Dados para inovação: como governança de dados, estratégia e tecnologia criam vantagem competitiva para os negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thimoteo, Leonardo Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27624
Resumo: Atualmente há um crescente interesse no valor agregado através de dados provenientes de diferentes fontes, chamados Big Data. Embora o uso de tecnologia para coleta e tratamento do Big Data seja importante, é necessário também considerar a Estratégia e a Governança de Dados para o sucesso da sua aplicação. Este trabalho tem por objetivo acrescentar evidências à interseção desses três temas: Tecnologia, Estratégia e Governança. Para tanto, foi realizado um caso único incorporado cujo objetivo é compreender como estratégia e governança de dados podem gerar vantagem competitiva e capacidade de inovar para um negócio. O estudo analisa a empresa Take Blip, líder de mercado no Brasil, na prestação de serviço do chamado comércio conversacional, dito como o futuro do varejo. Com tal investigação, encontrou-se uma estratégia estabelecida, operacionalizada através da metodologia OKR, em português objetivos e resultados-chave, que atua como um fio condutor para as iniciativas da companhia. A estratégia é suportada por uma estrutura de governança de dados, que envolve toda a empresa. Dois fatores são destaque dessa estrutura: a centralização dos dados para garantir a qualidade da sua distribuição e a maturidade das tecnologias de dados empregadas, com subáreas dedicadas a tratar distintos temas. Com tal arcabouço, observou-se uma série de resultados, com áreas normalmente pouco familiares com dados, como Design, desfrutando desse ativo. Ademais, áreas como marketing alcançando novos objetivos a partir da inteligência adquirida. Conclui-se com a evidência do impacto da triangulação entre as disciplinas na cadeia de valor de uma companhia.
id UFF-2_a6b59300cf86716cd530995a15f8655d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27624
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Dados para inovação: como governança de dados, estratégia e tecnologia criam vantagem competitiva para os negóciosEstratégiaInovaçãoGovernança de dadosGovernança de TIBase de dadosSistema de informaçãoData governanceStrategyInnovationAnalytics and Big DataAtualmente há um crescente interesse no valor agregado através de dados provenientes de diferentes fontes, chamados Big Data. Embora o uso de tecnologia para coleta e tratamento do Big Data seja importante, é necessário também considerar a Estratégia e a Governança de Dados para o sucesso da sua aplicação. Este trabalho tem por objetivo acrescentar evidências à interseção desses três temas: Tecnologia, Estratégia e Governança. Para tanto, foi realizado um caso único incorporado cujo objetivo é compreender como estratégia e governança de dados podem gerar vantagem competitiva e capacidade de inovar para um negócio. O estudo analisa a empresa Take Blip, líder de mercado no Brasil, na prestação de serviço do chamado comércio conversacional, dito como o futuro do varejo. Com tal investigação, encontrou-se uma estratégia estabelecida, operacionalizada através da metodologia OKR, em português objetivos e resultados-chave, que atua como um fio condutor para as iniciativas da companhia. A estratégia é suportada por uma estrutura de governança de dados, que envolve toda a empresa. Dois fatores são destaque dessa estrutura: a centralização dos dados para garantir a qualidade da sua distribuição e a maturidade das tecnologias de dados empregadas, com subáreas dedicadas a tratar distintos temas. Com tal arcabouço, observou-se uma série de resultados, com áreas normalmente pouco familiares com dados, como Design, desfrutando desse ativo. Ademais, áreas como marketing alcançando novos objetivos a partir da inteligência adquirida. Conclui-se com a evidência do impacto da triangulação entre as disciplinas na cadeia de valor de uma companhia.We are facing a growing interest in the aggregated value generated by data from different resources, called Big Data. Although the technology involved in gathering and transformation of Big Data is important, it’s also necessary to consider the Stra tegy and Data Governance for its success. The objective of this paper is to generate evidence of the intersection between those three subjects: Technology, Strategy and Governance. Then, a single incorporate case study was made, which the objective is to understand how strategy, data governance and technology together are able to generate competitive advantage and innovation capacity for a business. The study investigates the company Take Blip, a market leader in Brazil, on Conversational Commerce services, which is considered the future of retail. The whole investigation drives to interesting findings in locus, like a well established strategy, operationalized by a strategic methodology called OKR, that acts like a common thread for the company initiatives. The strategy is supported by a well structured data governance cross-area that evolves all the company. Two factors are the main features of that structure: the data centrality to guarantee the quality of data supply and the matu rity of data technology applied throughout the company, with areas dedicated to address distinct subjects. Applying that framework, some results drew attention, like some areas usually not related to data, like Design, taking advantage of that asset, and others areas, like marketing, being capable of overcoming their barriers with the acquired intelligence. It is concluded with the evidence of the impact of the subjects triangulation on the value chain of the company.40 f.Fornazin, MarceloThimoteo, Leonardo Oliveira2023-01-19T14:49:47Z2023-01-19T14:49:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTHIMOTEO, Leonardo Oliveira. Dados para inovação: como governança de dados, estratégia e tecnologia criam vantagem competitiva para os negócios. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022http://app.uff.br/riuff/handle/1/27624CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T14:49:51Zoai:app.uff.br:1/27624Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:09.111850Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Dados para inovação: como governança de dados, estratégia e tecnologia criam vantagem competitiva para os negócios
title Dados para inovação: como governança de dados, estratégia e tecnologia criam vantagem competitiva para os negócios
spellingShingle Dados para inovação: como governança de dados, estratégia e tecnologia criam vantagem competitiva para os negócios
Thimoteo, Leonardo Oliveira
Estratégia
Inovação
Governança de dados
Governança de TI
Base de dados
Sistema de informação
Data governance
Strategy
Innovation
Analytics and Big Data
title_short Dados para inovação: como governança de dados, estratégia e tecnologia criam vantagem competitiva para os negócios
title_full Dados para inovação: como governança de dados, estratégia e tecnologia criam vantagem competitiva para os negócios
title_fullStr Dados para inovação: como governança de dados, estratégia e tecnologia criam vantagem competitiva para os negócios
title_full_unstemmed Dados para inovação: como governança de dados, estratégia e tecnologia criam vantagem competitiva para os negócios
title_sort Dados para inovação: como governança de dados, estratégia e tecnologia criam vantagem competitiva para os negócios
author Thimoteo, Leonardo Oliveira
author_facet Thimoteo, Leonardo Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fornazin, Marcelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Thimoteo, Leonardo Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Inovação
Governança de dados
Governança de TI
Base de dados
Sistema de informação
Data governance
Strategy
Innovation
Analytics and Big Data
topic Estratégia
Inovação
Governança de dados
Governança de TI
Base de dados
Sistema de informação
Data governance
Strategy
Innovation
Analytics and Big Data
description Atualmente há um crescente interesse no valor agregado através de dados provenientes de diferentes fontes, chamados Big Data. Embora o uso de tecnologia para coleta e tratamento do Big Data seja importante, é necessário também considerar a Estratégia e a Governança de Dados para o sucesso da sua aplicação. Este trabalho tem por objetivo acrescentar evidências à interseção desses três temas: Tecnologia, Estratégia e Governança. Para tanto, foi realizado um caso único incorporado cujo objetivo é compreender como estratégia e governança de dados podem gerar vantagem competitiva e capacidade de inovar para um negócio. O estudo analisa a empresa Take Blip, líder de mercado no Brasil, na prestação de serviço do chamado comércio conversacional, dito como o futuro do varejo. Com tal investigação, encontrou-se uma estratégia estabelecida, operacionalizada através da metodologia OKR, em português objetivos e resultados-chave, que atua como um fio condutor para as iniciativas da companhia. A estratégia é suportada por uma estrutura de governança de dados, que envolve toda a empresa. Dois fatores são destaque dessa estrutura: a centralização dos dados para garantir a qualidade da sua distribuição e a maturidade das tecnologias de dados empregadas, com subáreas dedicadas a tratar distintos temas. Com tal arcabouço, observou-se uma série de resultados, com áreas normalmente pouco familiares com dados, como Design, desfrutando desse ativo. Ademais, áreas como marketing alcançando novos objetivos a partir da inteligência adquirida. Conclui-se com a evidência do impacto da triangulação entre as disciplinas na cadeia de valor de uma companhia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-19T14:49:47Z
2023-01-19T14:49:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv THIMOTEO, Leonardo Oliveira. Dados para inovação: como governança de dados, estratégia e tecnologia criam vantagem competitiva para os negócios. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27624
identifier_str_mv THIMOTEO, Leonardo Oliveira. Dados para inovação: como governança de dados, estratégia e tecnologia criam vantagem competitiva para os negócios. 2022. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823569307435008