Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Cecília Campos de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15630
Resumo: Este trabalho tem como objetivo-geral analisar a proposta educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), tendo por base o exame de documentos oficiais emanados do poder federal (MEC, MCTIS, SCTI, dentre outros). Fundamentado no método do materialismo histórico dialético, que tem por base a crítica à economia política pelas categorias totalidade, essência e aparência, mediação e contradição, ideologia, o trabalho busca, entre outros objetivos específicos, apreender a relação entre a proposta de atividades científico-tecnológica, educacional e profissionalizante dos CVTs e a concepção de educação tecnológica da contemporaneidade, pelas conexões que permeiam a totalidade na qual se insere o fenômeno e nas contradições presentes na convergência das políticas de ciência, tecnologia e inovação e políticas educação profissional de nível básico no período entre os anos 2003 e 2013; nas concepções da relação trabalho e educação das políticas públicas de implantação e implementação dos Centros Vocacionais Tecnológicos. Como resultado da pesquisa, conclui-se que o CVT, enquanto política pública de ciência, tecnologia e inovação em articulação com a educação profissional, volta-se à formação para o trabalho simples da classe trabalhadora por meio de cursos aligeirados e da fragmentação do conhecimento segundo a concepção burguesa de educação tecnológica. A pesquisa também revela que, apesar de proclamar a difusão e a popularização da ciência e tecnologia, o CVT pouco contribui para a socialização do conhecimento científico historicamente construído. Por fim, o CVT insere-se no contexto da reestruturação produtiva, o qual visa responder aos processos de internacionalização da economia, da tecnologia e das novas dinâmicas do mercado de trabalho, voltando-se ao atendimento das demandas do setor produtivo e do mercado
id UFF-2_aafee7886e3cf9ba47ac84e9d5008f1c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15630
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013)Centro Vocacional TecnológicoPolítica de CT&IEducação Profissional e TecnológicaQualificação ProfissionalTechnological Vocational CenterST & I PolicyVocational and Technological EducationVocational QualificationEste trabalho tem como objetivo-geral analisar a proposta educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), tendo por base o exame de documentos oficiais emanados do poder federal (MEC, MCTIS, SCTI, dentre outros). Fundamentado no método do materialismo histórico dialético, que tem por base a crítica à economia política pelas categorias totalidade, essência e aparência, mediação e contradição, ideologia, o trabalho busca, entre outros objetivos específicos, apreender a relação entre a proposta de atividades científico-tecnológica, educacional e profissionalizante dos CVTs e a concepção de educação tecnológica da contemporaneidade, pelas conexões que permeiam a totalidade na qual se insere o fenômeno e nas contradições presentes na convergência das políticas de ciência, tecnologia e inovação e políticas educação profissional de nível básico no período entre os anos 2003 e 2013; nas concepções da relação trabalho e educação das políticas públicas de implantação e implementação dos Centros Vocacionais Tecnológicos. Como resultado da pesquisa, conclui-se que o CVT, enquanto política pública de ciência, tecnologia e inovação em articulação com a educação profissional, volta-se à formação para o trabalho simples da classe trabalhadora por meio de cursos aligeirados e da fragmentação do conhecimento segundo a concepção burguesa de educação tecnológica. A pesquisa também revela que, apesar de proclamar a difusão e a popularização da ciência e tecnologia, o CVT pouco contribui para a socialização do conhecimento científico historicamente construído. Por fim, o CVT insere-se no contexto da reestruturação produtiva, o qual visa responder aos processos de internacionalização da economia, da tecnologia e das novas dinâmicas do mercado de trabalho, voltando-se ao atendimento das demandas do setor produtivo e do mercadoThis work has the general objective of analyzing the educational, professional and scientific-technological proposal of the Vocational Technological Centers (CVT), based on the examination of official documents emanating from the federal power (MEC, MCTIS, SCTI, among others). Based on the method of dialectical historical materialism, which is based on the critique of political economy by the categories totality, essence and appearance, mediation and contradiction, ideology, the work seeks, among other specific objectives, to grasp the relationship between the proposed scientific- technological, educational and professional development of the CVT and the conception of contemporary technological education through the connections that permeate the totality in which the phenomenon is inserted and in the contradictions present in the convergence of science, technology and innovation policies and basic vocational education policies in the period between the years 2003 and 2013; in the conceptions of the relation work and education of the public policies of implantation and implementation of the Technological Vocational Centers. As a result of the research it is concluded that the CVT as a public policy of science, technology and innovation in articulation with the professional education returns to the formation for the simple work of the working class through light courses and the fragmentation of the knowledge according to the conception bourgeoisie of technological education. The research also reveals that, despite proclaiming the diffusion and popularization of science and technology, CVT does little to contribute to the socialization of historically constructed scientific knowledge. Finally, the CVT is inserted in the context of productive restructuring, which aims to respond to the processes of internationalization of the economy, technology and new dynamics of the labor market, returning to meet the demands of the productive sector and the market144 fSilveira, Zuleide Simas daSilveira, Zuleide Simas deSantos, Jailson Alves doRodrigues, José dos SantosPronko, Marcela Alejandrahttp://lattes.cnpq.br/8489994835979428http://lattes.cnpq.br/8037763146233564http://lattes.cnpq.br/8037763146233564http://lattes.cnpq.br/4240768827532732http://lattes.cnpq.br/3949754810250124http://lattes.cnpq.br/8643905602454259Oliveira, Ana Cecília Campos de2020-10-30T17:15:20Z2020-10-30T17:15:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Ana Cecília Campos de. Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013). 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15630openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-01T21:53:08Zoai:app.uff.br:1/15630Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-01T21:53:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013)
title Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013)
spellingShingle Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013)
Oliveira, Ana Cecília Campos de
Centro Vocacional Tecnológico
Política de CT&I
Educação Profissional e Tecnológica
Qualificação Profissional
Technological Vocational Center
ST & I Policy
Vocational and Technological Education
Vocational Qualification
title_short Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013)
title_full Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013)
title_fullStr Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013)
title_full_unstemmed Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013)
title_sort Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013)
author Oliveira, Ana Cecília Campos de
author_facet Oliveira, Ana Cecília Campos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Zuleide Simas da
Silveira, Zuleide Simas de
Santos, Jailson Alves do
Rodrigues, José dos Santos
Pronko, Marcela Alejandra
http://lattes.cnpq.br/8489994835979428
http://lattes.cnpq.br/8037763146233564
http://lattes.cnpq.br/8037763146233564
http://lattes.cnpq.br/4240768827532732
http://lattes.cnpq.br/3949754810250124
http://lattes.cnpq.br/8643905602454259
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Cecília Campos de
dc.subject.por.fl_str_mv Centro Vocacional Tecnológico
Política de CT&I
Educação Profissional e Tecnológica
Qualificação Profissional
Technological Vocational Center
ST & I Policy
Vocational and Technological Education
Vocational Qualification
topic Centro Vocacional Tecnológico
Política de CT&I
Educação Profissional e Tecnológica
Qualificação Profissional
Technological Vocational Center
ST & I Policy
Vocational and Technological Education
Vocational Qualification
description Este trabalho tem como objetivo-geral analisar a proposta educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), tendo por base o exame de documentos oficiais emanados do poder federal (MEC, MCTIS, SCTI, dentre outros). Fundamentado no método do materialismo histórico dialético, que tem por base a crítica à economia política pelas categorias totalidade, essência e aparência, mediação e contradição, ideologia, o trabalho busca, entre outros objetivos específicos, apreender a relação entre a proposta de atividades científico-tecnológica, educacional e profissionalizante dos CVTs e a concepção de educação tecnológica da contemporaneidade, pelas conexões que permeiam a totalidade na qual se insere o fenômeno e nas contradições presentes na convergência das políticas de ciência, tecnologia e inovação e políticas educação profissional de nível básico no período entre os anos 2003 e 2013; nas concepções da relação trabalho e educação das políticas públicas de implantação e implementação dos Centros Vocacionais Tecnológicos. Como resultado da pesquisa, conclui-se que o CVT, enquanto política pública de ciência, tecnologia e inovação em articulação com a educação profissional, volta-se à formação para o trabalho simples da classe trabalhadora por meio de cursos aligeirados e da fragmentação do conhecimento segundo a concepção burguesa de educação tecnológica. A pesquisa também revela que, apesar de proclamar a difusão e a popularização da ciência e tecnologia, o CVT pouco contribui para a socialização do conhecimento científico historicamente construído. Por fim, o CVT insere-se no contexto da reestruturação produtiva, o qual visa responder aos processos de internacionalização da economia, da tecnologia e das novas dinâmicas do mercado de trabalho, voltando-se ao atendimento das demandas do setor produtivo e do mercado
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-10-30T17:15:20Z
2020-10-30T17:15:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Ana Cecília Campos de. Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013). 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15630
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ana Cecília Campos de. Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013). 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135245469777920