Mulher-maravilha, ícone feminista: uma análise dos imaginários sociodiscursivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25131 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo fazer uma análise comparativa, à luz da Semiolinguística, dos imaginários sociodiscursivos acionados na criação da personagem Mulher-Maravilha dos quadrinhos e do cinema, em duas materialidades distantes quanto ao momento de sua produção: a HQ All Star Comics, nº 08 (1941), de Willian Marston, na qual se dá a primeira aparição da personagem, e o filme Mulher-Maravilha (2017), de Patty Jenkins. Dessa forma, pretende-se compreender como as diferenças entre os imaginários de cada época podem influenciar na configuração da protagonista. A metodologia empregada consiste em uma análise comparativa qualitativa de excertos das obras, fundamentada, principalmente, pela Teoria Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau, mas também pelas Teorias Feministas, no fito de perceber quais imaginários sociodiscursivos são mantidos, quais são atualizados e quais são confrontados de um texto para outro. Com base nos elementos analisados, pode-se investigar que diferenças como épocas de produção, perfis dos autores e a atuação do movimento feminista levam às mudanças dos imaginários sociodiscursivos ao longo do tempo, sobretudo os imaginários acerca da posição da mulher na sociedade, dependência da mulher ao homem e da (não) superioridade masculina, combatidos pelo movimento feminista e que são evidenciados no filme. |
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Mulher-maravilha, ícone feminista: uma análise dos imaginários sociodiscursivosMulher-MaravilhaSemiolinguísticaImaginários SociodiscursivosHistória em quadrinhosImaginárioSemiolinguísticaWonder WomanSemiolinguisticSociodiscursive ImaginariesEsta dissertação tem como objetivo fazer uma análise comparativa, à luz da Semiolinguística, dos imaginários sociodiscursivos acionados na criação da personagem Mulher-Maravilha dos quadrinhos e do cinema, em duas materialidades distantes quanto ao momento de sua produção: a HQ All Star Comics, nº 08 (1941), de Willian Marston, na qual se dá a primeira aparição da personagem, e o filme Mulher-Maravilha (2017), de Patty Jenkins. Dessa forma, pretende-se compreender como as diferenças entre os imaginários de cada época podem influenciar na configuração da protagonista. A metodologia empregada consiste em uma análise comparativa qualitativa de excertos das obras, fundamentada, principalmente, pela Teoria Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau, mas também pelas Teorias Feministas, no fito de perceber quais imaginários sociodiscursivos são mantidos, quais são atualizados e quais são confrontados de um texto para outro. Com base nos elementos analisados, pode-se investigar que diferenças como épocas de produção, perfis dos autores e a atuação do movimento feminista levam às mudanças dos imaginários sociodiscursivos ao longo do tempo, sobretudo os imaginários acerca da posição da mulher na sociedade, dependência da mulher ao homem e da (não) superioridade masculina, combatidos pelo movimento feminista e que são evidenciados no filme.This dissertation aims to make a comparative analysis, in the light of Semiolinguistics, of the socio-discursive imaginaries used in the creation of the Wonder Woman character from comics and cinema in two distant materialities as to the time of its production: the HQ All Star Comics, nº 08 (1941), by Willian Marston, in which the character's first appearance, and the film Wonder Woman (2017), by Patty Jenkins. Thus, it is intended to understand how the differences between the imaginaries of each period can influence the protagonist's configuration. The methodology used consists of a qualitative comparative analysis of excerpts from the works, based mainly on the Semiolinguistic Theory of Discourse, by Patrick Charaudeau, but also on the Feminist Theories, in order to understand which socio-discursive imaginaries are kept, which are updated and which are confronted from one text to another. Based on the analyzed elements, it can be investigated that differences such as production periods, authors' profiles and the role of the feminist movement lead to changes in socio-discursive imaginaries over time, especially those about the position of women in society, dependence on woman to man and the (non) male superiority, opposed by the feminist movement and which are evidenced in the film.205 p.Feres, Beatriz dos SantosXavier, Glayci Kelli Reis da SilvaCosta, Wagner Alexandre dos SantosMathias, Lucas De Souza2022-06-08T13:16:50Z2022-06-08T13:16:50Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATHIAS, Lucas De Souza. Mulher-maravilha, ícone feminista: uma análise dos imaginários sociodiscursivos. 2022. 205 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25131CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-08T13:16:54Zoai:app.uff.br:1/25131Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:49.160398Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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