Economia comportamental e o fenômeno Black Friday no e-commerce brasileiro: uma análise do efeito framing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zago, Roberta de Abreu
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33717
Resumo: Nas últimas décadas, desenvolveu-se uma nova visão sobre as preferências individuais, denominada "economia comportamental". É um campo de pesquisa multidisciplinar que combina conhecimentos da economia, psicologia, entre outras áreas, ao tentar explicar o comportamento humano de tomada de decisão, tendo como um de seus principais objetivos a compreensão do comportamento do consumidor. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo estudar a presença do efeito framing nas estratégias de vendas do fenômeno Black Friday no e-commerce brasileiro. A metodologia utilizada neste estudo corresponde ao método exploratório e descritivo, de cunho qualitativo, baseado em pesquisas bibliográficas. O objetivo foi cumprido, pois, ao analisar as estratégias de venda utilizadas na Black Friday on-line no Brasil, foram identificadas e apresentadas as semelhanças com o conceito de framing, especificamente o goal framing.
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