Gestão de riscos em contratos de serviços com cessão de mão de obra no setor público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Alexandra de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31265
Resumo: Objetivo do trabalho: O objetivo geral desta pesquisa é analisar os processos de contratação de serviços com cessão de mão de obra, avaliando os riscos durante a gestão contratual destes serviços, a partir do caso do Instituto Federal do Sudeste de Minhas Gerais. No que tange aos objetivos específicos, propõe-se, inicialmente, revisar a literatura existente sobre terceirização, gestão contratual e gestão de riscos. Em seguida, pretende-se retratar como se dá atualmente o processo de gestão da execução contratual nos contratos de prestação de serviços com cessão de mão de obra. Superada essa fase, propõe-se identificar e avaliar os possíveis indicadores de medição de resultado nos contratos de prestação de serviços com cessão de mão de obra, confrontando-os com a legislação existente. Por fim, pretende-se propor procedimentos e capacitações que auxiliem os gestores de contrato a desempenharem suas tarefas de forma efetiva. Procedimentos/Método para a solução do problema: O estudo tem caráter aplicado e propõe o desenvolvimento de um modelo de registro e acompanhamento de eventos que subsidie os gestores durante a gestão do contrato. A abordagem é qualitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa é classificada em descritiva e exploratória, uma vez que pretende identificar e descrever os fatos ou fenômenos da realidade. As técnicas utilizadas na pesquisa para atingir seus objetivos são revisão de literatura; levantamento documental; observação participante; Entrevista. Quanto ao método científico, a pesquisa faz uso do modelo hipotético-dedutivo, que permite ao pesquisador maior suporte para decisões sobre sua investigação. Resultados: Foram analisados e avaliados os riscos durante a gestão contratual de serviços com cessão de mão de obra nos contratos do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG. Assim, foi proposto modelo de acompanhamento e registro histórico de eventos levantados ao longo da execução contratual, contribuindo para a tomada de decisões. Implicações práticas: O acompanhamento e registro histórico de eventos levantados ao longo da execução contratual, estabelecido para a administração pública por meio de instrumentos legais, visa contribuir para a melhoria dos processos institucionais ampliando a eficiência da gestão pública. Originalidade e contribuições: A proposta apresenta um viés original para a instituição que tem a obrigação de atender aos requisitos legais durante a fase da gestão contratual. Ademais, considerando o panorama das exigências legais nas instituições federais de ensino, há a possibilidade de replicação das técnicas e abordagens a serem propostas. Produção Técnica/Tecnológica: O produto tecnológico elaborado constitui-se em um modelo gerencial (de acompanhamento e registro histórico de eventos levantados ao longo da execução contratual) para subsidiar a construção de ações mitigadoras de riscos em futuras contratações e tomadas de decisão durante a fase da execução contratual nos serviços terceirizados com cessão de mão de obra. Classifica-se no Eixo 1 – Produtos e Processos do Resumo Qualis Técnico/Tecnológico, buscando o critério de inovação devido à aplicabilidade de ferramentas e abordagens de gestão contratual adequadas para utilização em processos administrativos da gestão pública
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Em seguida, pretende-se retratar como se dá atualmente o processo de gestão da execução contratual nos contratos de prestação de serviços com cessão de mão de obra. Superada essa fase, propõe-se identificar e avaliar os possíveis indicadores de medição de resultado nos contratos de prestação de serviços com cessão de mão de obra, confrontando-os com a legislação existente. Por fim, pretende-se propor procedimentos e capacitações que auxiliem os gestores de contrato a desempenharem suas tarefas de forma efetiva. Procedimentos/Método para a solução do problema: O estudo tem caráter aplicado e propõe o desenvolvimento de um modelo de registro e acompanhamento de eventos que subsidie os gestores durante a gestão do contrato. A abordagem é qualitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa é classificada em descritiva e exploratória, uma vez que pretende identificar e descrever os fatos ou fenômenos da realidade. As técnicas utilizadas na pesquisa para atingir seus objetivos são revisão de literatura; levantamento documental; observação participante; Entrevista. Quanto ao método científico, a pesquisa faz uso do modelo hipotético-dedutivo, que permite ao pesquisador maior suporte para decisões sobre sua investigação. Resultados: Foram analisados e avaliados os riscos durante a gestão contratual de serviços com cessão de mão de obra nos contratos do campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG. Assim, foi proposto modelo de acompanhamento e registro histórico de eventos levantados ao longo da execução contratual, contribuindo para a tomada de decisões. Implicações práticas: O acompanhamento e registro histórico de eventos levantados ao longo da execução contratual, estabelecido para a administração pública por meio de instrumentos legais, visa contribuir para a melhoria dos processos institucionais ampliando a eficiência da gestão pública. Originalidade e contribuições: A proposta apresenta um viés original para a instituição que tem a obrigação de atender aos requisitos legais durante a fase da gestão contratual. Ademais, considerando o panorama das exigências legais nas instituições federais de ensino, há a possibilidade de replicação das técnicas e abordagens a serem propostas. Produção Técnica/Tecnológica: O produto tecnológico elaborado constitui-se em um modelo gerencial (de acompanhamento e registro histórico de eventos levantados ao longo da execução contratual) para subsidiar a construção de ações mitigadoras de riscos em futuras contratações e tomadas de decisão durante a fase da execução contratual nos serviços terceirizados com cessão de mão de obra. Classifica-se no Eixo 1 – Produtos e Processos do Resumo Qualis Técnico/Tecnológico, buscando o critério de inovação devido à aplicabilidade de ferramentas e abordagens de gestão contratual adequadas para utilização em processos administrativos da gestão públicaObjective: The general objective of this research is to analyze the processes of contracting services with the assignment of labor, evaluating the risks during the contractual management of these services, based on the case of the Juiz de Fora field of the IF Sudeste MG. With regard to the specific objectives, it is proposed, initially, to review the existing literature on outsourcing, contractual management and risk management. Next, it is intended to portray how the process of managing the contractual execution in contracts for the provision of services with assignment of labor currently takes place. After this phase, it is proposed to identify and evaluate the possible indicators of result measurement in service contracts with assignment of labor, comparing them with the existing legislation. Finally, it is intended to propose procedures and training that help contract managers to perform their tasks effectively. Procedures/method for solving the problem: The study has an applied nature and proposes the development of a model of registration and monitoring of events that subsidizes managers during the management of the contract. The approach is qualitative. As for the objectives, the research is classified as descriptive and exploratory, since it intends to identify and describe the facts or phenomena of reality. The techniques used in the research to achieve its objectives are literature review; documentary survey; participant observation; Interviews. As for the scientific method, the research makes use of the hypothetical-deductive model, which allows the researcher greater support for decisions about his investigation. Results: The risks during the contractual management of services with assignment of labor in the contracts of the Juiz de Fora field of the IF Sudeste MG were analyzed and evaluated. Thus, it was proposed a model of monitoring and historical record of events raised throughout the contractual execution, contributing to decision making. Practical implications: The monitoring and historical record of events raised throughout the contractual execution, established for the public administration through legal instruments, aims to contribute to the improvement of institutional processes. Originality and contributions: The proposal presents an original bias for the institution that has the obligation to meet the legal requirements during the contract management phase. In addition, considering the panorama of legal requirements in federal educational institutions, there is the possibility of replicating the techniques and approaches to be proposed. Technical/Technological Production: The technological product elaborated constitutes a management model (of monitoring and historical record of events raised throughout the contractual execution) to subsidize the construction of risk mitigating actions in future contracting and decision-making during the phase of contractual execution in outsourced services with assignment of labor. It is classified in Axis 1 – Products and Processes of the Qualis Technical/Technological Summary, seeking the criterion of innovation due to the applicability of tools and approaches of contractual management suitable for use in administrative processes of public management94 p.Amaral, Marcelo Gonçalves dohttp://lattes.cnpq.br/5516755786380532Oliveira, Ualison Rébula dehttp://lattes.cnpq.br/6460931837390456Renault, Thiago Borgeshttp://lattes.cnpq.br/3066311100730283Schocair, Marilia Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/2314007360181770http://lattes.cnpq.br/2346650148209303Faria, Alexandra de Oliveira2023-11-28T06:34:05Z2023-11-28T06:34:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA, Alexandra de Oliveira. Gestão de riscos em contratos de serviços com cessão de mão de obra no setor público. 2023. 94 f. 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