Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Mauricius Munhoz de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Maçada, Antônio Carlos Gastaud, Freitas Junior, José Carlos da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241498
Resumo: Objetivo: defender a tese de que estratégia, cultura e governança dedados são determinantes nomodo como a organização obtém vantagem competitiva por meio da ciência de dados. Método: este ensaio está fundamentado em uma revisão teóricade estudos empíricos e conceituais para a identificação e definição de construtos e desenvolvimentode proposições,e de um modelo de conceitual. Originalidade/Relevância: na Era Digital, o Big DataeaCiênciade Dadosredefinirama produtividade, a inovação e a competitividade. Contudo, o sucesso no uso da Ciênciade Dadosdepende do adequado alinhamento entre os fatores estratégicos. Resultados: considera-se que omodelo organizacional, formado pela estratégia, cultura e governança de dados, beneficia o uso da Ciênciade Dados. Conclui-se, então que, para suportar a transformação digital, as organizaçõesprecisemformular sua estratégia de dados, além deestabelecer a composição ideal entre cultura e governança, a fim de direcionar suas capacidades analíticas e desbloquear o potencial da Ciênciade Dadosem prol da vantagem competitiva. Contribuições Teóricas: o modelo teórico proposto é original por combinar construtos relacionados à gestão estratégica da Ciência de Dados,estabelecendo as bases para a compreensão de suas inter-relações,e descrevendo a relação destes com a vantagem competitiva. Contribuições para a Gestão: o modelo teórico proposto pode ser utilizado tanto para direcionar a gestão estratégica dos dados, como para balancear o alinhamento estratégico organizacional que influencia no uso da Ciência de Dados, bem como para avaliar o sucesso das iniciativas analíticas e as vantagens competitivas obtidas.
id UFRGS-2_27861c786887381e4defb15c9c78254a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241498
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Medeiros, Mauricius Munhoz deMaçada, Antônio Carlos GastaudFreitas Junior, José Carlos da Silva2022-06-30T04:51:26Z20212175-5825http://hdl.handle.net/10183/241498001142413Objetivo: defender a tese de que estratégia, cultura e governança dedados são determinantes nomodo como a organização obtém vantagem competitiva por meio da ciência de dados. Método: este ensaio está fundamentado em uma revisão teóricade estudos empíricos e conceituais para a identificação e definição de construtos e desenvolvimentode proposições,e de um modelo de conceitual. Originalidade/Relevância: na Era Digital, o Big DataeaCiênciade Dadosredefinirama produtividade, a inovação e a competitividade. Contudo, o sucesso no uso da Ciênciade Dadosdepende do adequado alinhamento entre os fatores estratégicos. Resultados: considera-se que omodelo organizacional, formado pela estratégia, cultura e governança de dados, beneficia o uso da Ciênciade Dados. Conclui-se, então que, para suportar a transformação digital, as organizaçõesprecisemformular sua estratégia de dados, além deestabelecer a composição ideal entre cultura e governança, a fim de direcionar suas capacidades analíticas e desbloquear o potencial da Ciênciade Dadosem prol da vantagem competitiva. Contribuições Teóricas: o modelo teórico proposto é original por combinar construtos relacionados à gestão estratégica da Ciência de Dados,estabelecendo as bases para a compreensão de suas inter-relações,e descrevendo a relação destes com a vantagem competitiva. Contribuições para a Gestão: o modelo teórico proposto pode ser utilizado tanto para direcionar a gestão estratégica dos dados, como para balancear o alinhamento estratégico organizacional que influencia no uso da Ciência de Dados, bem como para avaliar o sucesso das iniciativas analíticas e as vantagens competitivas obtidas.Purpose: defend the thesis that strategy, cultureand data governance are decisive in how the organization obtains a competitive advantage through data science. Originality/Value: in the Digital Age, Big Data and Data Science redefined productivity, innovation and competitiveness. However, the success in using Data Science depends on the proper alignment between the strategic factors. Method: this essay is based on a theoretical review of empirical and conceptual studies for the identification and definition of constructs and the development of propositions and a conceptual model. Findings: it is considered that the organizational model, formed by data strategy, culture and governance, benefits the use of Data Science. It is concluded, then, that to support the digital transformation, organizationsneed to formulate their data strategy, in addition to establishing the ideal composition between culture and governance, todirect their analytical capacities and unlock the potential of Data Science in favor competitive advantage. Theoretical Contributions: the proposed theoretical model is original by combining constructs related to the strategic management of Data Science, establishing the bases for understanding their interrelationships, and describing their relationship with competitive advantage. Practical Implications: the proposed theoretical model can be used both to direct the strategic management of data, as well as to balance the strategic organizational alignment that influences the use of Data Science, as well as to evaluate the success of initiatives and the competitive advantages obtained.application/pdfporFuture studies research journal. São Paulo, SP. Vol. 13, n. 3 (set./dez. 2021), p. 325-355Governança de dadosVantagem competitivaGerenciamento de dadosEstratégia competitivaData scienceData strategyData-driven cultureData governanceCompetitive advantageEstratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teóricoStrategy and data science related to competitive advantage - a theoretical essay info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142413.pdf.txt001142413.pdf.txtExtracted Texttext/plain88010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241498/2/001142413.pdf.txtc5d986c40c00101fc7f1b083f5bec9c5MD52ORIGINAL001142413.pdfTexto completoapplication/pdf536655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241498/1/001142413.pdf0bc97293faf1a5812fb0d6e5795f5405MD5110183/2414982022-07-01 04:45:24.414661oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241498Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-07-01T07:45:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Strategy and data science related to competitive advantage - a theoretical essay
title Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico
spellingShingle Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico
Medeiros, Mauricius Munhoz de
Governança de dados
Vantagem competitiva
Gerenciamento de dados
Estratégia competitiva
Data science
Data strategy
Data-driven culture
Data governance
Competitive advantage
title_short Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico
title_full Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico
title_fullStr Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico
title_full_unstemmed Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico
title_sort Estratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teórico
author Medeiros, Mauricius Munhoz de
author_facet Medeiros, Mauricius Munhoz de
Maçada, Antônio Carlos Gastaud
Freitas Junior, José Carlos da Silva
author_role author
author2 Maçada, Antônio Carlos Gastaud
Freitas Junior, José Carlos da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Mauricius Munhoz de
Maçada, Antônio Carlos Gastaud
Freitas Junior, José Carlos da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Governança de dados
Vantagem competitiva
Gerenciamento de dados
Estratégia competitiva
topic Governança de dados
Vantagem competitiva
Gerenciamento de dados
Estratégia competitiva
Data science
Data strategy
Data-driven culture
Data governance
Competitive advantage
dc.subject.eng.fl_str_mv Data science
Data strategy
Data-driven culture
Data governance
Competitive advantage
description Objetivo: defender a tese de que estratégia, cultura e governança dedados são determinantes nomodo como a organização obtém vantagem competitiva por meio da ciência de dados. Método: este ensaio está fundamentado em uma revisão teóricade estudos empíricos e conceituais para a identificação e definição de construtos e desenvolvimentode proposições,e de um modelo de conceitual. Originalidade/Relevância: na Era Digital, o Big DataeaCiênciade Dadosredefinirama produtividade, a inovação e a competitividade. Contudo, o sucesso no uso da Ciênciade Dadosdepende do adequado alinhamento entre os fatores estratégicos. Resultados: considera-se que omodelo organizacional, formado pela estratégia, cultura e governança de dados, beneficia o uso da Ciênciade Dados. Conclui-se, então que, para suportar a transformação digital, as organizaçõesprecisemformular sua estratégia de dados, além deestabelecer a composição ideal entre cultura e governança, a fim de direcionar suas capacidades analíticas e desbloquear o potencial da Ciênciade Dadosem prol da vantagem competitiva. Contribuições Teóricas: o modelo teórico proposto é original por combinar construtos relacionados à gestão estratégica da Ciência de Dados,estabelecendo as bases para a compreensão de suas inter-relações,e descrevendo a relação destes com a vantagem competitiva. Contribuições para a Gestão: o modelo teórico proposto pode ser utilizado tanto para direcionar a gestão estratégica dos dados, como para balancear o alinhamento estratégico organizacional que influencia no uso da Ciência de Dados, bem como para avaliar o sucesso das iniciativas analíticas e as vantagens competitivas obtidas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-30T04:51:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/241498
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-5825
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001142413
identifier_str_mv 2175-5825
001142413
url http://hdl.handle.net/10183/241498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Future studies research journal. São Paulo, SP. Vol. 13, n. 3 (set./dez. 2021), p. 325-355
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241498/2/001142413.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241498/1/001142413.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c5d986c40c00101fc7f1b083f5bec9c5
0bc97293faf1a5812fb0d6e5795f5405
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725137243340800