivas de projetos anteriores. Essa necessidade de memória institucional é ampliada pela realidade de que, com a rotatividade normal e a aposentadoria, as pessoas com anos de experiência deixam suas organizações. Um programa eficaz de lições aprendidas é elemento crítico na gestão do conhecimento institucional; vai facilitar a melhoria contínua dos processos e procedimentos e fornece uma vantagem direta em uma indústria competitiva. Este trabalho descreve um estudo que teve como objetivo identificar: a) literatura que aborde gestão de projetos em estaleiros e a básica de gestão do conhecimento; b) as lições aprendidas durante a execução do projeto e c) a relevância para o engenheiro mecânico do conhecimento das práticas e da teoria da gestão de projetos. É apresentada a organização que participa deste estudo. A pesquisa obteve “achados” relativos à possíveis lições aprendidas na gestão de projeto e na gestão de conhecimento. O potencial de economia não foi totalmente alcançado. O estudo também identificou sete áreas chaves para a boa implementação de um programa de lições aprendidas |
id |
UFF-2_a3e3d5245890d5e77ccb4371df3268b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22186 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Análise das lições aprendidas no gerenciamento de um projeto: o caso do pórtico no Arsenal de Marinha do Rio de JaneiroLições aprendidasSubmarinoGestão de projetoEngenhariaMarinha do BrasilGerenciamento de projetosGestão do conhecimentoArsenal de Marinha do Rio de JaneiroLesson learnedSubmarineBrazilian navyProject managementEngineeringAs organizações com ênfase na aplicação intensa de conhecimentos da engenharia mecânica não podem se dar ao luxo de cometer erros repetitivos em gestão de projetos. Existem grandes benefícios para repetir experiências positivas de projetos anteriores. Essa necessidade de memória institucional é ampliada pela realidade de que, com a rotatividade normal e a aposentadoria, as pessoas com anos de experiência deixam suas organizações. Um programa eficaz de lições aprendidas é elemento crítico na gestão do conhecimento institucional; vai facilitar a melhoria contínua dos processos e procedimentos e fornece uma vantagem direta em uma indústria competitiva. Este trabalho descreve um estudo que teve como objetivo identificar: a) literatura que aborde gestão de projetos em estaleiros e a básica de gestão do conhecimento; b) as lições aprendidas durante a execução do projeto e c) a relevância para o engenheiro mecânico do conhecimento das práticas e da teoria da gestão de projetos. É apresentada a organização que participa deste estudo. A pesquisa obteve “achados” relativos à possíveis lições aprendidas na gestão de projeto e na gestão de conhecimento. O potencial de economia não foi totalmente alcançado. O estudo também identificou sete áreas chaves para a boa implementação de um programa de lições aprendidasOrganizations with an emphasis on mechanical engineering knowledge intensive application cannot afford to make repetitive mistakes in project management. There are great benefits to repeat positive experiences from previous projects. This need for institutional memory is amplified by the reality that, with normal turnover and retirement, people with years of experience leave their organizations. An effective Lesson Learned Program is a critical element in the management of institutional knowledge; it will facilitate the continuous improvement of processes and procedures and provides a direct advantage in a competitive industry. This work describes a study that aimed to identify: a) literature that addresses project management in shipyards and the basic knowledge management; b) the lessons learned during the project execution and c) The project management knowledge, even pratice and theory, for a mechanical engineer. The organization participating in this study is presented. The research obtained “findings” related to possible lessons learned in project management and knowledge management. The savings potential has not been fully realized. The study also identified seven key areas for the successful implementation of a lessons learned programQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesGama, Antonio LopesPereira, ValdecyMoraes, Victor da Nova2021-05-25T14:20:58Z2021-05-25T14:20:58Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMORAES, Victor da Nova. Análise das lições aprendidas no gerenciamento de um projeto: o caso do pórtico no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021https://app.uff.br/riuff/handle/1/22186http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T12:12:54Zoai:app.uff.br:1/22186Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:06.797654Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das lições aprendidas no gerenciamento de um projeto: o caso do pórtico no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro |
title |
Análise das lições aprendidas no gerenciamento de um projeto: o caso do pórtico no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Análise das lições aprendidas no gerenciamento de um projeto: o caso do pórtico no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro Moraes, Victor da Nova Lições aprendidas Submarino Gestão de projeto Engenharia Marinha do Brasil Gerenciamento de projetos Gestão do conhecimento Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro Lesson learned Submarine Brazilian navy Project management Engineering |
title_short |
Análise das lições aprendidas no gerenciamento de um projeto: o caso do pórtico no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro |
title_full |
Análise das lições aprendidas no gerenciamento de um projeto: o caso do pórtico no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Análise das lições aprendidas no gerenciamento de um projeto: o caso do pórtico no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Análise das lições aprendidas no gerenciamento de um projeto: o caso do pórtico no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro |
title_sort |
Análise das lições aprendidas no gerenciamento de um projeto: o caso do pórtico no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro |
author |
Moraes, Victor da Nova |
author_facet |
Moraes, Victor da Nova |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves Gama, Antonio Lopes Pereira, Valdecy |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Victor da Nova |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lições aprendidas Submarino Gestão de projeto Engenharia Marinha do Brasil Gerenciamento de projetos Gestão do conhecimento Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro Lesson learned Submarine Brazilian navy Project management Engineering |
topic |
Lições aprendidas Submarino Gestão de projeto Engenharia Marinha do Brasil Gerenciamento de projetos Gestão do conhecimento Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro Lesson learned Submarine Brazilian navy Project management Engineering |
description |
As organizações com ênfase na aplicação intensa de conhecimentos da engenharia mecânica não podem se dar ao luxo de cometer erros repetitivos em gestão de projetos. Existem grandes benefícios para repetir experiências positivas de projetos anteriores. Essa necessidade de memória institucional é ampliada pela realidade de que, com a rotatividade normal e a aposentadoria, as pessoas com anos de experiência deixam suas organizações. Um programa eficaz de lições aprendidas é elemento crítico na gestão do conhecimento institucional; vai facilitar a melhoria contínua dos processos e procedimentos e fornece uma vantagem direta em uma indústria competitiva. Este trabalho descreve um estudo que teve como objetivo identificar: a) literatura que aborde gestão de projetos em estaleiros e a básica de gestão do conhecimento; b) as lições aprendidas durante a execução do projeto e c) a relevância para o engenheiro mecânico do conhecimento das práticas e da teoria da gestão de projetos. É apresentada a organização que participa deste estudo. A pesquisa obteve “achados” relativos à possíveis lições aprendidas na gestão de projeto e na gestão de conhecimento. O potencial de economia não foi totalmente alcançado. O estudo também identificou sete áreas chaves para a boa implementação de um programa de lições aprendidas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-25T14:20:58Z 2021-05-25T14:20:58Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAES, Victor da Nova. Análise das lições aprendidas no gerenciamento de um projeto: o caso do pórtico no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021 https://app.uff.br/riuff/handle/1/22186 |
identifier_str_mv |
MORAES, Victor da Nova. Análise das lições aprendidas no gerenciamento de um projeto: o caso do pórtico no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823688520040448 |