Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galdino, André Cunha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21820
Resumo: Este artigo tece reflexões acerca do papel do ensino da Sociologia para construção de um espaço democrático e crítico em instituições caracterizadas por forte violência escolar. A principal indagação norteadora constitui: Como o ensino da Sociologia contribui para a construção de um ambiente democrático em escolas configuradas como espaço com alto índice de violência escolar? Supõe-se que o ensino da sociologia permite a construção da imaginação sociológica nos alunos, instigando o desenvolvimento da empatia, resiliência e diálogo atributos essenciais para mediação de conflitos que ocorrem em espaços de violência. Em relação à revisão bibliográfica as análises de Queiroz, Abramovay, Sposito, Morrone, Libâneo, Bourdieu e Champagne foram apropriadas para sustentar as observações de campo obtidas durante os dois anos de estágio da disciplina Prática de Pesquisa de Ensino, disciplina obrigatória do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFF
id UFF-2_c69c2bb3609ed2198a1889c6d2e806d4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21820
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democráticoViolência escolarEnsino de sociologiaImaginação sociológicaEspaço democráticoColégio Estadual Pandiá CalógerasEnsino de sociologiaViolência na escolaColégio Estadual Pandiá CalógerasSchool violenceSociology teachingSociological imaginationDemocratic spacePandiá Calógeras State CollegeEste artigo tece reflexões acerca do papel do ensino da Sociologia para construção de um espaço democrático e crítico em instituições caracterizadas por forte violência escolar. A principal indagação norteadora constitui: Como o ensino da Sociologia contribui para a construção de um ambiente democrático em escolas configuradas como espaço com alto índice de violência escolar? Supõe-se que o ensino da sociologia permite a construção da imaginação sociológica nos alunos, instigando o desenvolvimento da empatia, resiliência e diálogo atributos essenciais para mediação de conflitos que ocorrem em espaços de violência. Em relação à revisão bibliográfica as análises de Queiroz, Abramovay, Sposito, Morrone, Libâneo, Bourdieu e Champagne foram apropriadas para sustentar as observações de campo obtidas durante os dois anos de estágio da disciplina Prática de Pesquisa de Ensino, disciplina obrigatória do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFFThis article Weans reflections on the role of sociology teaching to construct a democratic and critical space in institutions characterized by strong School Violence. The main guiding question is: How does the teaching of sociology contribute to the construction of a democratic environment in schools configured as a space with a high rate of school violence? It is assumed that the teaching of sociology allows the construction of the sociological imagination in the students, instigating the development of empathy, resilience and dialogue essential attributes for mediation of conflicts that occur in spaces of violence. Regarding the bibliographic review, the analyses of Queiroz, Abramovay, Sposito, Morrone, Libâneo, Bourdieu and Champagne were appropriate to sustain the field observations obtained during the two-year internship of the discipline research practice of Teaching, compulsory discipline of the degree course in socialsciences of the UFFSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daQueiroz, Paulo Pires dePessôa, Wilma LuciaGaldino, André Cunha2021-04-30T15:16:33Z2021-04-30T15:16:33Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGALDINO, André Cunha. Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21820Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T16:29:17Zoai:app.uff.br:1/21820Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:41.646019Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático
title Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático
spellingShingle Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático
Galdino, André Cunha
Violência escolar
Ensino de sociologia
Imaginação sociológica
Espaço democrático
Colégio Estadual Pandiá Calógeras
Ensino de sociologia
Violência na escola
Colégio Estadual Pandiá Calógeras
School violence
Sociology teaching
Sociological imagination
Democratic space
Pandiá Calógeras State College
title_short Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático
title_full Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático
title_fullStr Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático
title_sort Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático
author Galdino, André Cunha
author_facet Galdino, André Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
Queiroz, Paulo Pires de
Pessôa, Wilma Lucia
dc.contributor.author.fl_str_mv Galdino, André Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Violência escolar
Ensino de sociologia
Imaginação sociológica
Espaço democrático
Colégio Estadual Pandiá Calógeras
Ensino de sociologia
Violência na escola
Colégio Estadual Pandiá Calógeras
School violence
Sociology teaching
Sociological imagination
Democratic space
Pandiá Calógeras State College
topic Violência escolar
Ensino de sociologia
Imaginação sociológica
Espaço democrático
Colégio Estadual Pandiá Calógeras
Ensino de sociologia
Violência na escola
Colégio Estadual Pandiá Calógeras
School violence
Sociology teaching
Sociological imagination
Democratic space
Pandiá Calógeras State College
description Este artigo tece reflexões acerca do papel do ensino da Sociologia para construção de um espaço democrático e crítico em instituições caracterizadas por forte violência escolar. A principal indagação norteadora constitui: Como o ensino da Sociologia contribui para a construção de um ambiente democrático em escolas configuradas como espaço com alto índice de violência escolar? Supõe-se que o ensino da sociologia permite a construção da imaginação sociológica nos alunos, instigando o desenvolvimento da empatia, resiliência e diálogo atributos essenciais para mediação de conflitos que ocorrem em espaços de violência. Em relação à revisão bibliográfica as análises de Queiroz, Abramovay, Sposito, Morrone, Libâneo, Bourdieu e Champagne foram apropriadas para sustentar as observações de campo obtidas durante os dois anos de estágio da disciplina Prática de Pesquisa de Ensino, disciplina obrigatória do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFF
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-04-30T15:16:33Z
2021-04-30T15:16:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GALDINO, André Cunha. Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21820
Aluno de Graduação
identifier_str_mv GALDINO, André Cunha. Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823690896113664