Contribuições da (Bio)Ética para educação médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jaina Larissa Bastos Costa de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27087
http://dx.doi.org./10.22409/PPGBIOS.2020.d.03234490503
Resumo: Esta tese aborda a inserção da Bioética na educação médica, tendo como foco a graduação de medicina. A Educação Médica esteve, ao longo do tempo, marcada por reformas em seus currículos. O Relatório Flexner (1910) tem um importante significado no processo de mudanças nessa formação, principalmente por viabilizar uma padronização e instituir o modelo biomédico como majoritário na educação médica. Entretanto, no Brasil, esse relatório foi implementado no final da década de 60 do século passado, quando já vigoravam críticas internacionais ao modelo biomédico. As críticas estavam em consonância com as transformações sociais, políticas e econômicas que as sociedades vivenciavam. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2001 e 2014 representam respostas a essas críticas. E preconizam que o médico deve ter uma formação generalista, crítica, reflexiva e ética, tendo habilidades para atuar nos diferentes níveis de atenção. Nesse contexto, a Bioética se insere na formação médica, realizando reflexões sobre a prática profissional, os dilemas e conflitos presentes no exercício dessa profissão. Assim, dilemas profissionais e tomadas de decisões se constituem como questões que devem ser trabalhadas transversalmente ao longo da formação a fim de que o futuro profissional tenha ferramentas para tomar decisões diante do complexo cenário que envolve a saúde brasileira. As DCN indicam que o profissional da medicina deve estar preparado também para atuar no SUS, pois atuar nesse sistema contempla saber lidar com a escassez de recursos, o envelhecimento da população, a autonomia do paciente perante seu processo de saúde e cuidado e a inserção da tecnologia na saúde. Diante desse complexo cenário, as escolas médicas tentam responder esses desafios, de forma específica, frente à concepção do curso, distribuição de carga horária e ênfases. Nesta tese foi realizado o estudo de caso, envolvendo duas universidades públicas de distintas regiões do país (Nordeste e Sudeste) e buscou responder a seguinte questão: como está sendo realizado o ensino da bioética nas universidades investigadas? Para responder essa questão, serviram de base os seguintes documentos: programas e planos das disciplinas de Bioética e Matriz curricular dos cursos de Medicina; também foram realizadas entrevistas com professores das disciplinas de Bioéticas dessas universidades. Para a análise dos dados foram estabelecidas categorias: currículo; educação permanente e processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontaram que, na universidade do Nordeste, o ensino da Bioética é transversal à formação médica, compondo um eixo denominado de eixo ético-humanístico, que se desenvolve do primeiro ao último período do curso. Enquanto na universidade do Sudeste, uma única disciplina de Bioética é oferecida durante a graduação, no segundo período, ela é de natureza optativa. Tanto no programa, quanto os dados das entrevistas revelam que as duas universidades abordam a complexidade da prática médica, considerando o contexto do SUS, as tomadas de decisões, a escassez de recursos e fatores presentes nos estudos da Bioética. Para análise dos dados foram utilizadas as DCN, a perspectiva de Piaget na obra “O Juízo Moral na Criança” (1994), o comentador da obra de Piaget Yves de La Taille, Beauchamp e Childress, “Princípios de Ética Biomédica” (2002) e Sergio Rego na obra “A Formação Ética dos Médicos” (2003). Os resultados dos estudos da tese apontam que a Bioética pode contribuir para a educação médica, não se limitando ao cumprimento do Código de Ética profissional, mas realizando também reflexões sobre a tomada de decisão dos médicos diante do cuidado para população. Essa concepção vai à direção do que defende Piaget sobre a moral autônoma que corresponde à ideia de justiça, acordo mútuo, equidade e autonomia
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E preconizam que o médico deve ter uma formação generalista, crítica, reflexiva e ética, tendo habilidades para atuar nos diferentes níveis de atenção. Nesse contexto, a Bioética se insere na formação médica, realizando reflexões sobre a prática profissional, os dilemas e conflitos presentes no exercício dessa profissão. Assim, dilemas profissionais e tomadas de decisões se constituem como questões que devem ser trabalhadas transversalmente ao longo da formação a fim de que o futuro profissional tenha ferramentas para tomar decisões diante do complexo cenário que envolve a saúde brasileira. As DCN indicam que o profissional da medicina deve estar preparado também para atuar no SUS, pois atuar nesse sistema contempla saber lidar com a escassez de recursos, o envelhecimento da população, a autonomia do paciente perante seu processo de saúde e cuidado e a inserção da tecnologia na saúde. Diante desse complexo cenário, as escolas médicas tentam responder esses desafios, de forma específica, frente à concepção do curso, distribuição de carga horária e ênfases. Nesta tese foi realizado o estudo de caso, envolvendo duas universidades públicas de distintas regiões do país (Nordeste e Sudeste) e buscou responder a seguinte questão: como está sendo realizado o ensino da bioética nas universidades investigadas? Para responder essa questão, serviram de base os seguintes documentos: programas e planos das disciplinas de Bioética e Matriz curricular dos cursos de Medicina; também foram realizadas entrevistas com professores das disciplinas de Bioéticas dessas universidades. Para a análise dos dados foram estabelecidas categorias: currículo; educação permanente e processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontaram que, na universidade do Nordeste, o ensino da Bioética é transversal à formação médica, compondo um eixo denominado de eixo ético-humanístico, que se desenvolve do primeiro ao último período do curso. Enquanto na universidade do Sudeste, uma única disciplina de Bioética é oferecida durante a graduação, no segundo período, ela é de natureza optativa. Tanto no programa, quanto os dados das entrevistas revelam que as duas universidades abordam a complexidade da prática médica, considerando o contexto do SUS, as tomadas de decisões, a escassez de recursos e fatores presentes nos estudos da Bioética. Para análise dos dados foram utilizadas as DCN, a perspectiva de Piaget na obra “O Juízo Moral na Criança” (1994), o comentador da obra de Piaget Yves de La Taille, Beauchamp e Childress, “Princípios de Ética Biomédica” (2002) e Sergio Rego na obra “A Formação Ética dos Médicos” (2003). Os resultados dos estudos da tese apontam que a Bioética pode contribuir para a educação médica, não se limitando ao cumprimento do Código de Ética profissional, mas realizando também reflexões sobre a tomada de decisão dos médicos diante do cuidado para população. Essa concepção vai à direção do que defende Piaget sobre a moral autônoma que corresponde à ideia de justiça, acordo mútuo, equidade e autonomiaThis thesis addresses the insertion of Bioethics in Medical Education, with a focus on undergraduate medicine. Medical Education has been marked by reforms in its curricula over time. The Flexner Report (1910) has an important meaning in the process of changes in this formation, mainly because it enables standardization and institutes the biomedical model as a standard. However, in Brazil, this Report was implemented in the late 1960s, when international criticism of the biomedical model was in effect. Criticism is linked to the social, political, and economic changes that societies were going through. The National Curriculum Guidelines (DCN) of 2001 and 2014 represent responses to these criticisms. The DCN recommends that the physician must have a generalist, critical, reflective, and ethical training, with skills to act at different levels of care. In this context, Bioethics is inserted in medical training, reflecting on professional practice on the dilemmas and conflicts present in the exercise of this profession. Thus, professional dilemmas and decision making are issues that must be addressed throughout the training so that the future professional has tools to make decisions in the face of the complex scenario that involves Brazilian health. The DCNs indicate that the medical professional must also be prepared to work in the SUS (Unified Health System). Working in this system includes knowing how to deal with the scarcity of resources, the aging of the population, the patient's autonomy in the face of their health and care process, and the insertion of technology in health. Faced with this complex scenario, medical schools seek to respond to these challenges in a specific way, because of the program design, the workload distribution, and the emphases. In this thesis, a case study was carried out involving two public Universities from different regions of the country (Northeast and Southeast), and sought to answer the following question: how is the teaching of Bioethics being carried out in the investigated Universities? To answer this question, the ensuing documents were used as a basis: programs and plans of the disciplines of Bioethics and the curricular matrix of medical courses. Interviews were also conducted with professors from the Bioethics disciplines of these Universities. For data analysis, the following categories were established: curriculum; permanent education, and the teaching-learning process. The results showed that at the University of the Northeast the teaching of bioethics is transversal to medical training, composing an Axis called Ethical-Humanistic Axis, which develops from the first to the last period of the program. While at the University of the Southeast, a single bioethics course is offered during undergraduate studies, in the second period, as an optional course. Both in the program and in the interview data, the data reveal that the two Universities address the complexity of medical practice, considering the context of SUS, decision-making, the scarcity of resources, and factors present in the studies of bioethics. For data analysis were used: the DCNs, Piaget's perspective in the work “The children moral judgment”, the commentator of Piaget's work Yves de La Taille, Beauchamp and Childress, Pincipialist theory, Sergio Rego in the work “The Ethical Training of physicians”. The results of the studies of this thesis indicate that Bioethics can contribute to medical training, not limited to compliance with the professional Code of Ethics, but also reflecting in the decision making of physicians regarding the service to the population. This conception agrees with Piaget's defense of an autonomous morality which corresponds to the idea of justice, mutual agreement, equity, and autonomy156 f.Koifman, Lilianhttp://lattes.cnpq.br/2524511773652697http://lattes.cnpq.br/2524511773652697Gomes, Andréia Patríciahttp://lattes.cnpq.br/2722908704781524Oliveira, Gilson Saippa dehttp://lattes.cnpq.br/2212927628480533Rego, Sergio Tavares de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/9148689357356217Berger, Sônia Dantashttp://lattes.cnpq.br/8153894424364049http://lattes.cnpq.br/9495549355513072Oliveira, Jaina Larissa Bastos Costa de2022-11-28T13:41:34Z2022-11-28T13:41:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Jaina Larissa Bastos Costa de. Contribuições da (Bio)Ética para educação médica. 2020. 156 f. 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