No meio do caminho tinha uma pedra: a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carlos Alberto Lima de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30916
Resumo: O presente estudo visa analisar a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil. Ao apresentar o estudo de caso envolvendo uma instituição privada de ensino, quatro estudantes da 8ª série do ensino fundamental, que estariam envolvidos em situações de indisciplina escolar, e o encaminhamento dado a partir de consulta da direção ao advogado da escola, articulam-se, na pesquisa, com reflexões relacionadas à educação escolar, à responsabilidade dos sujeitos envolvidos e à necessidade de harmonia em relação ao escrito, o dito e o feito pelas instituições de ensino, de modo a assegurar que os alunos sejam reconhecidos como seres humanos em fase de formação. Enfim, sujeitos com direitos e que necessitam de proteção e auxílio para o seu desenvolvimento
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