Modelagem matemática e a BNCC do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dameto, Christian Roberto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSCAR
Texto Completo: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15371
Resumo: This Course Conclusion Work aims to build relationships between the work with mathematical modeling according to the concepts of Bassanezi (2002) and Burak (1992), and the learning objectives proposed by the High School's BNCC through Competences and Abilities, showing how the practice with modeling can contribute to the fulfillment of these objectives and to the formation of critical people, capable of fully exercising their citizenship. It also illustrates, through the analysis of an experience report, how modeling was able to mediate the learning of Skills highlighted by BNCC and give meaning to abstract mathematical concepts, promoting connections with previous knowledge brought by the students.
id SCAR_ef73f36cf015a589b464e53e91ffa252
oai_identifier_str oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15371
network_acronym_str SCAR
network_name_str Repositório Institucional da UFSCAR
repository_id_str 4322
spelling Dameto, Christian RobertoRezende, Alex Carluccihttp://lattes.cnpq.br/4190869482260889http://lattes.cnpq.br/41410063387116368c256662-0059-4753-912b-c6743477241a2021-12-16T19:48:03Z2021-12-16T19:48:03Z2021-11-26DAMETO, Christian Roberto. Modelagem matemática e a BNCC do Ensino Médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15371.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15371This Course Conclusion Work aims to build relationships between the work with mathematical modeling according to the concepts of Bassanezi (2002) and Burak (1992), and the learning objectives proposed by the High School's BNCC through Competences and Abilities, showing how the practice with modeling can contribute to the fulfillment of these objectives and to the formation of critical people, capable of fully exercising their citizenship. It also illustrates, through the analysis of an experience report, how modeling was able to mediate the learning of Skills highlighted by BNCC and give meaning to abstract mathematical concepts, promoting connections with previous knowledge brought by the students.Este Trabalho de Conclusão de Curso visa construir relações entre o trabalho com modelagem matemática de acordo com as concepções de Bassanezi (2002) e Burak (1992), e os objetivos de aprendizagem propostos pela BNCC do Ensino Médio através de Competências e Habilidades, evidenciando como a prática com modelagem pode contribuir no cumprimento desses objetivos e na formação de pessoas críticas, capacitadas ao exercício pleno da cidadania. Também ilustra, através da análise de um relato de experiência, como a modelagem foi capaz de mediar o aprendizado de Habilidades destacadas da BNCC e dar significado a conceitos matemáticos abstratos, promovendo conexões com conhecimentos prévios trazidos pelos educandos.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus São CarlosMatemática - MLUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessModelagem matemáticaBNCC do Ensino MédioCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMModelagem matemática e a BNCC do Ensino MédioMathematical modeling and the High School's BNCCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis600600ec76930c-8846-42c8-8026-fc65ead7aedfreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15371/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALmonochristian.pdfmonochristian.pdfMonografia-TCC-Christian2021application/pdf3212137https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15371/1/monochristian.pdf9ca8d644aa6b544259e7bbd6938a0761MD51TEXTmonochristian.pdf.txtmonochristian.pdf.txtExtracted texttext/plain42700https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15371/3/monochristian.pdf.txt5184fba9d367b22151efbc0130692664MD53THUMBNAILmonochristian.pdf.jpgmonochristian.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg9240https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15371/4/monochristian.pdf.jpg5938d27696c4e0a0e7a2597226542de9MD54ufscar/153712023-09-18 18:32:28.927oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/15371Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:28Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.por.fl_str_mv Modelagem matemática e a BNCC do Ensino Médio
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Mathematical modeling and the High School's BNCC
title Modelagem matemática e a BNCC do Ensino Médio
spellingShingle Modelagem matemática e a BNCC do Ensino Médio
Dameto, Christian Roberto
Modelagem matemática
BNCC do Ensino Médio
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Modelagem matemática e a BNCC do Ensino Médio
title_full Modelagem matemática e a BNCC do Ensino Médio
title_fullStr Modelagem matemática e a BNCC do Ensino Médio
title_full_unstemmed Modelagem matemática e a BNCC do Ensino Médio
title_sort Modelagem matemática e a BNCC do Ensino Médio
author Dameto, Christian Roberto
author_facet Dameto, Christian Roberto
author_role author
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4141006338711636
dc.contributor.author.fl_str_mv Dameto, Christian Roberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rezende, Alex Carlucci
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4190869482260889
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 8c256662-0059-4753-912b-c6743477241a
contributor_str_mv Rezende, Alex Carlucci
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
BNCC do Ensino Médio
topic Modelagem matemática
BNCC do Ensino Médio
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description This Course Conclusion Work aims to build relationships between the work with mathematical modeling according to the concepts of Bassanezi (2002) and Burak (1992), and the learning objectives proposed by the High School's BNCC through Competences and Abilities, showing how the practice with modeling can contribute to the fulfillment of these objectives and to the formation of critical people, capable of fully exercising their citizenship. It also illustrates, through the analysis of an experience report, how modeling was able to mediate the learning of Skills highlighted by BNCC and give meaning to abstract mathematical concepts, promoting connections with previous knowledge brought by the students.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-16T19:48:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-16T19:48:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DAMETO, Christian Roberto. Modelagem matemática e a BNCC do Ensino Médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15371.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15371
identifier_str_mv DAMETO, Christian Roberto. Modelagem matemática e a BNCC do Ensino Médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15371.
url https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
600
dc.relation.authority.fl_str_mv ec76930c-8846-42c8-8026-fc65ead7aedf
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Matemática - ML
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
Câmpus São Carlos
Matemática - ML
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSCAR
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Repositório Institucional da UFSCAR
collection Repositório Institucional da UFSCAR
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15371/2/license_rdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15371/1/monochristian.pdf
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15371/3/monochristian.pdf.txt
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/15371/4/monochristian.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
9ca8d644aa6b544259e7bbd6938a0761
5184fba9d367b22151efbc0130692664
5938d27696c4e0a0e7a2597226542de9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802136399879602176