Aplicação dos modelos de avaliação de taludes rodoviários DER-SP/ANTT e COPPE/UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Luiza Valéria Matos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31691
Resumo: Taludes rodoviários são elementos construídos através da alteração do terreno natural ao longo de estradas para proporcionar estabilidade e suporte à estrutura da rodovia. É essencial que o projeto destes elementos seja feito de maneira correta para prevenir movimentos de massa e erosões, garantindo a integridade e segurança do ecossistema rodoviário. Além disso, a manutenção adequada é crucial para lidar com desafios geotécnicos e garantir a estabilidade contínua, especialmente diante de eventos climáticos extremos. Desta forma, este estudo objetivou compreender as diferenças entre dois modelos de avaliação de taludes rodoviários: Modelo DER-SP e Modelo COPPE/UFRJ, bem como identificar suas vantagens e limitações para melhor gestão destes ativos por parte das concessionárias e órgãos responsáveis. Para tanto, foi utilizado o método de estudos de casos, por meio de levantamento em campo durante inspeções visuais. Ao todo foram avaliados 20 taludes e, a partir da análise dos resultados obtidos, pode-se notar que há um equívoco no conceito de risco abordado no modelo DER-SP e, portanto, os modelos não podem ser comparados de forma direta. Ao fim do estudo, chegou-se ao resultado de que o Modelo DER-SP, por analisar essencialmente a suscetibilidade a ocorrências, é mais propício a ser uma ferramenta de gestão corretiva. Já o Modelo COPPE/UFRJ, tende a ser mais conservador, pois fazer uma análise de risco de fato, apresentando características e detalhamento voltados para a previsibilidade e potenciais de eventos geotécnicos, servindo como ótima ferramenta para a gestão destes ativos de forma preventiva. Assim, concluiu-se que os modelos de avaliação podem ser utilizados de forma complementar um ao outro, de modo que a concessionária possa ter maior direcionamento para ações preventivas e corretivas
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