Economia comportamental e o fenômeno Black Friday no e-commerce brasileiro: uma análise do efeito framing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33717 |
Resumo: | Nas últimas décadas, desenvolveu-se uma nova visão sobre as preferências individuais, denominada "economia comportamental". É um campo de pesquisa multidisciplinar que combina conhecimentos da economia, psicologia, entre outras áreas, ao tentar explicar o comportamento humano de tomada de decisão, tendo como um de seus principais objetivos a compreensão do comportamento do consumidor. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo estudar a presença do efeito framing nas estratégias de vendas do fenômeno Black Friday no e-commerce brasileiro. A metodologia utilizada neste estudo corresponde ao método exploratório e descritivo, de cunho qualitativo, baseado em pesquisas bibliográficas. O objetivo foi cumprido, pois, ao analisar as estratégias de venda utilizadas na Black Friday on-line no Brasil, foram identificadas e apresentadas as semelhanças com o conceito de framing, especificamente o goal framing. |
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Economia comportamental e o fenômeno Black Friday no e-commerce brasileiro: uma análise do efeito framingEconomia comportamentalEfeito de enquadramentoEnquadramento de objetivosBlack FridayComércio eletrônicoComércio eletrônicoComportamento do consumidorVarejoBehavioral economicsEfeito framingGoal framingBlack FridayE- commerceNas últimas décadas, desenvolveu-se uma nova visão sobre as preferências individuais, denominada "economia comportamental". É um campo de pesquisa multidisciplinar que combina conhecimentos da economia, psicologia, entre outras áreas, ao tentar explicar o comportamento humano de tomada de decisão, tendo como um de seus principais objetivos a compreensão do comportamento do consumidor. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo estudar a presença do efeito framing nas estratégias de vendas do fenômeno Black Friday no e-commerce brasileiro. A metodologia utilizada neste estudo corresponde ao método exploratório e descritivo, de cunho qualitativo, baseado em pesquisas bibliográficas. O objetivo foi cumprido, pois, ao analisar as estratégias de venda utilizadas na Black Friday on-line no Brasil, foram identificadas e apresentadas as semelhanças com o conceito de framing, especificamente o goal framing.Over the last few decades, a new vision regarding individual preferences called "behavioral economics" has been developed. It is a multidisciplinary filed of research that combines knowledge from economics, psychology, among other areas, as it tries to explain the human decision-making behavior, having as one of its main objectives the understanding of consumer behavior. From this, the present work aims to study the presence of the framing effect in the sales strategies of the black friday phenomenon in Brazilian e-commerce. The methodology used in this study corresponds to the exploratory and descriptive method, of a qualitative nature, based on bibliographic research. The objective was achieved, because, when analyzing the sales strategies used on Black Friday online in Brazil, they were identified and attended to as similarities with the concept of framing, specifically goal framing.46 f.Muradian, Roldanhttp://lattes.cnpq.br/0545916791465707Zago, Roberta de Abreu2024-07-26T21:09:52Z2024-07-26T21:09:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfZAGO, Roberta de Abreu. Economia comportamental e o fenômeno Black Friday no e-commerce brasileiro: uma análise do efeito framing. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33717CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-26T21:09:56Zoai:app.uff.br:1/33717Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:25.251615Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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