Possibilidades para a avaliação de aprendizagens indicadas pela Bncc em atividades de modelagem Matemática.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28584 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal foco discut ir as possibilidades em avaliação do desenvolvimento de aprendizagens indicadas pela BNCC no contexto da utilização de atividades de Modelagem Matemática como metodologia de ensino. Nesse sentido, o objetivo geral dessa pesquisa é evidenciar que propostas de avaliação em Modelagem Matemática podem auxiliar a verificação do desenvolvimento de aprendizagens indicadas pela BNCC. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: estabelecimento de parâmetros, elaborados aqui como classes de anális e, que permitam evidenciar se propostas de avaliação em atividades de modelagem matemática auxiliam a verificação do desenvolvimento de aprendizagens alinhadas BNCC, e a realização de uma análise, segundo as classes elaboradas, de três propostas brasileiras de avaliação em atividades de modelagem matemática. Abordar esse tema é relevante pois, como já foi apontado por outros autores, a modelagem matemática é uma metodologia de ensino que auxilia o desenvolvimento de aprendizagens propostas pela BNCC. Mas apesar das potencialidades dessa metodologia, ainda são poucos os trabalhos que discutem as possibilidades para avaliação em atividades de modelagem matemática. Em especial, nenhum trabalho na comunidade acadêmica brasileira discute avaliação do desenvolvime nto de aprendizagens indicadas pela BNCC no contexto de atividades de Modelagem Matemática. Assim, para alcançar tais objetivos, incialmente selecionamos três artigos que apresentam propostas de avaliação em modelagem matemática, depois definimos Classes d e Análise a partir de um estudo detalhado da BNCC, e po r fim, apresentamos uma análise, segundo as classes de análise, das três propostas de avaliação selecionadas. Por conseguinte, os resultados apresentados nesse trabalho discutem possibilidades em avaliação do desenvolvimento de aprendizagens indicadas pela BNCC no contexto de atividades de Modelagem Matemática, a partir de uma Análise que evidencia como os instrumentos e estratégias avaliação propostos para atividades de modelagem, podem auxiliar a verificação do desenvolvimento de aprendizagens alinhadas a BNCC. Assim, por meio destes resultados, reforçarmos as potencialidades da modelagem matemática como metodologia de ensino alinhada o desenvolvimento de aprendizagens indicadas pela BNCC, e propomos a s classes de análise como uma ferramenta para auxiliar os professores na construção de instrumentos e estratégias de avaliação que estejam a favor do desenvolvimento de aprendizagens apontadas pela Base Comum curricular como essenciais para construção de uma visão da matemática aplicada a realidade em vários contextos. |
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Possibilidades para a avaliação de aprendizagens indicadas pela Bncc em atividades de modelagem Matemática.BNCCModelagem MatemáticaAvaliaçãoAprendizagensEnsino de MatemáticaAnálise MatemáticaMetodologia educacionalBNCCMathematical modelingAssessment-LearningO presente trabalho tem como principal foco discut ir as possibilidades em avaliação do desenvolvimento de aprendizagens indicadas pela BNCC no contexto da utilização de atividades de Modelagem Matemática como metodologia de ensino. Nesse sentido, o objetivo geral dessa pesquisa é evidenciar que propostas de avaliação em Modelagem Matemática podem auxiliar a verificação do desenvolvimento de aprendizagens indicadas pela BNCC. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: estabelecimento de parâmetros, elaborados aqui como classes de anális e, que permitam evidenciar se propostas de avaliação em atividades de modelagem matemática auxiliam a verificação do desenvolvimento de aprendizagens alinhadas BNCC, e a realização de uma análise, segundo as classes elaboradas, de três propostas brasileiras de avaliação em atividades de modelagem matemática. Abordar esse tema é relevante pois, como já foi apontado por outros autores, a modelagem matemática é uma metodologia de ensino que auxilia o desenvolvimento de aprendizagens propostas pela BNCC. Mas apesar das potencialidades dessa metodologia, ainda são poucos os trabalhos que discutem as possibilidades para avaliação em atividades de modelagem matemática. Em especial, nenhum trabalho na comunidade acadêmica brasileira discute avaliação do desenvolvime nto de aprendizagens indicadas pela BNCC no contexto de atividades de Modelagem Matemática. Assim, para alcançar tais objetivos, incialmente selecionamos três artigos que apresentam propostas de avaliação em modelagem matemática, depois definimos Classes d e Análise a partir de um estudo detalhado da BNCC, e po r fim, apresentamos uma análise, segundo as classes de análise, das três propostas de avaliação selecionadas. Por conseguinte, os resultados apresentados nesse trabalho discutem possibilidades em avaliação do desenvolvimento de aprendizagens indicadas pela BNCC no contexto de atividades de Modelagem Matemática, a partir de uma Análise que evidencia como os instrumentos e estratégias avaliação propostos para atividades de modelagem, podem auxiliar a verificação do desenvolvimento de aprendizagens alinhadas a BNCC. Assim, por meio destes resultados, reforçarmos as potencialidades da modelagem matemática como metodologia de ensino alinhada o desenvolvimento de aprendizagens indicadas pela BNCC, e propomos a s classes de análise como uma ferramenta para auxiliar os professores na construção de instrumentos e estratégias de avaliação que estejam a favor do desenvolvimento de aprendizagens apontadas pela Base Comum curricular como essenciais para construção de uma visão da matemática aplicada a realidade em vários contextos.The main focus of this paper is to discuss the possibilities in assessment of learning development indica ted by the BNCC in the context of the use of Mathematical Modeling activities as a teaching methodology. In this sense, the overall objective of this research is to highlight that proposals for assessment in Mathematical Modeling can help verify the develo pment of learning indicated by the BNCC. To this end, the following specific objectives were defined: establishment of parameters, elaborated here as Classes of Analysis, that allow us to show if proposals for assessment in mathematical modeling activities help to verify the development of learning aligned to the BNCC, and the realization of an analysis, according to the classes elaborated, of three Brazilian proposals for assessment in mathematical modeling activities. Addressing this topic is relevant bec ause, as already pointed out by other authors, mathematical modeling is a teaching methodology that helps the development of learning proposed by the BNCC. But despite the potential of this methodology, there are still few studies that discuss the possibil ities for evaluation in mathematical modeling activities. In particular, no work in the Brazilian academic community discusses assessment of the development of learning indicated by the BNCC in the context of Mathematical Modeling activities. Thus, to achi eve these objectives, we initially selected three articles that present proposals for assessment in mathematical modeling, then we defined Classes of Analysis from a detailed study of the BNCC, and finally, we presented an analysis, according to the classe s of analysis, of the three selected assessment proposals. Therefore, the results presented in this paper discuss possibilities in assessment of the development of learning indicated by the BNCC in the context of Mathematical Modeling activities, from an A nalysis that highlights how the instruments and assessment strategies proposed for modeling activities, can assist the verification of the development of learning aligned to the BNCC. Thus, through these results, we reinforce the potential of mathematical modeling as a teaching methodology aligned to the development of learning indicated by the BNCC, and we propose the analysis classes as a tool to assist teachers in the construction of instruments and assessment strategies that are in favor of the developm ent of learning pointed by the BNCC as essential for building a vision of mathematics applied to reality in various contexts.60 fGonçalves, Ion MoutinhoPena, Luciana Prado MoutaAlmaraz, Sergio de MouraFreire, Leonardo Motta Dos Santos2023-04-20T19:57:01Z2023-04-20T19:57:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFREIRE, Leonardo Motta Dos Santos. Possibilidades para a avaliação de aprendizagens indicadas pela Bncc em atividades de modelagem Matemática. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28584CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-20T19:57:05Zoai:app.uff.br:1/28584Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:00.011655Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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