O poder de persuasão dos influenciadores enquanto novo formato de mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Marcella Rangel
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/35795
Resumo: As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia dos indivíduos ao redor do mundo, se tornando crucial estejam presentes nesse espaço para se comunicar, entender e se destacar para os seus consumidores. Nesse sentido, o presente trabalho buscou entender o papel dos influenciadores nessa dinâmica, entendendo a evolução das necessidades de compra, do processo de decisão e como novos personagens se tornaram essenciais para fortalecer o vínculo entre marca e público-alvo. Como instrumento para essa pesquisa, usamos referências bibliográficas como Andreas Kaplan e Philip Kotler, dados estatísticos, e uma questionário aplicado a 232 participantes com o objetivo de consolidar os pontos debatidos ao longo desse projeto. O resultado obtido a partir dessas análises afere que o processo de consumo virtual e físico é muito influenciado pelo meio digital e que os influenciadores se consolidam cada vez mais como ferramentas poderosas para as marcas, usando de sua credibilidade e autenticidade para apresentar produtos e serviços para seus seguidores.
id UFF-2_ab253a9b3844450ea27a0d6dcccd25a9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/35795
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O poder de persuasão dos influenciadores enquanto novo formato de mídiaInfluenciadoresMídiaMarketing de influênciaRedes sociaisMarca de produtosMídia socialComportamento do consumidorMarketingInfluencersMediaInfluencer makertingSocial mediaAs redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia dos indivíduos ao redor do mundo, se tornando crucial estejam presentes nesse espaço para se comunicar, entender e se destacar para os seus consumidores. Nesse sentido, o presente trabalho buscou entender o papel dos influenciadores nessa dinâmica, entendendo a evolução das necessidades de compra, do processo de decisão e como novos personagens se tornaram essenciais para fortalecer o vínculo entre marca e público-alvo. Como instrumento para essa pesquisa, usamos referências bibliográficas como Andreas Kaplan e Philip Kotler, dados estatísticos, e uma questionário aplicado a 232 participantes com o objetivo de consolidar os pontos debatidos ao longo desse projeto. O resultado obtido a partir dessas análises afere que o processo de consumo virtual e físico é muito influenciado pelo meio digital e que os influenciadores se consolidam cada vez mais como ferramentas poderosas para as marcas, usando de sua credibilidade e autenticidade para apresentar produtos e serviços para seus seguidores.Social networks are increasingly present in the daily lives of individuals around the world, making it crucial to be present in this space to communicate, understand and stand out to your consumers. In this sense, this work sought to understand the role of influencers in this dynamic, understanding the evolution of purchasing needs, the decision process and how new characters have become essential to strengthen the bond between brand and target audience. As an instrument for this research, we used bibliographical references such as Andreas Kaplan and Philip Kotler, statistical data, and a questionnaire applied to 232 participants with the aim of consolidating the points debated throughout this project. The result obtained from these analyzes shows that the process of virtual and physical consumption is greatly influenced by the digital environment and that influencers are increasingly consolidating themselves as powerful tools for brands, using their credibility and authenticity to present products and services to their followers.65 f.Ferreira, Eduardo Guerra MuradCabral, AdilsonRibeiro, LilianCardoso, Marcella Rangel2024-12-16T16:19:18Z2024-12-16T16:19:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35795CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-12-16T16:19:22Zoai:app.uff.br:1/35795Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-12-16T16:19:22Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O poder de persuasão dos influenciadores enquanto novo formato de mídia
title O poder de persuasão dos influenciadores enquanto novo formato de mídia
spellingShingle O poder de persuasão dos influenciadores enquanto novo formato de mídia
Cardoso, Marcella Rangel
Influenciadores
Mídia
Marketing de influência
Redes sociais
Marca de produtos
Mídia social
Comportamento do consumidor
Marketing
Influencers
Media
Influencer makerting
Social media
title_short O poder de persuasão dos influenciadores enquanto novo formato de mídia
title_full O poder de persuasão dos influenciadores enquanto novo formato de mídia
title_fullStr O poder de persuasão dos influenciadores enquanto novo formato de mídia
title_full_unstemmed O poder de persuasão dos influenciadores enquanto novo formato de mídia
title_sort O poder de persuasão dos influenciadores enquanto novo formato de mídia
author Cardoso, Marcella Rangel
author_facet Cardoso, Marcella Rangel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Eduardo Guerra Murad
Cabral, Adilson
Ribeiro, Lilian
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Marcella Rangel
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciadores
Mídia
Marketing de influência
Redes sociais
Marca de produtos
Mídia social
Comportamento do consumidor
Marketing
Influencers
Media
Influencer makerting
Social media
topic Influenciadores
Mídia
Marketing de influência
Redes sociais
Marca de produtos
Mídia social
Comportamento do consumidor
Marketing
Influencers
Media
Influencer makerting
Social media
description As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia dos indivíduos ao redor do mundo, se tornando crucial estejam presentes nesse espaço para se comunicar, entender e se destacar para os seus consumidores. Nesse sentido, o presente trabalho buscou entender o papel dos influenciadores nessa dinâmica, entendendo a evolução das necessidades de compra, do processo de decisão e como novos personagens se tornaram essenciais para fortalecer o vínculo entre marca e público-alvo. Como instrumento para essa pesquisa, usamos referências bibliográficas como Andreas Kaplan e Philip Kotler, dados estatísticos, e uma questionário aplicado a 232 participantes com o objetivo de consolidar os pontos debatidos ao longo desse projeto. O resultado obtido a partir dessas análises afere que o processo de consumo virtual e físico é muito influenciado pelo meio digital e que os influenciadores se consolidam cada vez mais como ferramentas poderosas para as marcas, usando de sua credibilidade e autenticidade para apresentar produtos e serviços para seus seguidores.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-12-16T16:19:18Z
2024-12-16T16:19:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/35795
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/35795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053640651898880