Formação inicial de professoras/res. Práticas antirracistas e o invisível revelado: fios de memórias de egressas do curso normal do colégio Pandiá Calógeras - São Gonçalo - RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Érika Santana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28651
Resumo: Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFF - Linha de Pesquisa “Ciência, Cultura e Educação” -, o presente trabalho se insere no campo da formação inicial de professoras/res1 e tem por objetivo investigar o que pensam egressas do Curso Normal do Colégio Estadual Pandiá Calógeras sobre educação antirracista e averiguar em que medida o tema foi abordado durante o período de formação. Com enfoque qualitativo, a pesquisa contou com o envolvimento de 5 egressas do CN da escola mencionada, cujo vínculo com a instituição variou entre 2 e 3 anos. Atentas aos objetivos e inspiradas pelas contribuições de Ribeiro, Souza e Sampaio (2018); Andrade e Guerreiro (2018); Guntensperger e Andrade, (2021), planejamos e realizamos, em ambiente virtual oferecido pelo Google Meet, uma roda de conversa da qual as 5 egressas participaram. As informações partilhadas foram gravadas pelo dispositivo oferecido pelo Google Meet, armazenadas no drive do próprio dispositivo, posteriormente ouvidas, transcritas, lidas, organizadas, descritas e analisadas em acordo com 3 tópicos: “Fios dos sentidos expressos pelas egressas acerca da educação antirracista no Curso Normal”; “Fios de práticas antirracistas na ação docente e na vida pessoal das egressas” e “Tecendo os fios de memórias do que contam as egressas sobre a educação antirracista no Curso Normal”. De posse das análises das informações geradas, entendemos que as considerações das 5 egressas sinalizam envolvimento em ações pedagógicas variadas, no campo da educação antirracista, propostas por parte das/os professoras/res da escola envolvida e indicadas como fatores que contribuiram para a vida pessoal das mesmas. De modo mais tímido, expressam relações entre estas experiências e sua ação docente. Acreditamos que além da necessidade de continuarmos investindo esforços na superação dos entraves e no desenvolvimento de práticas pedagógicas antirracistas que vislumbrem ultrapassar os muros da escola é imprescindível nos dedicarmos à realização de pesquisas relacionadas a este campo, cuja devolutiva à comunidade escolar seja assegurada com vistas a fomentar debates e reflexões que nos ajudem a romper com a invisibilidade e com outras formas de violência causadas pelo racismo.
id UFF-2_a977082c35bf43cb1bac94a05c2561bc
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28651
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Formação inicial de professoras/res. Práticas antirracistas e o invisível revelado: fios de memórias de egressas do curso normal do colégio Pandiá Calógeras - São Gonçalo - RJFormação de Professoras/resPráticas Antirracista no Curso NormalColégio Estadual Pandiá CalógerasFormação de professorRacismoFormación Docente/resPrácticas Antirracista en el Curso EstándarColegio Estatal Pandiá CalogerasVinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFF - Linha de Pesquisa “Ciência, Cultura e Educação” -, o presente trabalho se insere no campo da formação inicial de professoras/res1 e tem por objetivo investigar o que pensam egressas do Curso Normal do Colégio Estadual Pandiá Calógeras sobre educação antirracista e averiguar em que medida o tema foi abordado durante o período de formação. Com enfoque qualitativo, a pesquisa contou com o envolvimento de 5 egressas do CN da escola mencionada, cujo vínculo com a instituição variou entre 2 e 3 anos. Atentas aos objetivos e inspiradas pelas contribuições de Ribeiro, Souza e Sampaio (2018); Andrade e Guerreiro (2018); Guntensperger e Andrade, (2021), planejamos e realizamos, em ambiente virtual oferecido pelo Google Meet, uma roda de conversa da qual as 5 egressas participaram. As informações partilhadas foram gravadas pelo dispositivo oferecido pelo Google Meet, armazenadas no drive do próprio dispositivo, posteriormente ouvidas, transcritas, lidas, organizadas, descritas e analisadas em acordo com 3 tópicos: “Fios dos sentidos expressos pelas egressas acerca da educação antirracista no Curso Normal”; “Fios de práticas antirracistas na ação docente e na vida pessoal das egressas” e “Tecendo os fios de memórias do que contam as egressas sobre a educação antirracista no Curso Normal”. De posse das análises das informações geradas, entendemos que as considerações das 5 egressas sinalizam envolvimento em ações pedagógicas variadas, no campo da educação antirracista, propostas por parte das/os professoras/res da escola envolvida e indicadas como fatores que contribuiram para a vida pessoal das mesmas. De modo mais tímido, expressam relações entre estas experiências e sua ação docente. Acreditamos que além da necessidade de continuarmos investindo esforços na superação dos entraves e no desenvolvimento de práticas pedagógicas antirracistas que vislumbrem ultrapassar os muros da escola é imprescindível nos dedicarmos à realização de pesquisas relacionadas a este campo, cuja devolutiva à comunidade escolar seja assegurada com vistas a fomentar debates e reflexões que nos ajudem a romper com a invisibilidade e com outras formas de violência causadas pelo racismo.Vinculado al Programa de Posgrado en Educación PPGE/UFF - Línea de Investigación "Ciencia, Cultura y Educación" -, este trabajo se enmarca en el campo de la formación inicial de docentes/res y tiene como objetivo investigar lo que piensan los egresados del Curso Normal de la Colégio Estadual Pandiá Calógeras sobre educación antirracista y conocer en qué medida se abordó el tema durante el período de formación. Con un enfoque cualitativo, la investigación contó con la participación de 5 NC egresadas de la mencionada escuela, cuyo vínculo con la institución varió entre 2 y 3 años. Atentos a los objetivos e inspirados en los aportes de Ribeiro, Souza y Sampaio (2018); Andrade y Guerrero (2018); Guntensperger y Andrade, (2021), planificamos y llevamos a cabo, en un entorno virtual ofrecido por Google Meet, una rueda de conversación en la que participaron los 5 egresados. Además de los aspectos técnicos necesarios para su implementación, elaboramos un listado con los temas que serían abordados, a fin de contemplar los temas anunciados y los objetivos de esta investigación. La información compartida fue registrada por el dispositivo ofrecido por Google Meet, almacenada en el disco del propio dispositivo, posteriormente escuchada, transcrita, leída, organizada, descrita y analizada según 3 temas: “Hilos de los sentidos expresados por los egresados sobre anti -educación racista en el Curso Normal”; “Hilos de prácticas antirracistas en la acción docente y en la vida personal de los egresados” y “Tejiendo los hilos de las memorias de lo que cuentan los egresados sobre la educación antirracista en el Curso Normal”. Con el análisis de la información generada, entendemos que las consideraciones de los 5 egresados indican involucramiento en diversas acciones pedagógicas, en el campo de la educación antirracista, propuestas por los docentes/res de la escuela involucrada y señaladas como factores que contribuyeron a su vida personal. De manera más tímida, expresan relaciones entre estas experiencias y su acción docente. Creemos que además de la necesidad de seguir invirtiendo esfuerzos en la superación de obstáculos y en el desarrollo de prácticas pedagógicas antirracistas que apunten a derribar los muros de la escuela, es fundamental dedicarnos a realizar investigaciones relacionadas con este campo, cuya retroalimentación a la comunidad escolar se asegura con miras a propiciar debates y reflexiones que nos ayuden a romper con la invisibilidad y otras formas de violencia provocadas por el racismo.155 p.Vasconcellos, MônicaDias, Lucimar RosaAndrade, NíveaCoelho, Wilma BaíaSantiago, Mylene CristinaFigueiredo, Érika Santana2023-05-02T13:03:33Z2023-05-02T13:03:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFIGUEIREDO, Érika Santana. Formação inicial de professoras/res. Práticas antirracistas e o invisível revelado: fios de memórias de egressas do curso normal do colégio Pandiá Calógeras - São Gonçalo - RJ. 2023. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28651CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-05-02T13:03:37Zoai:app.uff.br:1/28651Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-05-02T13:03:37Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professoras/res. Práticas antirracistas e o invisível revelado: fios de memórias de egressas do curso normal do colégio Pandiá Calógeras - São Gonçalo - RJ
title Formação inicial de professoras/res. Práticas antirracistas e o invisível revelado: fios de memórias de egressas do curso normal do colégio Pandiá Calógeras - São Gonçalo - RJ
spellingShingle Formação inicial de professoras/res. Práticas antirracistas e o invisível revelado: fios de memórias de egressas do curso normal do colégio Pandiá Calógeras - São Gonçalo - RJ
Figueiredo, Érika Santana
Formação de Professoras/res
Práticas Antirracista no Curso Normal
Colégio Estadual Pandiá Calógeras
Formação de professor
Racismo
Formación Docente/res
Prácticas Antirracista en el Curso Estándar
Colegio Estatal Pandiá Calogeras
title_short Formação inicial de professoras/res. Práticas antirracistas e o invisível revelado: fios de memórias de egressas do curso normal do colégio Pandiá Calógeras - São Gonçalo - RJ
title_full Formação inicial de professoras/res. Práticas antirracistas e o invisível revelado: fios de memórias de egressas do curso normal do colégio Pandiá Calógeras - São Gonçalo - RJ
title_fullStr Formação inicial de professoras/res. Práticas antirracistas e o invisível revelado: fios de memórias de egressas do curso normal do colégio Pandiá Calógeras - São Gonçalo - RJ
title_full_unstemmed Formação inicial de professoras/res. Práticas antirracistas e o invisível revelado: fios de memórias de egressas do curso normal do colégio Pandiá Calógeras - São Gonçalo - RJ
title_sort Formação inicial de professoras/res. Práticas antirracistas e o invisível revelado: fios de memórias de egressas do curso normal do colégio Pandiá Calógeras - São Gonçalo - RJ
author Figueiredo, Érika Santana
author_facet Figueiredo, Érika Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcellos, Mônica
Dias, Lucimar Rosa
Andrade, Nívea
Coelho, Wilma Baía
Santiago, Mylene Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Érika Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professoras/res
Práticas Antirracista no Curso Normal
Colégio Estadual Pandiá Calógeras
Formação de professor
Racismo
Formación Docente/res
Prácticas Antirracista en el Curso Estándar
Colegio Estatal Pandiá Calogeras
topic Formação de Professoras/res
Práticas Antirracista no Curso Normal
Colégio Estadual Pandiá Calógeras
Formação de professor
Racismo
Formación Docente/res
Prácticas Antirracista en el Curso Estándar
Colegio Estatal Pandiá Calogeras
description Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFF - Linha de Pesquisa “Ciência, Cultura e Educação” -, o presente trabalho se insere no campo da formação inicial de professoras/res1 e tem por objetivo investigar o que pensam egressas do Curso Normal do Colégio Estadual Pandiá Calógeras sobre educação antirracista e averiguar em que medida o tema foi abordado durante o período de formação. Com enfoque qualitativo, a pesquisa contou com o envolvimento de 5 egressas do CN da escola mencionada, cujo vínculo com a instituição variou entre 2 e 3 anos. Atentas aos objetivos e inspiradas pelas contribuições de Ribeiro, Souza e Sampaio (2018); Andrade e Guerreiro (2018); Guntensperger e Andrade, (2021), planejamos e realizamos, em ambiente virtual oferecido pelo Google Meet, uma roda de conversa da qual as 5 egressas participaram. As informações partilhadas foram gravadas pelo dispositivo oferecido pelo Google Meet, armazenadas no drive do próprio dispositivo, posteriormente ouvidas, transcritas, lidas, organizadas, descritas e analisadas em acordo com 3 tópicos: “Fios dos sentidos expressos pelas egressas acerca da educação antirracista no Curso Normal”; “Fios de práticas antirracistas na ação docente e na vida pessoal das egressas” e “Tecendo os fios de memórias do que contam as egressas sobre a educação antirracista no Curso Normal”. De posse das análises das informações geradas, entendemos que as considerações das 5 egressas sinalizam envolvimento em ações pedagógicas variadas, no campo da educação antirracista, propostas por parte das/os professoras/res da escola envolvida e indicadas como fatores que contribuiram para a vida pessoal das mesmas. De modo mais tímido, expressam relações entre estas experiências e sua ação docente. Acreditamos que além da necessidade de continuarmos investindo esforços na superação dos entraves e no desenvolvimento de práticas pedagógicas antirracistas que vislumbrem ultrapassar os muros da escola é imprescindível nos dedicarmos à realização de pesquisas relacionadas a este campo, cuja devolutiva à comunidade escolar seja assegurada com vistas a fomentar debates e reflexões que nos ajudem a romper com a invisibilidade e com outras formas de violência causadas pelo racismo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-02T13:03:33Z
2023-05-02T13:03:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIGUEIREDO, Érika Santana. Formação inicial de professoras/res. Práticas antirracistas e o invisível revelado: fios de memórias de egressas do curso normal do colégio Pandiá Calógeras - São Gonçalo - RJ. 2023. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28651
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Érika Santana. Formação inicial de professoras/res. Práticas antirracistas e o invisível revelado: fios de memórias de egressas do curso normal do colégio Pandiá Calógeras - São Gonçalo - RJ. 2023. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838752349880320