O professor de Sociologia e a educação inclusiva: formação e atuação no ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9844 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir a importância de uma formação qualificada preparatória dos professores de Sociologia para atuarem no contexto da diversidade na Educação Básica. A Constituição Federal garante as pessoas com necessidades especiais o direito à educação de qualidade no ensino regular em instituições públicas de ensino, entretanto o que se observa é uma grande deficiência na formação de professores para a atuação em turmas inclusivas. Nesse sentido, este trabalho busca tratar da Educação Inclusiva no Ensino Médio, tendo em vista a importância e a necessidade de abordar a inclusão escolar no contexto da diversidade. A análise foi desenvolvida a partir da problematização das deficiências da formação do professor de Sociologia, do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, apresentando as possibilidades de uma atuação docente inclusiva no Ensino Médio em uma instituição pública. Este estudo teve como locús privilegiado, a Unidade Escolar São Cristóvão III, do Colégio Pedro II, na qual foram feitas observações diretas sobre o cotidiano escolar, conversas informais com professores de Sociologia, alunos, e acompanhamento do trabalho realizado no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), no período do estágio docente supervisionado, durante o ano letivo de 2014 |
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O professor de Sociologia e a educação inclusiva: formação e atuação no ensino médioEducação InclusivaFormação de professoresAção docente inclusivaEnsino médioColégio Pedro IIFormação de professorSociologiaEducação inclusivaEnsino médioEscola públicaEste artigo tem como objetivo discutir a importância de uma formação qualificada preparatória dos professores de Sociologia para atuarem no contexto da diversidade na Educação Básica. A Constituição Federal garante as pessoas com necessidades especiais o direito à educação de qualidade no ensino regular em instituições públicas de ensino, entretanto o que se observa é uma grande deficiência na formação de professores para a atuação em turmas inclusivas. Nesse sentido, este trabalho busca tratar da Educação Inclusiva no Ensino Médio, tendo em vista a importância e a necessidade de abordar a inclusão escolar no contexto da diversidade. A análise foi desenvolvida a partir da problematização das deficiências da formação do professor de Sociologia, do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, apresentando as possibilidades de uma atuação docente inclusiva no Ensino Médio em uma instituição pública. Este estudo teve como locús privilegiado, a Unidade Escolar São Cristóvão III, do Colégio Pedro II, na qual foram feitas observações diretas sobre o cotidiano escolar, conversas informais com professores de Sociologia, alunos, e acompanhamento do trabalho realizado no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), no período do estágio docente supervisionado, durante o ano letivo de 2014Gonçalves, Renata de SáLucas, Charlles da FonsecaPétry, Hélène CécileAlves, Marina Morena Rosa2019-06-06T19:06:15Z2019-06-06T19:06:15Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9844Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T18:43:52Zoai:app.uff.br:1/9844Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-10T18:43:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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