Análise multicritério de risco de falhas em processos de soldagem a laser de aços planos com base no FMEA AIAG & VDA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35156 |
Resumo: | Para garantir a qualidade de seus produtos, o setor automotivo exige de seus fornecedores o uso da Análise de Modo e Efeitos de Falha (FMEA) como requisito para controle de riscos de seus processos. Entretanto, essa abordagem possui algumas limitações. Em 2019, a Automotive International Action Group (AIAG) e a Verband der Automobilindustrie (VDA) publicaram uma nova versão do FMEA, harmonizando seus conceitos e introduzindo o critério de Prioridade de Ação (PA) em substituição ao Número de Prioridade de Risco (RPN). No entanto, algumas limitações estruturais permaneceram. A combinação do FMEA com a abordagem de Custo da Qualidade (CoQ) e com a avaliação de interrelações do DecisionMaking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL) supera essas limitações, estabelecendo critérios para a classificação e priorização dos riscos de processos relacionados aos seus impactos financeiros. Foi desenvolvido um framework para a aplicação da harmonização proposta pela AIAG & VDA, independente do uso de softwares comerciais, opcionalmente aprimorado com a combinação dos conceitos do CoQ e DEMATEL. Este framework é aplicável a processos complexos onde o critério PA não possui resolução suficiente para classificar e priorizar os modos de falha mais relevantes a serem tratados pela equipe de melhoria contínua e disponham de dados históricos para avaliação das ocorrências e capacidade de detecção de falhas. A pesquisa gerou um produto tecnológico na forma de um protocolo/manual que pode ser replicado em diferentes processos. Um processo real de soldagem a laser de aços planos da cadeia de suprimentos automotiva foi estudado, revelando 327 modos de falha distintos com suas respectivas causas. Considerando apenas o critério de PA, 19 modos de falha foram considerados de prioridade alta, dificultando a priorização dos esforços pelo tomador de decisão. Após a análise aprimorada, a resistência mecânica da solda inferior à especificada foi identificada como o modo de falha a ser priorizado. |
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Análise multicritério de risco de falhas em processos de soldagem a laser de aços planos com base no FMEA AIAG & VDAAIAGCoQDEMATELFMEAVDAAnálise dos modos de falha e seus efeitosCusto da qualidadeAdministração de riscosProdução intelectualEngenharia de ProduçãoPara garantir a qualidade de seus produtos, o setor automotivo exige de seus fornecedores o uso da Análise de Modo e Efeitos de Falha (FMEA) como requisito para controle de riscos de seus processos. Entretanto, essa abordagem possui algumas limitações. Em 2019, a Automotive International Action Group (AIAG) e a Verband der Automobilindustrie (VDA) publicaram uma nova versão do FMEA, harmonizando seus conceitos e introduzindo o critério de Prioridade de Ação (PA) em substituição ao Número de Prioridade de Risco (RPN). No entanto, algumas limitações estruturais permaneceram. A combinação do FMEA com a abordagem de Custo da Qualidade (CoQ) e com a avaliação de interrelações do DecisionMaking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL) supera essas limitações, estabelecendo critérios para a classificação e priorização dos riscos de processos relacionados aos seus impactos financeiros. Foi desenvolvido um framework para a aplicação da harmonização proposta pela AIAG & VDA, independente do uso de softwares comerciais, opcionalmente aprimorado com a combinação dos conceitos do CoQ e DEMATEL. Este framework é aplicável a processos complexos onde o critério PA não possui resolução suficiente para classificar e priorizar os modos de falha mais relevantes a serem tratados pela equipe de melhoria contínua e disponham de dados históricos para avaliação das ocorrências e capacidade de detecção de falhas. A pesquisa gerou um produto tecnológico na forma de um protocolo/manual que pode ser replicado em diferentes processos. Um processo real de soldagem a laser de aços planos da cadeia de suprimentos automotiva foi estudado, revelando 327 modos de falha distintos com suas respectivas causas. Considerando apenas o critério de PA, 19 modos de falha foram considerados de prioridade alta, dificultando a priorização dos esforços pelo tomador de decisão. Após a análise aprimorada, a resistência mecânica da solda inferior à especificada foi identificada como o modo de falha a ser priorizado.To ensure the quality of their products, the automotive sector requires itssuppliers to use Failure Mode and Effects Analysis (FMEA) as a risk control measure for their processes. However, this approach has some limitations. In 2019, the Automotive International Action Group (AIAG) and the Verband der Automobilindustrie (VDA) published a new version of FMEA, harmonizing their concepts and introducing the Action Priority (AP) criterion to replace the Risk Priority Number (RPN). Nevertheless, some structural limitations remained. The combination of FMEA with the Cost of Quality (CoQ) approach and the DecisionMaking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL) method overcomes these limitations, establishing criteria for classifying and prioritizing process risks based on their financial impacts. A framework was developed for applying the harmonization proposed by AIAG & VDA without the use of commercial software, optionally enhanced by combining CoQ and DEMATEL concepts. This framework is applicable to complex processes where the AP criterion does not provide sufficient resolution to classify and prioritize the most relevant failure modes to be addressed by the continuous improvement team and have historical data for evaluating occurrences and failure detection capabilities. The research resulted in a technological product in the form of a protocol/manual that can be replicated in different processes. A real laser welding process of flat steel in the automotive supply chain was studied, revealing 327 distinct failure modes with their respective causes. Considering only the AP criterion, 19 failure modes were deemed high priority, complicating the decisionmaker’s prioritization efforts. After the enhanced analysis, insufficient weld mechanical strength was identified as the failure mode to be prioritized.261 p.Rocha, Henrique Martinshttp://lattes.cnpq.br/0532941206355027Brandalise, Nilsonhttp://lattes.cnpq.br/8212959359349775Costa, Kelly Alonsohttp://lattes.cnpq.br/8918904607205362Bonamigo, Andreihttp://lattes.cnpq.br/2076807729240444Moraes, Celso Francisco dehttp://lattes.cnpq.br/2571470862204170Silva, Messias Borgeshttp://lattes.cnpq.br/9507655803234261http://lattes.cnpq.br/0730791169471520Bastos, Márcio Pedroso2024-10-30T15:50:12Z2024-10-30T15:50:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBASTOS, Márcio Pedroso. 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