Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/241498 |
Resumo: | Objetivo: defender a tese de que estratégia, cultura e governança dedados são determinantes nomodo como a organização obtém vantagem competitiva por meio da ciência de dados. Método: este ensaio está fundamentado em uma revisão teóricade estudos empíricos e conceituais para a identificação e definição de construtos e desenvolvimentode proposições,e de um modelo de conceitual. Originalidade/Relevância: na Era Digital, o Big DataeaCiênciade Dadosredefinirama produtividade, a inovação e a competitividade. Contudo, o sucesso no uso da Ciênciade Dadosdepende do adequado alinhamento entre os fatores estratégicos. Resultados: considera-se que omodelo organizacional, formado pela estratégia, cultura e governança de dados, beneficia o uso da Ciênciade Dados. Conclui-se, então que, para suportar a transformação digital, as organizaçõesprecisemformular sua estratégia de dados, além deestabelecer a composição ideal entre cultura e governança, a fim de direcionar suas capacidades analíticas e desbloquear o potencial da Ciênciade Dadosem prol da vantagem competitiva. Contribuições Teóricas: o modelo teórico proposto é original por combinar construtos relacionados à gestão estratégica da Ciência de Dados,estabelecendo as bases para a compreensão de suas inter-relações,e descrevendo a relação destes com a vantagem competitiva. Contribuições para a Gestão: o modelo teórico proposto pode ser utilizado tanto para direcionar a gestão estratégica dos dados, como para balancear o alinhamento estratégico organizacional que influencia no uso da Ciência de Dados, bem como para avaliar o sucesso das iniciativas analíticas e as vantagens competitivas obtidas. |
id |
UFRGS-2_27861c786887381e4defb15c9c78254a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241498 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Mauricius Munhoz deMaçada, Antônio Carlos GastaudFreitas Junior, José Carlos da Silva2022-06-30T04:51:26Z20212175-5825http://hdl.handle.net/10183/241498001142413Objetivo: defender a tese de que estratégia, cultura e governança dedados são determinantes nomodo como a organização obtém vantagem competitiva por meio da ciência de dados. Método: este ensaio está fundamentado em uma revisão teóricade estudos empíricos e conceituais para a identificação e definição de construtos e desenvolvimentode proposições,e de um modelo de conceitual. Originalidade/Relevância: na Era Digital, o Big DataeaCiênciade Dadosredefinirama produtividade, a inovação e a competitividade. Contudo, o sucesso no uso da Ciênciade Dadosdepende do adequado alinhamento entre os fatores estratégicos. Resultados: considera-se que omodelo organizacional, formado pela estratégia, cultura e governança de dados, beneficia o uso da Ciênciade Dados. Conclui-se, então que, para suportar a transformação digital, as organizaçõesprecisemformular sua estratégia de dados, além deestabelecer a composição ideal entre cultura e governança, a fim de direcionar suas capacidades analíticas e desbloquear o potencial da Ciênciade Dadosem prol da vantagem competitiva. Contribuições Teóricas: o modelo teórico proposto é original por combinar construtos relacionados à gestão estratégica da Ciência de Dados,estabelecendo as bases para a compreensão de suas inter-relações,e descrevendo a relação destes com a vantagem competitiva. Contribuições para a Gestão: o modelo teórico proposto pode ser utilizado tanto para direcionar a gestão estratégica dos dados, como para balancear o alinhamento estratégico organizacional que influencia no uso da Ciência de Dados, bem como para avaliar o sucesso das iniciativas analíticas e as vantagens competitivas obtidas.Purpose: defend the thesis that strategy, cultureand data governance are decisive in how the organization obtains a competitive advantage through data science. Originality/Value: in the Digital Age, Big Data and Data Science redefined productivity, innovation and competitiveness. However, the success in using Data Science depends on the proper alignment between the strategic factors. Method: this essay is based on a theoretical review of empirical and conceptual studies for the identification and definition of constructs and the development of propositions and a conceptual model. Findings: it is considered that the organizational model, formed by data strategy, culture and governance, benefits the use of Data Science. It is concluded, then, that to support the digital transformation, organizationsneed to formulate their data strategy, in addition to establishing the ideal composition between culture and governance, todirect their analytical capacities and unlock the potential of Data Science in favor competitive advantage. Theoretical Contributions: the proposed theoretical model is original by combining constructs related to the strategic management of Data Science, establishing the bases for understanding their interrelationships, and describing their relationship with competitive advantage. Practical Implications: the proposed theoretical model can be used both to direct the strategic management of data, as well as to balance the strategic organizational alignment that influences the use of Data Science, as well as to evaluate the success of initiatives and the competitive advantages obtained.application/pdfporFuture studies research journal. São Paulo, SP. Vol. 13, n. 3 (set./dez. 2021), p. 325-355Governança de dadosVantagem competitivaGerenciamento de dadosEstratégia competitivaData scienceData strategyData-driven cultureData governanceCompetitive advantageEstratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teóricoStrategy and data science related to competitive advantage - a theoretical essay info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142413.pdf.txt001142413.pdf.txtExtracted Texttext/plain88010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241498/2/001142413.pdf.txtc5d986c40c00101fc7f1b083f5bec9c5MD52ORIGINAL001142413.pdfTexto completoapplication/pdf536655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241498/1/001142413.pdf0bc97293faf1a5812fb0d6e5795f5405MD5110183/2414982022-07-01 04:45:24.414661oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241498Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-07-01T07:45:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Strategy and data science related to competitive advantage - a theoretical essay |
title |
Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico |
spellingShingle |
Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico Medeiros, Mauricius Munhoz de Governança de dados Vantagem competitiva Gerenciamento de dados Estratégia competitiva Data science Data strategy Data-driven culture Data governance Competitive advantage |
title_short |
Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico |
title_full |
Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico |
title_fullStr |
Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico |
title_full_unstemmed |
Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico |
title_sort |
Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico |
author |
Medeiros, Mauricius Munhoz de |
author_facet |
Medeiros, Mauricius Munhoz de Maçada, Antônio Carlos Gastaud Freitas Junior, José Carlos da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Maçada, Antônio Carlos Gastaud Freitas Junior, José Carlos da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Mauricius Munhoz de Maçada, Antônio Carlos Gastaud Freitas Junior, José Carlos da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Governança de dados Vantagem competitiva Gerenciamento de dados Estratégia competitiva |
topic |
Governança de dados Vantagem competitiva Gerenciamento de dados Estratégia competitiva Data science Data strategy Data-driven culture Data governance Competitive advantage |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Data science Data strategy Data-driven culture Data governance Competitive advantage |
description |
Objetivo: defender a tese de que estratégia, cultura e governança dedados são determinantes nomodo como a organização obtém vantagem competitiva por meio da ciência de dados. Método: este ensaio está fundamentado em uma revisão teóricade estudos empíricos e conceituais para a identificação e definição de construtos e desenvolvimentode proposições,e de um modelo de conceitual. Originalidade/Relevância: na Era Digital, o Big DataeaCiênciade Dadosredefinirama produtividade, a inovação e a competitividade. Contudo, o sucesso no uso da Ciênciade Dadosdepende do adequado alinhamento entre os fatores estratégicos. Resultados: considera-se que omodelo organizacional, formado pela estratégia, cultura e governança de dados, beneficia o uso da Ciênciade Dados. Conclui-se, então que, para suportar a transformação digital, as organizaçõesprecisemformular sua estratégia de dados, além deestabelecer a composição ideal entre cultura e governança, a fim de direcionar suas capacidades analíticas e desbloquear o potencial da Ciênciade Dadosem prol da vantagem competitiva. Contribuições Teóricas: o modelo teórico proposto é original por combinar construtos relacionados à gestão estratégica da Ciência de Dados,estabelecendo as bases para a compreensão de suas inter-relações,e descrevendo a relação destes com a vantagem competitiva. Contribuições para a Gestão: o modelo teórico proposto pode ser utilizado tanto para direcionar a gestão estratégica dos dados, como para balancear o alinhamento estratégico organizacional que influencia no uso da Ciência de Dados, bem como para avaliar o sucesso das iniciativas analíticas e as vantagens competitivas obtidas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-30T04:51:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/241498 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2175-5825 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001142413 |
identifier_str_mv |
2175-5825 001142413 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/241498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Future studies research journal. São Paulo, SP. Vol. 13, n. 3 (set./dez. 2021), p. 325-355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241498/2/001142413.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241498/1/001142413.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5d986c40c00101fc7f1b083f5bec9c5 0bc97293faf1a5812fb0d6e5795f5405 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725137243340800 |