Imaginários sociodiscursivos de empoderamento e de diversidade nas capas da revista Marie Claire: uma análise do ethos à luz da semiolinguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Giselle de Souza Reis
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21837
Resumo: As revistas femininas estão no mercado editorial brasileiro desde meados do século XIX, abordando, principalmente, assuntos sobre casamento, maternidade e beleza, que acreditam ser de interesse das mulheres. A Marie Claire veio para o Brasil no século XX, é uma revista que tem visibilidade e mantém a legitimidade e a credibilidade frente ao seu público-alvo, ao veicular conteúdos considerados mais tradicionais. Contudo, com o passar dos anos, novos temas surgiram, como a questão do feminismo e da liberdade feminina. Assim, com base nos eixos sociais e linguísticos, que contribuem para a construção dos discursos publicados por essa mídia, neste trabalho, temos por objetivos investigar o processo de produção das capas da revista Marie Claire, a partir dos conceitos de sujeito, semiotização de mundo e contrato de comunicação da Semiolinguística do Discurso; verificar, ainda no plano da produção, como as temáticas tradicionais e atualizadas das capas correspondem a imaginários sociodiscursivos e/ou estereótipos sobre a mulher; e analisar como a revista constrói o seu ethos. O corpus selecionado são as capas de janeiro de 2015 a abril de 2020, totalizando, aproximadamente, setenta capas. Pautamos a nossa investigação, principalmente, na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso de Patrick Charaudeau, detendo-nos nos conceitos de Sujeitos da linguagem (2001), Contrato de comunicação, Imaginários sociodiscursivos (2018a), Identidades social e discursiva (2009) e Ethos (2018a). Além desses pressupostos, utilizamos também estudos de Jodelet (2016), acerca das representações sociais, e de Amossy (2018) sobre o ethos. Ademais, a fim de aprofundarmos a nossa investigação, baseamo-nos nos estudos de gênero, de raça e de empoderamento, a partir, respectivamente, de Butler (2014), Ribeiro (2018) e Berth (2018). Por fim, tendo em vista a multimodalidade do corpus, fundamentamo-nos em pesquisas sobre textos não verbais de Charaudeau (2013), Santaella (2012), Sousa (2002), Guimarães (2000; 2003) e, a partir de Corado (2012), acessamos algumas considerações da Gramática da Sintaxe Visual. Portanto, buscamos investigar como as mudanças temáticas nas capas da Marie Claire contribuem para a construção de seus ethés e, consequentemente, para o cumprimento do contrato de comunicação
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Assim, com base nos eixos sociais e linguísticos, que contribuem para a construção dos discursos publicados por essa mídia, neste trabalho, temos por objetivos investigar o processo de produção das capas da revista Marie Claire, a partir dos conceitos de sujeito, semiotização de mundo e contrato de comunicação da Semiolinguística do Discurso; verificar, ainda no plano da produção, como as temáticas tradicionais e atualizadas das capas correspondem a imaginários sociodiscursivos e/ou estereótipos sobre a mulher; e analisar como a revista constrói o seu ethos. O corpus selecionado são as capas de janeiro de 2015 a abril de 2020, totalizando, aproximadamente, setenta capas. Pautamos a nossa investigação, principalmente, na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso de Patrick Charaudeau, detendo-nos nos conceitos de Sujeitos da linguagem (2001), Contrato de comunicação, Imaginários sociodiscursivos (2018a), Identidades social e discursiva (2009) e Ethos (2018a). Além desses pressupostos, utilizamos também estudos de Jodelet (2016), acerca das representações sociais, e de Amossy (2018) sobre o ethos. Ademais, a fim de aprofundarmos a nossa investigação, baseamo-nos nos estudos de gênero, de raça e de empoderamento, a partir, respectivamente, de Butler (2014), Ribeiro (2018) e Berth (2018). Por fim, tendo em vista a multimodalidade do corpus, fundamentamo-nos em pesquisas sobre textos não verbais de Charaudeau (2013), Santaella (2012), Sousa (2002), Guimarães (2000; 2003) e, a partir de Corado (2012), acessamos algumas considerações da Gramática da Sintaxe Visual. Portanto, buscamos investigar como as mudanças temáticas nas capas da Marie Claire contribuem para a construção de seus ethés e, consequentemente, para o cumprimento do contrato de comunicaçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorWomen’s magazines have been on the brazilian market since the mid-19th century, approaching, mostly, marriage, motherhood and beauty, what they believe to be of women’s interests. Marie Claire came to Brazil in the 20th century, it is a magazine that has visibility and keeps legitimacy and credibility to its target, publishing contents that are considered traditional. However, throughout the years, new subjects emerged as such Feminism and women’s freedom. Therefore, based in social and linguistic axle which contribute to structure published discoursed by the media, in this work we have as aims investigate the covers production process of Marie Claire’s magazine, from concepts as subject, world’s semiotization and contract of communication and Semiolinguistic of Discourse; verifying, yet in production’s level, if traditional and updated themes from the covers match with sociodiscoursive imaginaries and/or stereotypes about women; and analyse how the magazine builds their ethos. The selected corpus are the covers from january of 2015 to april of 2020, which approximately correspond to seventy covers. We guide our investigation, mainly, on the theory of Semiolinguistic of Discourse Analyses of Patrick Charaudeau, dwelling on the concepts of Subjects of language (2001), Contract of communication, Sociodiscoursive imaginaries (2018a), social and discursive identities (2009) and Ethos (2018a). In addition to these assumptions, we also use Jodelet studies (2016) about social representations, and Amossy (2018) about ethos. Furthermore, in order to deepen our investigation, we have based on gender, race, and empowerment studies, starting, respectively, from Butler (2014), Ribeiro (2018) and Berth (2018). Lastly, in view of the multimodality of the corpus, we are based on researches about Charaudeau’s non-verbal texts (2013), Santaella (2012), Sousa (2002), Guimarães (2000; 2003) and from Corado (2012), we got access to their considerations on The Grammar of Visual Design. Therefore, we will investigate how thematic changes on Marie Claire’s covers contribute to build their ethés and, consequently, contribute to the compliance of contract of communication212 f.Rebello, Ilana da SilvaSilva, Nadja Pattresi de Sousa eCorado, Patrícia RibeiroCoutinho, Giselle de Souza Reis2021-05-03T17:22:34Z2021-05-03T17:22:34Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOUTINHO, Giselle de Souza Reis. Imaginários sociodiscursivos de empoderamento e de diversidade nas capas da revista Marie Claire: uma análise do ethos à luz da semiolinguística. 2021. 212 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21837CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-10T21:30:41Zoai:app.uff.br:1/21837Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-10T21:30:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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