Oficinas de Filosofia no Ensino Médio: proposta de educação para diversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Juliana da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30303
Resumo: Partindo de uma compreensão de inclusão e diversidade escolar como construção de uma educação para todas as pessoas, e percebendo que nem todas as determinações legais neste quesito se efetivam na prática, motivei-me a buscar caminhos para concretizar uma proposta de educação para a diversidade. Este trabalho se constrói com este intento, fundamentando-se na Abordagem de Projetos (HERNÁNDEZ, 1998 e HERNÁNDEZ e VENTURA, 2017), na Pedagogia Feminista (LOURO 1997, 2018) e na Interculturalidade (CANDAU, 2007, 2008, 2012, 2016). Coletamos os dados por meio de oficinas em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro. Nestas oficinas, foram realizadas observações, avaliações dos trabalhos realizados pelas/pelos estudantes, e de suas falas, a partir de atividades como rodas de conversas e debates. Sob a temática de gênero e sexualidade abordada pelo olhar da disciplina Filosofia, estimulamos as reflexões sobre natureza e cultura, violência de gênero, sociedade patriarcal, masculinidades. Dialogamos com os pressupostos da pesquisa-ação, a partir da perspectiva de THIOLLENT (1996). Como resultados, verificamos a possibilidade de aprofundamento de conceitos filosóficos, evidenciada com a demanda pela elaboração de propostas dialógicas para o ensino de Filosofia que considerem a temática de gênero e sexualidade, devido às vivências, dúvidas e tensões manifestas pelo alunado.
id UFF-2_aa775ce5e28d0bb65695401b8e830daa
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30303
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Oficinas de Filosofia no Ensino Médio: proposta de educação para diversidadeensino de Filosofia; gênero; pedagogia feminista; abordagem de projetos.Educação inclusiva, Ensino de Filosofia, Gênero, Feminismo, PedagogiaPhilosophy teaching; gender; feminist pedagogy; project approachPartindo de uma compreensão de inclusão e diversidade escolar como construção de uma educação para todas as pessoas, e percebendo que nem todas as determinações legais neste quesito se efetivam na prática, motivei-me a buscar caminhos para concretizar uma proposta de educação para a diversidade. Este trabalho se constrói com este intento, fundamentando-se na Abordagem de Projetos (HERNÁNDEZ, 1998 e HERNÁNDEZ e VENTURA, 2017), na Pedagogia Feminista (LOURO 1997, 2018) e na Interculturalidade (CANDAU, 2007, 2008, 2012, 2016). Coletamos os dados por meio de oficinas em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro. Nestas oficinas, foram realizadas observações, avaliações dos trabalhos realizados pelas/pelos estudantes, e de suas falas, a partir de atividades como rodas de conversas e debates. Sob a temática de gênero e sexualidade abordada pelo olhar da disciplina Filosofia, estimulamos as reflexões sobre natureza e cultura, violência de gênero, sociedade patriarcal, masculinidades. Dialogamos com os pressupostos da pesquisa-ação, a partir da perspectiva de THIOLLENT (1996). Como resultados, verificamos a possibilidade de aprofundamento de conceitos filosóficos, evidenciada com a demanda pela elaboração de propostas dialógicas para o ensino de Filosofia que considerem a temática de gênero e sexualidade, devido às vivências, dúvidas e tensões manifestas pelo alunado.Starting from an understanding of school inclusion and diversity as the construction of an education for all people, and realizing that not all legal determinations in this regard are effective in practice, I was motivated to look for ways to materialize a proposal for education for diversity. This work is built with this intent, based on the Project Approach (HERNÁNDEZ, 1998 and HERNÁNDEZ e VENTURA, 2017), Feminist Pedagogy (LOURO 1997, 2018) and Intercultural Education (CANDAU, 2007, 2008, 2012, 2016 ). We collected the data through workshops in two third year classes in high school at a state school in Rio de Janeiro. In these workshops, observations were made, evaluations of the work done by / by the students, and their speeches, from activities such as rounds of conversations and debates. Under the theme of gender and sexuality addressed by the Philosophy discipline, we encourage reflections on nature and culture, gender violence, patriarchal society, masculinities. We dialogue with the assumptions of action research, from the perspective of THIOLLENT (1996). As a result, we verified the possibility of deepening philosophical concepts, evidenced by the demand for the elaboration of dialogical proposals for the teaching of Philosophy that consider the theme of gender and sexuality, due to the experiences, doubts and tensions manifested by the students.119 p.Dominick, Rejany dos SantosSepúlveda, Denize de Aguiar XavierSantos, Mônica Pereira dosYamasaki, Alice AkemiSilva, Dagmar Mello eGama, Juliana da Silva2023-09-12T18:16:57Z2023-09-12T18:16:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGAMA, Juliana da Silva. Oficinas de Filosofia no Ensino Médio: proposta de educação para a diversidade. 2020. 119 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30303CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-12T18:17:01Zoai:app.uff.br:1/30303Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:20.861873Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas de Filosofia no Ensino Médio: proposta de educação para diversidade
title Oficinas de Filosofia no Ensino Médio: proposta de educação para diversidade
spellingShingle Oficinas de Filosofia no Ensino Médio: proposta de educação para diversidade
Gama, Juliana da Silva
ensino de Filosofia; gênero; pedagogia feminista; abordagem de projetos.
Educação inclusiva, Ensino de Filosofia, Gênero, Feminismo, Pedagogia
Philosophy teaching; gender; feminist pedagogy; project approach
title_short Oficinas de Filosofia no Ensino Médio: proposta de educação para diversidade
title_full Oficinas de Filosofia no Ensino Médio: proposta de educação para diversidade
title_fullStr Oficinas de Filosofia no Ensino Médio: proposta de educação para diversidade
title_full_unstemmed Oficinas de Filosofia no Ensino Médio: proposta de educação para diversidade
title_sort Oficinas de Filosofia no Ensino Médio: proposta de educação para diversidade
author Gama, Juliana da Silva
author_facet Gama, Juliana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dominick, Rejany dos Santos
Sepúlveda, Denize de Aguiar Xavier
Santos, Mônica Pereira dos
Yamasaki, Alice Akemi
Silva, Dagmar Mello e
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Juliana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de Filosofia; gênero; pedagogia feminista; abordagem de projetos.
Educação inclusiva, Ensino de Filosofia, Gênero, Feminismo, Pedagogia
Philosophy teaching; gender; feminist pedagogy; project approach
topic ensino de Filosofia; gênero; pedagogia feminista; abordagem de projetos.
Educação inclusiva, Ensino de Filosofia, Gênero, Feminismo, Pedagogia
Philosophy teaching; gender; feminist pedagogy; project approach
description Partindo de uma compreensão de inclusão e diversidade escolar como construção de uma educação para todas as pessoas, e percebendo que nem todas as determinações legais neste quesito se efetivam na prática, motivei-me a buscar caminhos para concretizar uma proposta de educação para a diversidade. Este trabalho se constrói com este intento, fundamentando-se na Abordagem de Projetos (HERNÁNDEZ, 1998 e HERNÁNDEZ e VENTURA, 2017), na Pedagogia Feminista (LOURO 1997, 2018) e na Interculturalidade (CANDAU, 2007, 2008, 2012, 2016). Coletamos os dados por meio de oficinas em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro. Nestas oficinas, foram realizadas observações, avaliações dos trabalhos realizados pelas/pelos estudantes, e de suas falas, a partir de atividades como rodas de conversas e debates. Sob a temática de gênero e sexualidade abordada pelo olhar da disciplina Filosofia, estimulamos as reflexões sobre natureza e cultura, violência de gênero, sociedade patriarcal, masculinidades. Dialogamos com os pressupostos da pesquisa-ação, a partir da perspectiva de THIOLLENT (1996). Como resultados, verificamos a possibilidade de aprofundamento de conceitos filosóficos, evidenciada com a demanda pela elaboração de propostas dialógicas para o ensino de Filosofia que considerem a temática de gênero e sexualidade, devido às vivências, dúvidas e tensões manifestas pelo alunado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-12T18:16:57Z
2023-09-12T18:16:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GAMA, Juliana da Silva. Oficinas de Filosofia no Ensino Médio: proposta de educação para a diversidade. 2020. 119 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30303
identifier_str_mv GAMA, Juliana da Silva. Oficinas de Filosofia no Ensino Médio: proposta de educação para a diversidade. 2020. 119 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823584061947904