Confabulações entre casa-grande & senzala e o ensino de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Guilherme da Silva Virgilio
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32100
Resumo: O encontro entre a linguagem científica e a linguagem literária demonstra ser um recurso metodológico de notoriedade para o processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia. Quer seja utilizando a literatura como um ponto de partida ou como um plano de fundo para a prática pedagógica, benefícios como a ludicidade, a interdisciplinaridade e o plurilinguismo costumam ser observados. Mas o que poderia resultar da interação com um gênero textual como o ensaio histórico-sociológico, que transita entre a linguagem literária e a científica humanística? No presente trabalho buscou-se explorar as possibilidades de diálogo entre o ensaio Casa-grande e senzala, do sociólogo Gilberto Freyre, e o ensino de Biologia, visando a elaboração de roteiros de trabalho para professores do Ensino Médio que orientem como abordar traços de subáreas das Ciências Biológicas citados pela obra. Para tanto, foi realizada uma análise do ensaio a partir da qual se extraiu de cada capítulo tópicos relacionáveis à Biologia que foram separados em cincos eixos temáticos: “Sexo, gênero e sexualidade”, “Saúde Humana no Brasil Colonial”, “Meio Ambiente no Brasil Colonial”, “Genética” e “Racialização e Relações Étnico-raciais”. Como parte dos resultados, cada capítulo recebeu um mapa conceitual próprio onde os tópicos são elencados e delimitados em áreas específicas para cada eixo. Com o intuito de desenvolver modelos de roteiros baseados nos eixos “Sexo, gênero e sexualidade” e “Genética”, os tópicos “sifilização do Brasil” e “genética da miscigenação”, respectivamente, foram selecionados para a abordagem em práticas educativas específicas. Observou-se que este polêmico ensaio é capaz de nos conceder abordagens pedagógicas sistêmicas que integram as Ciências Biológicas e as Ciências Humanísticas e nos permitem discutir temas como Educação Sexual e Educação das Relações Étnico-Raciais em um maior grau de integridade.
id UFF-2_a9dfa3f8001f689298a0d89f4b33f6f0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32100
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Confabulações entre casa-grande & senzala e o ensino de BiologiaEnsino de Biologia; Literatura e Biologia; Casa-grande e senzala; Genética; Educação Sexual; Relações Étnico-Raciais; MiscigenaçãoEnsino de biologia, Cultura brasileira, TransdisciplinaridadeTeaching Biology, Literature and Biology, Casa-grande e senzala, Genetics, Sex Education, Ethnic-Racial Relations, MiscegenationO encontro entre a linguagem científica e a linguagem literária demonstra ser um recurso metodológico de notoriedade para o processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia. Quer seja utilizando a literatura como um ponto de partida ou como um plano de fundo para a prática pedagógica, benefícios como a ludicidade, a interdisciplinaridade e o plurilinguismo costumam ser observados. Mas o que poderia resultar da interação com um gênero textual como o ensaio histórico-sociológico, que transita entre a linguagem literária e a científica humanística? No presente trabalho buscou-se explorar as possibilidades de diálogo entre o ensaio Casa-grande e senzala, do sociólogo Gilberto Freyre, e o ensino de Biologia, visando a elaboração de roteiros de trabalho para professores do Ensino Médio que orientem como abordar traços de subáreas das Ciências Biológicas citados pela obra. Para tanto, foi realizada uma análise do ensaio a partir da qual se extraiu de cada capítulo tópicos relacionáveis à Biologia que foram separados em cincos eixos temáticos: “Sexo, gênero e sexualidade”, “Saúde Humana no Brasil Colonial”, “Meio Ambiente no Brasil Colonial”, “Genética” e “Racialização e Relações Étnico-raciais”. Como parte dos resultados, cada capítulo recebeu um mapa conceitual próprio onde os tópicos são elencados e delimitados em áreas específicas para cada eixo. Com o intuito de desenvolver modelos de roteiros baseados nos eixos “Sexo, gênero e sexualidade” e “Genética”, os tópicos “sifilização do Brasil” e “genética da miscigenação”, respectivamente, foram selecionados para a abordagem em práticas educativas específicas. Observou-se que este polêmico ensaio é capaz de nos conceder abordagens pedagógicas sistêmicas que integram as Ciências Biológicas e as Ciências Humanísticas e nos permitem discutir temas como Educação Sexual e Educação das Relações Étnico-Raciais em um maior grau de integridade.The encounter between scientific language and literary language proves to be a renowned methodological resource for the teaching-learning process of Science and Biology. Whether using literature as a starting point or as a background for pedagogical practice, benefits such as playfulness, interdisciplinarity and plurilingualism are often observed. But what could result from the interaction with a textual genre such as the historical- sociological essay, which moves between literary language and humanistic scientific language? In the present work, we sought to explore the possibilities of dialogue between the essay Casa-grande e senzala, by sociologist Gilberto Freyre, and the teaching of Biology, aiming at the elaboration of work scripts for high school teachers that guide how to approach traces of sub-areas of Biological Sciences cited by the work. Therefore, an analysis of the essay was carried out, from which topics related to Biology were extracted from each chapter, which were separated into five thematic axes: "Sex, gender and sexuality", "Human Health in Colonial Brazil", "Environment in the Colonial Brazil”, “Genetics” and “Racialization and Ethnic-Racial Relations”. As part of the results, each chapter received its own conceptual map where topics are listed and delimited in specific areas for each axis. In order to develop script models based on the axes “Sex, gender and sexuality” and “Genetics”, the topics “syphilization of Brazil” and “genetics of miscegenation”, respectively, were selected for the approach in specific educational practices. It was observed that this controversial essay is capable of granting us systemic pedagogical approaches that integrate Biological Sciences and Humanistic Sciences and allow us to discuss topics such as Sex Education and Ethnic-Racial Relations Education in a greater degree of integrity.99 p.Cabral, Luiz MorsPereira, Helena de SouzaLuz, Maurício Roberto Motta Pinto deAndrade, Luiz Antonio BotelhoRodrigues, Guilherme da Silva Virgilio2024-01-30T13:22:27Z2024-01-30T13:22:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Guilherme da Silva Virgilio. Confabulações entre casa-grande & senzala e o ensino de Biologia. 2021. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32100CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-30T13:22:30Zoai:app.uff.br:1/32100Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-01-30T13:22:30Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Confabulações entre casa-grande & senzala e o ensino de Biologia
title Confabulações entre casa-grande & senzala e o ensino de Biologia
spellingShingle Confabulações entre casa-grande & senzala e o ensino de Biologia
Rodrigues, Guilherme da Silva Virgilio
Ensino de Biologia; Literatura e Biologia; Casa-grande e senzala; Genética; Educação Sexual; Relações Étnico-Raciais; Miscigenação
Ensino de biologia, Cultura brasileira, Transdisciplinaridade
Teaching Biology, Literature and Biology, Casa-grande e senzala, Genetics, Sex Education, Ethnic-Racial Relations, Miscegenation
title_short Confabulações entre casa-grande & senzala e o ensino de Biologia
title_full Confabulações entre casa-grande & senzala e o ensino de Biologia
title_fullStr Confabulações entre casa-grande & senzala e o ensino de Biologia
title_full_unstemmed Confabulações entre casa-grande & senzala e o ensino de Biologia
title_sort Confabulações entre casa-grande & senzala e o ensino de Biologia
author Rodrigues, Guilherme da Silva Virgilio
author_facet Rodrigues, Guilherme da Silva Virgilio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Luiz Mors
Pereira, Helena de Souza
Luz, Maurício Roberto Motta Pinto de
Andrade, Luiz Antonio Botelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Guilherme da Silva Virgilio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia; Literatura e Biologia; Casa-grande e senzala; Genética; Educação Sexual; Relações Étnico-Raciais; Miscigenação
Ensino de biologia, Cultura brasileira, Transdisciplinaridade
Teaching Biology, Literature and Biology, Casa-grande e senzala, Genetics, Sex Education, Ethnic-Racial Relations, Miscegenation
topic Ensino de Biologia; Literatura e Biologia; Casa-grande e senzala; Genética; Educação Sexual; Relações Étnico-Raciais; Miscigenação
Ensino de biologia, Cultura brasileira, Transdisciplinaridade
Teaching Biology, Literature and Biology, Casa-grande e senzala, Genetics, Sex Education, Ethnic-Racial Relations, Miscegenation
description O encontro entre a linguagem científica e a linguagem literária demonstra ser um recurso metodológico de notoriedade para o processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia. Quer seja utilizando a literatura como um ponto de partida ou como um plano de fundo para a prática pedagógica, benefícios como a ludicidade, a interdisciplinaridade e o plurilinguismo costumam ser observados. Mas o que poderia resultar da interação com um gênero textual como o ensaio histórico-sociológico, que transita entre a linguagem literária e a científica humanística? No presente trabalho buscou-se explorar as possibilidades de diálogo entre o ensaio Casa-grande e senzala, do sociólogo Gilberto Freyre, e o ensino de Biologia, visando a elaboração de roteiros de trabalho para professores do Ensino Médio que orientem como abordar traços de subáreas das Ciências Biológicas citados pela obra. Para tanto, foi realizada uma análise do ensaio a partir da qual se extraiu de cada capítulo tópicos relacionáveis à Biologia que foram separados em cincos eixos temáticos: “Sexo, gênero e sexualidade”, “Saúde Humana no Brasil Colonial”, “Meio Ambiente no Brasil Colonial”, “Genética” e “Racialização e Relações Étnico-raciais”. Como parte dos resultados, cada capítulo recebeu um mapa conceitual próprio onde os tópicos são elencados e delimitados em áreas específicas para cada eixo. Com o intuito de desenvolver modelos de roteiros baseados nos eixos “Sexo, gênero e sexualidade” e “Genética”, os tópicos “sifilização do Brasil” e “genética da miscigenação”, respectivamente, foram selecionados para a abordagem em práticas educativas específicas. Observou-se que este polêmico ensaio é capaz de nos conceder abordagens pedagógicas sistêmicas que integram as Ciências Biológicas e as Ciências Humanísticas e nos permitem discutir temas como Educação Sexual e Educação das Relações Étnico-Raciais em um maior grau de integridade.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-30T13:22:27Z
2024-01-30T13:22:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Guilherme da Silva Virgilio. Confabulações entre casa-grande & senzala e o ensino de Biologia. 2021. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32100
identifier_str_mv RODRIGUES, Guilherme da Silva Virgilio. Confabulações entre casa-grande & senzala e o ensino de Biologia. 2021. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838687463997440