Estilo de vida de graduandos de enfermagem: ações para ambientes universitários saudáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espindola, Beatriz Carvalho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14180
Resumo: Estudo sobre o estilo de vida de graduandos da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, na perspectiva do movimento das universidades promotoras de saúde. As universidades desenvolvem um importante papel na vida dos jovens estudantes e são reconhecidas como parte do percurso da construção profissional. Entretanto, responsabilidades no período universitário podem influenciar a saúde e o estilo de vida dos estudantes. Objetivo geral: Conhecer os estilos de vida de graduandos da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, com vistas à implementação do movimento das universidades promotoras de saúde. Objetivos específicos: Identificar o estilo de vida de estudantes da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense; Levantar as ações desenvolvidas nessa instituição que contribuem para promoção da saúde dos graduandos, a partir da percepção dos estudantes; Discutir ações fundamentadas nos preceitos das UPS a serem desenvolvidas na EEAAC/UFF, a partir dos achados deste estudo. Metodologia: Estudo de natureza mista, do tipo descritivo, com abordagem participativa. Os participantes foram 133 graduandos de enfermagem do 1º e 9º período. O cenário foi a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa e a produção dos dados ocorreu no período de Agosto a Dezembro de 2019. Os dados quantitativos foram produzidos por meio do questionário “Estilo de Vida Fantástico” e analisados pelo Programa Estatístico BioEstat – versão 5.3. Os dados qualitativos foram produzidos participativamente por meio do Mapa Falante e analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, do tipo temático. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HUAP/UFF sob nº CAAE14356619.3.0000.5243. Resultados: Do total de graduandos, 14,22% ficaram classificados com o Estilo de Vida Regular, 56% com Estilo de Vida Bom e 29,78% com Estilo de Vida Muito Bom. Os períodos que tiveram maior incidência da classificação Regular foram o 5º, 6º, 7º e 9º períodos. A partir dos instrumentos de produção de dados foi possível realizar a triangulação dos achados de onde emergiram três categorias analíticas: 1ª categoria- Relações sociais na construção da identidade dos sujeitos, 2ª categoria- Atitudes salutogênicas frente aos diferentes comportamentos e 3ª categoria- Condutas associadas ao risco aumentado para doenças. Conclusões: Alguns aspectos relacionados ao Estilo de Vida destes graduandos necessitam de atenção imediata, principalmente no que se refere à atividade física, nutrição, drogas, sono e descanso, tristeza e depressão. Em contrapartida, nem todos os comportamentos demonstraram ser um potencial risco à saúde dos mesmos. Foi possível compreender que as relações afetivas desses jovens estão presentes e são relevantes assim como verificar que a quantidade de graduandos que fazem uso de tabaco e álcool é pouco significativa. Contudo, a EEAAC e a UFF necessitam apoiá-los para a realização de escolhas mais saudáveis. Tendo em vista os preceitos das universidades promotoras de saúde, é possível afirmar que a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa tem se encaminhado para atingir a integração da gestão, do ensino, da pesquisa e da extensão com vistas à promoção da saúde dentro da universidade. Desta forma, recomenda-se que a EEAAC/UFF busque pela sua formalização como universidade promotora de saúde, culminando na inclusão desta instituição na Rede Ibero Americana de Universidades Promotoras de Saúde
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Objetivos específicos: Identificar o estilo de vida de estudantes da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense; Levantar as ações desenvolvidas nessa instituição que contribuem para promoção da saúde dos graduandos, a partir da percepção dos estudantes; Discutir ações fundamentadas nos preceitos das UPS a serem desenvolvidas na EEAAC/UFF, a partir dos achados deste estudo. Metodologia: Estudo de natureza mista, do tipo descritivo, com abordagem participativa. Os participantes foram 133 graduandos de enfermagem do 1º e 9º período. O cenário foi a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa e a produção dos dados ocorreu no período de Agosto a Dezembro de 2019. Os dados quantitativos foram produzidos por meio do questionário “Estilo de Vida Fantástico” e analisados pelo Programa Estatístico BioEstat – versão 5.3. Os dados qualitativos foram produzidos participativamente por meio do Mapa Falante e analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, do tipo temático. 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Em contrapartida, nem todos os comportamentos demonstraram ser um potencial risco à saúde dos mesmos. Foi possível compreender que as relações afetivas desses jovens estão presentes e são relevantes assim como verificar que a quantidade de graduandos que fazem uso de tabaco e álcool é pouco significativa. Contudo, a EEAAC e a UFF necessitam apoiá-los para a realização de escolhas mais saudáveis. Tendo em vista os preceitos das universidades promotoras de saúde, é possível afirmar que a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa tem se encaminhado para atingir a integração da gestão, do ensino, da pesquisa e da extensão com vistas à promoção da saúde dentro da universidade. Desta forma, recomenda-se que a EEAAC/UFF busque pela sua formalização como universidade promotora de saúde, culminando na inclusão desta instituição na Rede Ibero Americana de Universidades Promotoras de SaúdeStudy on the Lifestyle of undergraduates at the Aurora de Afonso Costa Nursing School, from the perspective of the Health promoting universities movement. Universities play an important role in the lives of young students and are recognized as part of the path of professional construction. However, the university responsibilities can influence students’ health and lifestyle. General objective: To get to know the lifestyles of undergraduate students at the Aurora de Afonso Costa Nursing School, at the Universidade Federal Fluminense, with a view to implementing the movement of Health Promoting Universities. Specific objectives: To identify the lifestyle of students at the Universidade Federal Fluminense Nursing School; Make a survey of the actions, developed in this institution, that contribute to promote the health of the undergraduate students, from the students’ perception; Discuss actions based on the precepts of UPS to be developed at EEAAC/UFF, based on the findings of this study. Methodology: Study of a mixed nature, descriptive, with participatory approach. Participants were 133 nursing students from the 1st and 9th periods. The scenario was the Aurora de Afonso Costa Nursing School and the production of the data took place from August to December 2019. Quantitative data were produced using the “Fantastic Lifestyle” Questionnaire and analyzed by the BioEstat Statistical Program - version 5.3.Qualitative data were produced participatively using the Talking Map and analyzed by Bardin's Content Analysis Technique, thematic type. The study was approved by the Research Ethics Committee of HUAP/UFF under nº CAAE14356619.3.0000.5243. Resultados: Of the total number of undergraduate students, 14.22% were classified as Regular Lifestyle, 56% as Good Lifestyle and 29.78% as Very Good Lifestyle. The periods that had the highest incidence of the Regular classification were the 5th, 6th, 7th and 9th periods. From the data production instruments, it was possible to triangulate the findings from which three analytical categories emerged: 1st category - Social relationships in the construction of the subjects' identity, 2nd category - Salutogenic attitudes towards different behaviors, and 3rd category - Conduct associated with increased risk for disease. Conclusions: Some aspects related to the Lifestyle of these undergraduate students, need immediate attention, mainly with regard to physical activity, nutrition, drugs, sleep and rest, sadness and depression. In contrast, not all behaviors proved to be a potential risk to their health. It was possible to understand that the affective relationships of these young people are present and relevant, as well as it was possible to verify that the number of undergraduate students who use tobacco and alcohol is not very significant. However, it is important that the EEAAC and UFF support them to make healthier choices. In view of the precepts of the Health Promoting Universities, it is possible to affirm that the Aurora de Afonso Costa Nursing School has been moving towards the integration of management, teaching, research and extension, with a view to Health Promotion within the university. Thus, it is recommended that the EEAAC/UFF seeks to formalize itself as a health promotion university, culminating in the inclusion of this institution in the Ibero American Group of Health Promotion Universities168 f.Sabóia, Vera MariaArroyo, Hiram AcevedoTeixeira, Enéas Rangelhttp://lattes.cnpq.br/0081516791670339http://lattes.cnpq.br/2886146961212444http://lattes.cnpq.br/2282552925139090Espindola, Beatriz Carvalho2020-07-02T20:42:05Z2020-07-02T20:42:05Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfESPÍNDOLA, Beatriz Carvalho. Estilo de vida de graduandos de enfermagem: ações para ambientes universitários saudáveis. 2020. 168 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde)- Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14180openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-14T19:20:02Zoai:app.uff.br:1/14180Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:12.566803Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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