Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21820 |
Resumo: | Este artigo tece reflexões acerca do papel do ensino da Sociologia para construção de um espaço democrático e crítico em instituições caracterizadas por forte violência escolar. A principal indagação norteadora constitui: Como o ensino da Sociologia contribui para a construção de um ambiente democrático em escolas configuradas como espaço com alto índice de violência escolar? Supõe-se que o ensino da sociologia permite a construção da imaginação sociológica nos alunos, instigando o desenvolvimento da empatia, resiliência e diálogo atributos essenciais para mediação de conflitos que ocorrem em espaços de violência. Em relação à revisão bibliográfica as análises de Queiroz, Abramovay, Sposito, Morrone, Libâneo, Bourdieu e Champagne foram apropriadas para sustentar as observações de campo obtidas durante os dois anos de estágio da disciplina Prática de Pesquisa de Ensino, disciplina obrigatória do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFF |
id |
UFF-2_c69c2bb3609ed2198a1889c6d2e806d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/21820 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democráticoViolência escolarEnsino de sociologiaImaginação sociológicaEspaço democráticoColégio Estadual Pandiá CalógerasEnsino de sociologiaViolência na escolaColégio Estadual Pandiá CalógerasSchool violenceSociology teachingSociological imaginationDemocratic spacePandiá Calógeras State CollegeEste artigo tece reflexões acerca do papel do ensino da Sociologia para construção de um espaço democrático e crítico em instituições caracterizadas por forte violência escolar. A principal indagação norteadora constitui: Como o ensino da Sociologia contribui para a construção de um ambiente democrático em escolas configuradas como espaço com alto índice de violência escolar? Supõe-se que o ensino da sociologia permite a construção da imaginação sociológica nos alunos, instigando o desenvolvimento da empatia, resiliência e diálogo atributos essenciais para mediação de conflitos que ocorrem em espaços de violência. Em relação à revisão bibliográfica as análises de Queiroz, Abramovay, Sposito, Morrone, Libâneo, Bourdieu e Champagne foram apropriadas para sustentar as observações de campo obtidas durante os dois anos de estágio da disciplina Prática de Pesquisa de Ensino, disciplina obrigatória do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFFThis article Weans reflections on the role of sociology teaching to construct a democratic and critical space in institutions characterized by strong School Violence. The main guiding question is: How does the teaching of sociology contribute to the construction of a democratic environment in schools configured as a space with a high rate of school violence? It is assumed that the teaching of sociology allows the construction of the sociological imagination in the students, instigating the development of empathy, resilience and dialogue essential attributes for mediation of conflicts that occur in spaces of violence. Regarding the bibliographic review, the analyses of Queiroz, Abramovay, Sposito, Morrone, Libâneo, Bourdieu and Champagne were appropriate to sustain the field observations obtained during the two-year internship of the discipline research practice of Teaching, compulsory discipline of the degree course in socialsciences of the UFFSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daQueiroz, Paulo Pires dePessôa, Wilma LuciaGaldino, André Cunha2021-04-30T15:16:33Z2021-04-30T15:16:33Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGALDINO, André Cunha. Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21820Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T16:29:17Zoai:app.uff.br:1/21820Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:41.646019Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático |
title |
Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático |
spellingShingle |
Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático Galdino, André Cunha Violência escolar Ensino de sociologia Imaginação sociológica Espaço democrático Colégio Estadual Pandiá Calógeras Ensino de sociologia Violência na escola Colégio Estadual Pandiá Calógeras School violence Sociology teaching Sociological imagination Democratic space Pandiá Calógeras State College |
title_short |
Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático |
title_full |
Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático |
title_fullStr |
Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático |
title_sort |
Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático |
author |
Galdino, André Cunha |
author_facet |
Galdino, André Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da Queiroz, Paulo Pires de Pessôa, Wilma Lucia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galdino, André Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência escolar Ensino de sociologia Imaginação sociológica Espaço democrático Colégio Estadual Pandiá Calógeras Ensino de sociologia Violência na escola Colégio Estadual Pandiá Calógeras School violence Sociology teaching Sociological imagination Democratic space Pandiá Calógeras State College |
topic |
Violência escolar Ensino de sociologia Imaginação sociológica Espaço democrático Colégio Estadual Pandiá Calógeras Ensino de sociologia Violência na escola Colégio Estadual Pandiá Calógeras School violence Sociology teaching Sociological imagination Democratic space Pandiá Calógeras State College |
description |
Este artigo tece reflexões acerca do papel do ensino da Sociologia para construção de um espaço democrático e crítico em instituições caracterizadas por forte violência escolar. A principal indagação norteadora constitui: Como o ensino da Sociologia contribui para a construção de um ambiente democrático em escolas configuradas como espaço com alto índice de violência escolar? Supõe-se que o ensino da sociologia permite a construção da imaginação sociológica nos alunos, instigando o desenvolvimento da empatia, resiliência e diálogo atributos essenciais para mediação de conflitos que ocorrem em espaços de violência. Em relação à revisão bibliográfica as análises de Queiroz, Abramovay, Sposito, Morrone, Libâneo, Bourdieu e Champagne foram apropriadas para sustentar as observações de campo obtidas durante os dois anos de estágio da disciplina Prática de Pesquisa de Ensino, disciplina obrigatória do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFF |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-04-30T15:16:33Z 2021-04-30T15:16:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GALDINO, André Cunha. Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/21820 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
GALDINO, André Cunha. Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823690896113664 |