Do Brasil a Timor-Leste: reflexão e ação na formação de um professor de Português como língua não materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferre, Livia Nogueira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11251
Resumo: Esta dissertação trata da questão da formação do professor de português como língua não materna em um contexto no qual frequentemente a prática antecede a teoria, tendo em vista a escassez de cursos de graduação específicos para preparar profissionais para atuação nessa área. Objetivando dar elementos para aprofundar a reflexão sobre essa questão, a pesquisa tem o seu foco no relato da professora/pesquisadora sobre sua experiência no ensino de português como língua não materna nos quatro anos que se seguiram à sua graduação em português-literaturas de língua portuguesa. Nesta pesquisa de natureza qualitativa, utilizando-se da técnica história de vida, a informante apresenta sua experiência docente, perpassada por seus conhecimentos, crenças e abordagens de ensino de língua e cultura e as transformações ocorridas nesses planos durante sua atuação em dois contextos distintos - Brasil e Timor Leste. Este relato crítico busca contribuir, em tempos de internacionalização da língua portuguesa, para a reflexão sobre a necessidade de uma formação específica e continuada, linguística e culturalmente ampla, para os professores de português como língua não materna
id UFF-2_a4b9fb65f2c97d107fe96b86866db7e1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11251
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Do Brasil a Timor-Leste: reflexão e ação na formação de um professor de Português como língua não maternaPortuguês como língua não maternaFormação de professoresCrençasTimor-LesteEnsino da língua portuguesaFormação de professorTimor LestePortuguese as a non-native languageTeacher educationBeliefsEast-TimorEsta dissertação trata da questão da formação do professor de português como língua não materna em um contexto no qual frequentemente a prática antecede a teoria, tendo em vista a escassez de cursos de graduação específicos para preparar profissionais para atuação nessa área. Objetivando dar elementos para aprofundar a reflexão sobre essa questão, a pesquisa tem o seu foco no relato da professora/pesquisadora sobre sua experiência no ensino de português como língua não materna nos quatro anos que se seguiram à sua graduação em português-literaturas de língua portuguesa. Nesta pesquisa de natureza qualitativa, utilizando-se da técnica história de vida, a informante apresenta sua experiência docente, perpassada por seus conhecimentos, crenças e abordagens de ensino de língua e cultura e as transformações ocorridas nesses planos durante sua atuação em dois contextos distintos - Brasil e Timor Leste. Este relato crítico busca contribuir, em tempos de internacionalização da língua portuguesa, para a reflexão sobre a necessidade de uma formação específica e continuada, linguística e culturalmente ampla, para os professores de português como língua não maternaThis dissertation addresses the question of Portuguese as a non-native language teacher education in a context where the practice precedes the theory, with a view to the scarcity of specific graduation courses to prepare professionals to act in this area. Aiming to provide elements that deepen the reflexion on this matter, the research is focused on the reports by the teacher/researcher about her experience in Portuguese as a non-native language teaching in the four years that followed her graduation in Portuguese-Portuguese language literatures. In this qualitative research, using the life history technique, the informer presents her teaching experience, intertwined with her knowledges, beliefs and approaches on language and culture teaching and the transformations applied to these fields during her acting in two different contexts – Brazil and East Timor. This critical report aims to contribute, in times of internationalization of the Portuguese language, to the reflexion on the need of a specific and continued education, linguistic and culturally wide, for Portuguese as a non-native language teachers129 f.Júdice, NorimarAlmeida, Patrícia deRebello, AdrianaFerre, Livia Nogueira2019-09-13T13:36:22Z2019-09-13T13:36:22Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11251http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-08T23:34:03Zoai:app.uff.br:1/11251Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:36.777763Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Do Brasil a Timor-Leste: reflexão e ação na formação de um professor de Português como língua não materna
title Do Brasil a Timor-Leste: reflexão e ação na formação de um professor de Português como língua não materna
spellingShingle Do Brasil a Timor-Leste: reflexão e ação na formação de um professor de Português como língua não materna
Ferre, Livia Nogueira
Português como língua não materna
Formação de professores
Crenças
Timor-Leste
Ensino da língua portuguesa
Formação de professor
Timor Leste
Portuguese as a non-native language
Teacher education
Beliefs
East-Timor
title_short Do Brasil a Timor-Leste: reflexão e ação na formação de um professor de Português como língua não materna
title_full Do Brasil a Timor-Leste: reflexão e ação na formação de um professor de Português como língua não materna
title_fullStr Do Brasil a Timor-Leste: reflexão e ação na formação de um professor de Português como língua não materna
title_full_unstemmed Do Brasil a Timor-Leste: reflexão e ação na formação de um professor de Português como língua não materna
title_sort Do Brasil a Timor-Leste: reflexão e ação na formação de um professor de Português como língua não materna
author Ferre, Livia Nogueira
author_facet Ferre, Livia Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Júdice, Norimar
Almeida, Patrícia de
Rebello, Adriana
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferre, Livia Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Português como língua não materna
Formação de professores
Crenças
Timor-Leste
Ensino da língua portuguesa
Formação de professor
Timor Leste
Portuguese as a non-native language
Teacher education
Beliefs
East-Timor
topic Português como língua não materna
Formação de professores
Crenças
Timor-Leste
Ensino da língua portuguesa
Formação de professor
Timor Leste
Portuguese as a non-native language
Teacher education
Beliefs
East-Timor
description Esta dissertação trata da questão da formação do professor de português como língua não materna em um contexto no qual frequentemente a prática antecede a teoria, tendo em vista a escassez de cursos de graduação específicos para preparar profissionais para atuação nessa área. Objetivando dar elementos para aprofundar a reflexão sobre essa questão, a pesquisa tem o seu foco no relato da professora/pesquisadora sobre sua experiência no ensino de português como língua não materna nos quatro anos que se seguiram à sua graduação em português-literaturas de língua portuguesa. Nesta pesquisa de natureza qualitativa, utilizando-se da técnica história de vida, a informante apresenta sua experiência docente, perpassada por seus conhecimentos, crenças e abordagens de ensino de língua e cultura e as transformações ocorridas nesses planos durante sua atuação em dois contextos distintos - Brasil e Timor Leste. Este relato crítico busca contribuir, em tempos de internacionalização da língua portuguesa, para a reflexão sobre a necessidade de uma formação específica e continuada, linguística e culturalmente ampla, para os professores de português como língua não materna
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-09-13T13:36:22Z
2019-09-13T13:36:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/11251
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823561625567232