Direito e e-sports: conceito e regulamentação jurídica na área

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bissoli, Luan Miranda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31335
Resumo: Os E-sports ganharam muita popularidade com o surgimento da internet banda larga, com o barateamento dos videogames e popularização dos canais de transmissão dos campeonatos. No Brasil, a categoria cresce por meio de investimentos em massa de marcas nacionais e internacionais, movimentando milhões de reais e gerando subsistência para inúmeras famílias. Diante do falado, esta pesquisa jurídico-teórica tem como objetivo elucidar o surgimento desta indústria do entretenimento e observar as relações contratuais, principalmente em torno dos atletas profissionais, confrontando com relações existentes em outros esportes tidos como tradicionais e com a legislação vigente. Desta forma, por meio de uma pesquisa interdisciplinar, baseado em pesquisa doutrinária e Direito Comparado, pretende-se determinar a natureza jurídica da atividade profissional exercida pelo cyber-atleta para que seja, por fim, apontada a necessidade de regulamentação específica da categoria para promoção do desenvolvimento do jogador profissional e da atividade tecnológica no Brasil
id UFF-2_aacae6640bc65720f2bf338bf822f245
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31335
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Direito e e-sports: conceito e regulamentação jurídica na áreaDireito do trabalhoE-sportsLei Pelé (Lei nº 9.615/98)CyberatletaLei PeléCiberespaçoDireito do trabalhoVideogameLabor lawEsportCyber-athletePelé law (Law n. 9.615/98)Os E-sports ganharam muita popularidade com o surgimento da internet banda larga, com o barateamento dos videogames e popularização dos canais de transmissão dos campeonatos. No Brasil, a categoria cresce por meio de investimentos em massa de marcas nacionais e internacionais, movimentando milhões de reais e gerando subsistência para inúmeras famílias. Diante do falado, esta pesquisa jurídico-teórica tem como objetivo elucidar o surgimento desta indústria do entretenimento e observar as relações contratuais, principalmente em torno dos atletas profissionais, confrontando com relações existentes em outros esportes tidos como tradicionais e com a legislação vigente. Desta forma, por meio de uma pesquisa interdisciplinar, baseado em pesquisa doutrinária e Direito Comparado, pretende-se determinar a natureza jurídica da atividade profissional exercida pelo cyber-atleta para que seja, por fim, apontada a necessidade de regulamentação específica da categoria para promoção do desenvolvimento do jogador profissional e da atividade tecnológica no BrasilE-sports have gained popularity in recent years with the emerge of broadband internet, the process of lowering down the price of video games and the popularization of streaming channels. In Brazil, the category grows highly because of massive investments by national and international brands, moving millions of reais and generating livelihoods for countless families. With that said, this legal-theoretical research aims to elucidate the emerge of this entertainment industry and observe contractual relationships, mainly around professional athletes, confronting existing relationships in other traditional sport and the current legislation. In this way, through an interdisciplinary research, based on doctrinal research and Comparative Law, it is intended to determine the legal nature of the professional activity carried out by the cyber-athlete so that it is finally pointed out the need for specific regulation of the category to promote the professional player development and technological activity in Brazil60 f.Nascimento, Daniel Arrudahttp://lattes.cnpq.br/0578569833689838Teles, Gabriela Caramuruhttp://lattes.cnpq.br/0651840375649590Teles, Bárbara Caramuruhttp://lattes.cnpq.br/9925691058602976Bissoli, Luan Miranda2023-12-06T14:31:35Z2023-12-06T14:31:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBISSOLI, Luan Miranda. Direito e e-sports: conceito e regulamentação jurídica na área. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31335CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-06T14:31:39Zoai:app.uff.br:1/31335Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:54.809163Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Direito e e-sports: conceito e regulamentação jurídica na área
title Direito e e-sports: conceito e regulamentação jurídica na área
spellingShingle Direito e e-sports: conceito e regulamentação jurídica na área
Bissoli, Luan Miranda
Direito do trabalho
E-sports
Lei Pelé (Lei nº 9.615/98)
Cyberatleta
Lei Pelé
Ciberespaço
Direito do trabalho
Videogame
Labor law
Esport
Cyber-athlete
Pelé law (Law n. 9.615/98)
title_short Direito e e-sports: conceito e regulamentação jurídica na área
title_full Direito e e-sports: conceito e regulamentação jurídica na área
title_fullStr Direito e e-sports: conceito e regulamentação jurídica na área
title_full_unstemmed Direito e e-sports: conceito e regulamentação jurídica na área
title_sort Direito e e-sports: conceito e regulamentação jurídica na área
author Bissoli, Luan Miranda
author_facet Bissoli, Luan Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Daniel Arruda
http://lattes.cnpq.br/0578569833689838
Teles, Gabriela Caramuru
http://lattes.cnpq.br/0651840375649590
Teles, Bárbara Caramuru
http://lattes.cnpq.br/9925691058602976
dc.contributor.author.fl_str_mv Bissoli, Luan Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Direito do trabalho
E-sports
Lei Pelé (Lei nº 9.615/98)
Cyberatleta
Lei Pelé
Ciberespaço
Direito do trabalho
Videogame
Labor law
Esport
Cyber-athlete
Pelé law (Law n. 9.615/98)
topic Direito do trabalho
E-sports
Lei Pelé (Lei nº 9.615/98)
Cyberatleta
Lei Pelé
Ciberespaço
Direito do trabalho
Videogame
Labor law
Esport
Cyber-athlete
Pelé law (Law n. 9.615/98)
description Os E-sports ganharam muita popularidade com o surgimento da internet banda larga, com o barateamento dos videogames e popularização dos canais de transmissão dos campeonatos. No Brasil, a categoria cresce por meio de investimentos em massa de marcas nacionais e internacionais, movimentando milhões de reais e gerando subsistência para inúmeras famílias. Diante do falado, esta pesquisa jurídico-teórica tem como objetivo elucidar o surgimento desta indústria do entretenimento e observar as relações contratuais, principalmente em torno dos atletas profissionais, confrontando com relações existentes em outros esportes tidos como tradicionais e com a legislação vigente. Desta forma, por meio de uma pesquisa interdisciplinar, baseado em pesquisa doutrinária e Direito Comparado, pretende-se determinar a natureza jurídica da atividade profissional exercida pelo cyber-atleta para que seja, por fim, apontada a necessidade de regulamentação específica da categoria para promoção do desenvolvimento do jogador profissional e da atividade tecnológica no Brasil
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06T14:31:35Z
2023-12-06T14:31:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BISSOLI, Luan Miranda. Direito e e-sports: conceito e regulamentação jurídica na área. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31335
identifier_str_mv BISSOLI, Luan Miranda. Direito e e-sports: conceito e regulamentação jurídica na área. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823682812641280