Análise multicritério de risco de falhas em processos de soldagem a laser de aços planos com base no FMEA AIAG & VDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Márcio Pedroso
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/35156
Resumo: Para garantir a qualidade de seus produtos, o setor automotivo exige de seus fornecedores o uso da Análise de Modo e Efeitos de Falha (FMEA) como requisito para controle de riscos de seus processos. Entretanto, essa abordagem possui algumas limitações. Em 2019, a Automotive International Action Group (AIAG) e a Verband der Automobilindustrie (VDA) publicaram uma nova versão do FMEA, harmonizando seus conceitos e introduzindo o critério de Prioridade de Ação (PA) em substituição ao Número de Prioridade de Risco (RPN). No entanto, algumas limitações estruturais permaneceram. A combinação do FMEA com a abordagem de Custo da Qualidade (CoQ) e com a avaliação de inter­relações do Decision­Making Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL) supera essas limitações, estabelecendo critérios para a classificação e priorização dos riscos de processos relacionados aos seus impactos financeiros. Foi desenvolvido um framework para a aplicação da harmonização proposta pela AIAG & VDA, independente do uso de softwares comerciais, opcionalmente aprimorado com a combinação dos conceitos do CoQ e DEMATEL. Este framework é aplicável a processos complexos onde o critério PA não possui resolução suficiente para classificar e priorizar os modos de falha mais relevantes a serem tratados pela equipe de melhoria contínua e disponham de dados históricos para avaliação das ocorrências e capacidade de detecção de falhas. A pesquisa gerou um produto tecnológico na forma de um protocolo/manual que pode ser replicado em diferentes processos. Um processo real de soldagem a laser de aços planos da cadeia de suprimentos automotiva foi estudado, revelando 327 modos de falha distintos com suas respectivas causas. Considerando apenas o critério de PA, 19 modos de falha foram considerados de prioridade alta, dificultando a priorização dos esforços pelo tomador de decisão. Após a análise aprimorada, a resistência mecânica da solda inferior à especificada foi identificada como o modo de falha a ser priorizado.
id UFF-2_aac29cd2967c7b5d0994eb6ff063d3b7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/35156
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise multicritério de risco de falhas em processos de soldagem a laser de aços planos com base no FMEA AIAG & VDAAIAGCoQDEMATELFMEAVDAAnálise dos modos de falha e seus efeitosCusto da qualidadeAdministração de riscosProdução intelectualEngenharia de ProduçãoPara garantir a qualidade de seus produtos, o setor automotivo exige de seus fornecedores o uso da Análise de Modo e Efeitos de Falha (FMEA) como requisito para controle de riscos de seus processos. Entretanto, essa abordagem possui algumas limitações. Em 2019, a Automotive International Action Group (AIAG) e a Verband der Automobilindustrie (VDA) publicaram uma nova versão do FMEA, harmonizando seus conceitos e introduzindo o critério de Prioridade de Ação (PA) em substituição ao Número de Prioridade de Risco (RPN). No entanto, algumas limitações estruturais permaneceram. A combinação do FMEA com a abordagem de Custo da Qualidade (CoQ) e com a avaliação de inter­relações do Decision­Making Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL) supera essas limitações, estabelecendo critérios para a classificação e priorização dos riscos de processos relacionados aos seus impactos financeiros. Foi desenvolvido um framework para a aplicação da harmonização proposta pela AIAG & VDA, independente do uso de softwares comerciais, opcionalmente aprimorado com a combinação dos conceitos do CoQ e DEMATEL. Este framework é aplicável a processos complexos onde o critério PA não possui resolução suficiente para classificar e priorizar os modos de falha mais relevantes a serem tratados pela equipe de melhoria contínua e disponham de dados históricos para avaliação das ocorrências e capacidade de detecção de falhas. A pesquisa gerou um produto tecnológico na forma de um protocolo/manual que pode ser replicado em diferentes processos. Um processo real de soldagem a laser de aços planos da cadeia de suprimentos automotiva foi estudado, revelando 327 modos de falha distintos com suas respectivas causas. Considerando apenas o critério de PA, 19 modos de falha foram considerados de prioridade alta, dificultando a priorização dos esforços pelo tomador de decisão. Após a análise aprimorada, a resistência mecânica da solda inferior à especificada foi identificada como o modo de falha a ser priorizado.To ensure the quality of their products, the automotive sector requires itssuppliers to use Failure Mode and Effects Analysis (FMEA) as a risk control measure for their processes. However, this approach has some limitations. In 2019, the Automotive International Action Group (AIAG) and the Verband der Automobilindustrie (VDA) published a new version of FMEA, harmonizing their concepts and introducing the Action Priority (AP) criterion to replace the Risk Priority Number (RPN). Nevertheless, some structural limitations remained. The combination of FMEA with the Cost of Quality (CoQ) approach and the Decision­Making Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL) method overcomes these limitations, establishing criteria for classifying and prioritizing process risks based on their financial impacts. A framework was developed for applying the harmonization proposed by AIAG & VDA without the use of commercial software, optionally enhanced by combining CoQ and DEMATEL concepts. This framework is applicable to complex processes where the AP criterion does not provide sufficient resolution to classify and prioritize the most relevant failure modes to be addressed by the continuous improvement team and have historical data for evaluating occurrences and failure detection capabilities. The research resulted in a technological product in the form of a protocol/manual that can be replicated in different processes. A real laser welding process of flat steel in the automotive supply chain was studied, revealing 327 distinct failure modes with their respective causes. Considering only the AP criterion, 19 failure modes were deemed high priority, complicating the decision­maker’s prioritization efforts. After the enhanced analysis, insufficient weld mechanical strength was identified as the failure mode to be prioritized.261 p.Rocha, Henrique Martinshttp://lattes.cnpq.br/0532941206355027Brandalise, Nilsonhttp://lattes.cnpq.br/8212959359349775Costa, Kelly Alonsohttp://lattes.cnpq.br/8918904607205362Bonamigo, Andreihttp://lattes.cnpq.br/2076807729240444Moraes, Celso Francisco dehttp://lattes.cnpq.br/2571470862204170Silva, Messias Borgeshttp://lattes.cnpq.br/9507655803234261http://lattes.cnpq.br/0730791169471520Bastos, Márcio Pedroso2024-10-30T15:50:12Z2024-10-30T15:50:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBASTOS, Márcio Pedroso. Análise multicritério de risco de falhas em processos de soldagem a laser de aços planos com base no FMEA AIAG & VDA. 2024. 261 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/35156CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-10-30T15:50:16Zoai:app.uff.br:1/35156Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-10-30T15:50:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise multicritério de risco de falhas em processos de soldagem a laser de aços planos com base no FMEA AIAG & VDA
title Análise multicritério de risco de falhas em processos de soldagem a laser de aços planos com base no FMEA AIAG & VDA
spellingShingle Análise multicritério de risco de falhas em processos de soldagem a laser de aços planos com base no FMEA AIAG & VDA
Bastos, Márcio Pedroso
AIAG
CoQ
DEMATEL
FMEA
VDA
Análise dos modos de falha e seus efeitos
Custo da qualidade
Administração de riscos
Produção intelectual
Engenharia de Produção
title_short Análise multicritério de risco de falhas em processos de soldagem a laser de aços planos com base no FMEA AIAG & VDA
title_full Análise multicritério de risco de falhas em processos de soldagem a laser de aços planos com base no FMEA AIAG & VDA
title_fullStr Análise multicritério de risco de falhas em processos de soldagem a laser de aços planos com base no FMEA AIAG & VDA
title_full_unstemmed Análise multicritério de risco de falhas em processos de soldagem a laser de aços planos com base no FMEA AIAG & VDA
title_sort Análise multicritério de risco de falhas em processos de soldagem a laser de aços planos com base no FMEA AIAG & VDA
author Bastos, Márcio Pedroso
author_facet Bastos, Márcio Pedroso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Henrique Martins
http://lattes.cnpq.br/0532941206355027
Brandalise, Nilson
http://lattes.cnpq.br/8212959359349775
Costa, Kelly Alonso
http://lattes.cnpq.br/8918904607205362
Bonamigo, Andrei
http://lattes.cnpq.br/2076807729240444
Moraes, Celso Francisco de
http://lattes.cnpq.br/2571470862204170
Silva, Messias Borges
http://lattes.cnpq.br/9507655803234261
http://lattes.cnpq.br/0730791169471520
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Márcio Pedroso
dc.subject.por.fl_str_mv AIAG
CoQ
DEMATEL
FMEA
VDA
Análise dos modos de falha e seus efeitos
Custo da qualidade
Administração de riscos
Produção intelectual
Engenharia de Produção
topic AIAG
CoQ
DEMATEL
FMEA
VDA
Análise dos modos de falha e seus efeitos
Custo da qualidade
Administração de riscos
Produção intelectual
Engenharia de Produção
description Para garantir a qualidade de seus produtos, o setor automotivo exige de seus fornecedores o uso da Análise de Modo e Efeitos de Falha (FMEA) como requisito para controle de riscos de seus processos. Entretanto, essa abordagem possui algumas limitações. Em 2019, a Automotive International Action Group (AIAG) e a Verband der Automobilindustrie (VDA) publicaram uma nova versão do FMEA, harmonizando seus conceitos e introduzindo o critério de Prioridade de Ação (PA) em substituição ao Número de Prioridade de Risco (RPN). No entanto, algumas limitações estruturais permaneceram. A combinação do FMEA com a abordagem de Custo da Qualidade (CoQ) e com a avaliação de inter­relações do Decision­Making Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL) supera essas limitações, estabelecendo critérios para a classificação e priorização dos riscos de processos relacionados aos seus impactos financeiros. Foi desenvolvido um framework para a aplicação da harmonização proposta pela AIAG & VDA, independente do uso de softwares comerciais, opcionalmente aprimorado com a combinação dos conceitos do CoQ e DEMATEL. Este framework é aplicável a processos complexos onde o critério PA não possui resolução suficiente para classificar e priorizar os modos de falha mais relevantes a serem tratados pela equipe de melhoria contínua e disponham de dados históricos para avaliação das ocorrências e capacidade de detecção de falhas. A pesquisa gerou um produto tecnológico na forma de um protocolo/manual que pode ser replicado em diferentes processos. Um processo real de soldagem a laser de aços planos da cadeia de suprimentos automotiva foi estudado, revelando 327 modos de falha distintos com suas respectivas causas. Considerando apenas o critério de PA, 19 modos de falha foram considerados de prioridade alta, dificultando a priorização dos esforços pelo tomador de decisão. Após a análise aprimorada, a resistência mecânica da solda inferior à especificada foi identificada como o modo de falha a ser priorizado.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-10-30T15:50:12Z
2024-10-30T15:50:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BASTOS, Márcio Pedroso. Análise multicritério de risco de falhas em processos de soldagem a laser de aços planos com base no FMEA AIAG & VDA. 2024. 261 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2024.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/35156
identifier_str_mv BASTOS, Márcio Pedroso. Análise multicritério de risco de falhas em processos de soldagem a laser de aços planos com base no FMEA AIAG & VDA. 2024. 261 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2024.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/35156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053580921864192