No meio do caminho tinha uma pedra: a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30916 |
Resumo: | O presente estudo visa analisar a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil. Ao apresentar o estudo de caso envolvendo uma instituição privada de ensino, quatro estudantes da 8ª série do ensino fundamental, que estariam envolvidos em situações de indisciplina escolar, e o encaminhamento dado a partir de consulta da direção ao advogado da escola, articulam-se, na pesquisa, com reflexões relacionadas à educação escolar, à responsabilidade dos sujeitos envolvidos e à necessidade de harmonia em relação ao escrito, o dito e o feito pelas instituições de ensino, de modo a assegurar que os alunos sejam reconhecidos como seres humanos em fase de formação. Enfim, sujeitos com direitos e que necessitam de proteção e auxílio para o seu desenvolvimento |
id |
UFF-2_a688d4fd7575bfd7637769756f2ba40d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30916 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
No meio do caminho tinha uma pedra: a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no BrasilDireito educacionalDisciplina escolarProteção à criança e ao adolescenteDisciplina na escolaAssistência ao menorEducational lawSchool disciplineChildren and teenagers´ protectionO presente estudo visa analisar a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil. Ao apresentar o estudo de caso envolvendo uma instituição privada de ensino, quatro estudantes da 8ª série do ensino fundamental, que estariam envolvidos em situações de indisciplina escolar, e o encaminhamento dado a partir de consulta da direção ao advogado da escola, articulam-se, na pesquisa, com reflexões relacionadas à educação escolar, à responsabilidade dos sujeitos envolvidos e à necessidade de harmonia em relação ao escrito, o dito e o feito pelas instituições de ensino, de modo a assegurar que os alunos sejam reconhecidos como seres humanos em fase de formação. Enfim, sujeitos com direitos e que necessitam de proteção e auxílio para o seu desenvolvimentoThe present research, through the case study method, analyses educational discipline and its relation to child and teenager protection issues in Brazil in Brazil. The case selected is related to a private school, in which four students from elementary school (8th grade) were involved in matters of poor behaviour discipline and the measures the teachers could take, considering the directions given by the institution´s lawyer. The case allows reflections about the role of the educational programs, the responsabilities of the people involved and the need for harmony between all of them. This harmony is necessary to the students recognition as human being during the process of early education. To sum up, young students should have certain rights and they need protection and support for their proper educational development114 p.Nunes, Deise Gonçalveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790081D4Dominick, Rejany dos Santoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700272Z8Silva, Fernanda Duarte Lopes Lucas dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772233H8http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236626D8Almeida, Carlos Alberto Lima de2023-10-24T12:22:55Z2023-10-24T12:22:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Carlos Alberto Lima de. No meio do caminho tinha uma pedra: a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil. 2005. 114 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social, Escola de Serviço Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30916CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-10-24T12:22:59Zoai:app.uff.br:1/30916Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-10-24T12:22:59Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
No meio do caminho tinha uma pedra: a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil |
title |
No meio do caminho tinha uma pedra: a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil |
spellingShingle |
No meio do caminho tinha uma pedra: a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil Almeida, Carlos Alberto Lima de Direito educacional Disciplina escolar Proteção à criança e ao adolescente Disciplina na escola Assistência ao menor Educational law School discipline Children and teenagers´ protection |
title_short |
No meio do caminho tinha uma pedra: a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil |
title_full |
No meio do caminho tinha uma pedra: a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil |
title_fullStr |
No meio do caminho tinha uma pedra: a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil |
title_full_unstemmed |
No meio do caminho tinha uma pedra: a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil |
title_sort |
No meio do caminho tinha uma pedra: a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil |
author |
Almeida, Carlos Alberto Lima de |
author_facet |
Almeida, Carlos Alberto Lima de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, Deise Gonçalves http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790081D4 Dominick, Rejany dos Santos http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700272Z8 Silva, Fernanda Duarte Lopes Lucas da http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772233H8 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236626D8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Carlos Alberto Lima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito educacional Disciplina escolar Proteção à criança e ao adolescente Disciplina na escola Assistência ao menor Educational law School discipline Children and teenagers´ protection |
topic |
Direito educacional Disciplina escolar Proteção à criança e ao adolescente Disciplina na escola Assistência ao menor Educational law School discipline Children and teenagers´ protection |
description |
O presente estudo visa analisar a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil. Ao apresentar o estudo de caso envolvendo uma instituição privada de ensino, quatro estudantes da 8ª série do ensino fundamental, que estariam envolvidos em situações de indisciplina escolar, e o encaminhamento dado a partir de consulta da direção ao advogado da escola, articulam-se, na pesquisa, com reflexões relacionadas à educação escolar, à responsabilidade dos sujeitos envolvidos e à necessidade de harmonia em relação ao escrito, o dito e o feito pelas instituições de ensino, de modo a assegurar que os alunos sejam reconhecidos como seres humanos em fase de formação. Enfim, sujeitos com direitos e que necessitam de proteção e auxílio para o seu desenvolvimento |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-24T12:22:55Z 2023-10-24T12:22:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Carlos Alberto Lima de. No meio do caminho tinha uma pedra: a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil. 2005. 114 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social, Escola de Serviço Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30916 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Carlos Alberto Lima de. No meio do caminho tinha uma pedra: a disciplina escolar e sua relação com a política de proteção à criança e ao adolescente no Brasil. 2005. 114 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social, Escola de Serviço Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044721489543168 |