EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, JULIANE GABRIELE
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Flach, Simone de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5449
Resumo: O presente texto apresenta análise sobre a formação de professores para a educação inclusiva em uma universidade pública do estado do Paraná.  Para tanto utiliza de pesquisa bibliográfica e documental sobre a temática, além de dados coletados em questionário aplicados a graduandos de licenciaturas na referida instituição. A análise dos dados indica que disciplinas voltadas para a educação inclusiva são relevantes para o processo formativo de futuros profissionais e que a presença de disciplinas voltadas para a discussão teórica e prática sobre a atuação docente para o Público Alvo da Educação Inclusiva ainda são insuficientes ou inexistentes na maioria dos cursos de licenciatura, fato que causa insegurança para a futura atuação profissional dos pesquisados.
id UNOCHAPO-1_42ae8ad8fbb3fae43a805a781b1034e2
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5449
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ATUAÇÃO PROFISSIONALEducaçãoEducação InclusivaFormação de professoresO presente texto apresenta análise sobre a formação de professores para a educação inclusiva em uma universidade pública do estado do Paraná.  Para tanto utiliza de pesquisa bibliográfica e documental sobre a temática, além de dados coletados em questionário aplicados a graduandos de licenciaturas na referida instituição. A análise dos dados indica que disciplinas voltadas para a educação inclusiva são relevantes para o processo formativo de futuros profissionais e que a presença de disciplinas voltadas para a discussão teórica e prática sobre a atuação docente para o Público Alvo da Educação Inclusiva ainda são insuficientes ou inexistentes na maioria dos cursos de licenciatura, fato que causa insegurança para a futura atuação profissional dos pesquisados.Unochapecó2020-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/544910.22196/rp.v22i0.5449Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-20Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-201984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5449/3100Copyright (c) 2020 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMARTINS, JULIANE GABRIELEFlach, Simone de Fátima2020-07-08T19:10:06Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/5449Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2020-07-08T19:10:06Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL
title EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL
spellingShingle EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL
MARTINS, JULIANE GABRIELE
Educação
Educação Inclusiva
Formação de professores
title_short EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL
title_full EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL
title_fullStr EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL
title_sort EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ATUAÇÃO PROFISSIONAL
author MARTINS, JULIANE GABRIELE
author_facet MARTINS, JULIANE GABRIELE
Flach, Simone de Fátima
author_role author
author2 Flach, Simone de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, JULIANE GABRIELE
Flach, Simone de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Inclusiva
Formação de professores
topic Educação
Educação Inclusiva
Formação de professores
description O presente texto apresenta análise sobre a formação de professores para a educação inclusiva em uma universidade pública do estado do Paraná.  Para tanto utiliza de pesquisa bibliográfica e documental sobre a temática, além de dados coletados em questionário aplicados a graduandos de licenciaturas na referida instituição. A análise dos dados indica que disciplinas voltadas para a educação inclusiva são relevantes para o processo formativo de futuros profissionais e que a presença de disciplinas voltadas para a discussão teórica e prática sobre a atuação docente para o Público Alvo da Educação Inclusiva ainda são insuficientes ou inexistentes na maioria dos cursos de licenciatura, fato que causa insegurança para a futura atuação profissional dos pesquisados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5449
10.22196/rp.v22i0.5449
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5449
identifier_str_mv 10.22196/rp.v22i0.5449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5449/3100
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 22 (2020); 1-20
Revista Pedagógica; v. 22 (2020); 1-20
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320996030087168