Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15630 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo-geral analisar a proposta educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), tendo por base o exame de documentos oficiais emanados do poder federal (MEC, MCTIS, SCTI, dentre outros). Fundamentado no método do materialismo histórico dialético, que tem por base a crítica à economia política pelas categorias totalidade, essência e aparência, mediação e contradição, ideologia, o trabalho busca, entre outros objetivos específicos, apreender a relação entre a proposta de atividades científico-tecnológica, educacional e profissionalizante dos CVTs e a concepção de educação tecnológica da contemporaneidade, pelas conexões que permeiam a totalidade na qual se insere o fenômeno e nas contradições presentes na convergência das políticas de ciência, tecnologia e inovação e políticas educação profissional de nível básico no período entre os anos 2003 e 2013; nas concepções da relação trabalho e educação das políticas públicas de implantação e implementação dos Centros Vocacionais Tecnológicos. Como resultado da pesquisa, conclui-se que o CVT, enquanto política pública de ciência, tecnologia e inovação em articulação com a educação profissional, volta-se à formação para o trabalho simples da classe trabalhadora por meio de cursos aligeirados e da fragmentação do conhecimento segundo a concepção burguesa de educação tecnológica. A pesquisa também revela que, apesar de proclamar a difusão e a popularização da ciência e tecnologia, o CVT pouco contribui para a socialização do conhecimento científico historicamente construído. Por fim, o CVT insere-se no contexto da reestruturação produtiva, o qual visa responder aos processos de internacionalização da economia, da tecnologia e das novas dinâmicas do mercado de trabalho, voltando-se ao atendimento das demandas do setor produtivo e do mercado |
id |
UFF-2_aafee7886e3cf9ba47ac84e9d5008f1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/15630 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013)Centro Vocacional TecnológicoPolítica de CT&IEducação Profissional e TecnológicaQualificação ProfissionalTechnological Vocational CenterST & I PolicyVocational and Technological EducationVocational QualificationEste trabalho tem como objetivo-geral analisar a proposta educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), tendo por base o exame de documentos oficiais emanados do poder federal (MEC, MCTIS, SCTI, dentre outros). Fundamentado no método do materialismo histórico dialético, que tem por base a crítica à economia política pelas categorias totalidade, essência e aparência, mediação e contradição, ideologia, o trabalho busca, entre outros objetivos específicos, apreender a relação entre a proposta de atividades científico-tecnológica, educacional e profissionalizante dos CVTs e a concepção de educação tecnológica da contemporaneidade, pelas conexões que permeiam a totalidade na qual se insere o fenômeno e nas contradições presentes na convergência das políticas de ciência, tecnologia e inovação e políticas educação profissional de nível básico no período entre os anos 2003 e 2013; nas concepções da relação trabalho e educação das políticas públicas de implantação e implementação dos Centros Vocacionais Tecnológicos. Como resultado da pesquisa, conclui-se que o CVT, enquanto política pública de ciência, tecnologia e inovação em articulação com a educação profissional, volta-se à formação para o trabalho simples da classe trabalhadora por meio de cursos aligeirados e da fragmentação do conhecimento segundo a concepção burguesa de educação tecnológica. A pesquisa também revela que, apesar de proclamar a difusão e a popularização da ciência e tecnologia, o CVT pouco contribui para a socialização do conhecimento científico historicamente construído. Por fim, o CVT insere-se no contexto da reestruturação produtiva, o qual visa responder aos processos de internacionalização da economia, da tecnologia e das novas dinâmicas do mercado de trabalho, voltando-se ao atendimento das demandas do setor produtivo e do mercadoThis work has the general objective of analyzing the educational, professional and scientific-technological proposal of the Vocational Technological Centers (CVT), based on the examination of official documents emanating from the federal power (MEC, MCTIS, SCTI, among others). Based on the method of dialectical historical materialism, which is based on the critique of political economy by the categories totality, essence and appearance, mediation and contradiction, ideology, the work seeks, among other specific objectives, to grasp the relationship between the proposed scientific- technological, educational and professional development of the CVT and the conception of contemporary technological education through the connections that permeate the totality in which the phenomenon is inserted and in the contradictions present in the convergence of science, technology and innovation policies and basic vocational education policies in the period between the years 2003 and 2013; in the conceptions of the relation work and education of the public policies of implantation and implementation of the Technological Vocational Centers. As a result of the research it is concluded that the CVT as a public policy of science, technology and innovation in articulation with the professional education returns to the formation for the simple work of the working class through light courses and the fragmentation of the knowledge according to the conception bourgeoisie of technological education. The research also reveals that, despite proclaiming the diffusion and popularization of science and technology, CVT does little to contribute to the socialization of historically constructed scientific knowledge. Finally, the CVT is inserted in the context of productive restructuring, which aims to respond to the processes of internationalization of the economy, technology and new dynamics of the labor market, returning to meet the demands of the productive sector and the market144 fSilveira, Zuleide Simas daSilveira, Zuleide Simas deSantos, Jailson Alves doRodrigues, José dos SantosPronko, Marcela Alejandrahttp://lattes.cnpq.br/8489994835979428http://lattes.cnpq.br/8037763146233564http://lattes.cnpq.br/8037763146233564http://lattes.cnpq.br/4240768827532732http://lattes.cnpq.br/3949754810250124http://lattes.cnpq.br/8643905602454259Oliveira, Ana Cecília Campos de2020-10-30T17:15:20Z2020-10-30T17:15:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Ana Cecília Campos de. Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013). 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15630openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-01T21:53:08Zoai:app.uff.br:1/15630Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:35.856428Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013) |
title |
Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013) |
spellingShingle |
Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013) Oliveira, Ana Cecília Campos de Centro Vocacional Tecnológico Política de CT&I Educação Profissional e Tecnológica Qualificação Profissional Technological Vocational Center ST & I Policy Vocational and Technological Education Vocational Qualification |
title_short |
Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013) |
title_full |
Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013) |
title_fullStr |
Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013) |
title_full_unstemmed |
Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013) |
title_sort |
Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013) |
author |
Oliveira, Ana Cecília Campos de |
author_facet |
Oliveira, Ana Cecília Campos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silveira, Zuleide Simas da Silveira, Zuleide Simas de Santos, Jailson Alves do Rodrigues, José dos Santos Pronko, Marcela Alejandra http://lattes.cnpq.br/8489994835979428 http://lattes.cnpq.br/8037763146233564 http://lattes.cnpq.br/8037763146233564 http://lattes.cnpq.br/4240768827532732 http://lattes.cnpq.br/3949754810250124 http://lattes.cnpq.br/8643905602454259 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Cecília Campos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centro Vocacional Tecnológico Política de CT&I Educação Profissional e Tecnológica Qualificação Profissional Technological Vocational Center ST & I Policy Vocational and Technological Education Vocational Qualification |
topic |
Centro Vocacional Tecnológico Política de CT&I Educação Profissional e Tecnológica Qualificação Profissional Technological Vocational Center ST & I Policy Vocational and Technological Education Vocational Qualification |
description |
Este trabalho tem como objetivo-geral analisar a proposta educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), tendo por base o exame de documentos oficiais emanados do poder federal (MEC, MCTIS, SCTI, dentre outros). Fundamentado no método do materialismo histórico dialético, que tem por base a crítica à economia política pelas categorias totalidade, essência e aparência, mediação e contradição, ideologia, o trabalho busca, entre outros objetivos específicos, apreender a relação entre a proposta de atividades científico-tecnológica, educacional e profissionalizante dos CVTs e a concepção de educação tecnológica da contemporaneidade, pelas conexões que permeiam a totalidade na qual se insere o fenômeno e nas contradições presentes na convergência das políticas de ciência, tecnologia e inovação e políticas educação profissional de nível básico no período entre os anos 2003 e 2013; nas concepções da relação trabalho e educação das políticas públicas de implantação e implementação dos Centros Vocacionais Tecnológicos. Como resultado da pesquisa, conclui-se que o CVT, enquanto política pública de ciência, tecnologia e inovação em articulação com a educação profissional, volta-se à formação para o trabalho simples da classe trabalhadora por meio de cursos aligeirados e da fragmentação do conhecimento segundo a concepção burguesa de educação tecnológica. A pesquisa também revela que, apesar de proclamar a difusão e a popularização da ciência e tecnologia, o CVT pouco contribui para a socialização do conhecimento científico historicamente construído. Por fim, o CVT insere-se no contexto da reestruturação produtiva, o qual visa responder aos processos de internacionalização da economia, da tecnologia e das novas dinâmicas do mercado de trabalho, voltando-se ao atendimento das demandas do setor produtivo e do mercado |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-10-30T17:15:20Z 2020-10-30T17:15:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Ana Cecília Campos de. Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013). 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/15630 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Ana Cecília Campos de. Proposta de atividades educacional, profissionalizante e científico-tecnológica dos Centros Vocacionais Tecnológicos (2003-2013). 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823561583624192 |