O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11233 |
Resumo: | Este trabalho busca inicialmente abordar a importância de se trabalhar a óptica, dando ênfase às aulas experimentais sobre o tema. Por meio de um manual para realização de experimentos sobre o tema pretende-se tratar a disciplina de forma interativa e colaborativa. A ênfase no trabalho experimental se deve à importância do mesmo para desenvolver competências básicas nos alunos, para que sejam capazes de se posicionar criticamente e concluir sobre os fenômenos observados. Atualmente, o professor enfrenta grandes barreiras para realizar sua função. Barreiras estruturais como a inexistência ou precariedade de laboratórios nas escolas, barreiras financeiras pois raramente as escolas financiam experiências, barreiras impostas pela pouca aceitação dos alunos às ciências exatas dentre outras. Essas barreiras levam o docente a confortavelmente optar por uma aula expositiva, teórica e tradicional. No presente trabalho, apresentarei algumas experiências de fácil elaboração, construção e baixo investimento visando aproveitar a bagagem cultural do aluno para esclarecer dúvidas utilizando as leis e princípios da óptica clássica |
id |
UFF-2_abb9bf48094d27e376376c4a3d8773e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11233 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicaçãoEnsino de físicaEnsino de físicaÓptica físicaFísica experimentalPhysics teachingEste trabalho busca inicialmente abordar a importância de se trabalhar a óptica, dando ênfase às aulas experimentais sobre o tema. Por meio de um manual para realização de experimentos sobre o tema pretende-se tratar a disciplina de forma interativa e colaborativa. A ênfase no trabalho experimental se deve à importância do mesmo para desenvolver competências básicas nos alunos, para que sejam capazes de se posicionar criticamente e concluir sobre os fenômenos observados. Atualmente, o professor enfrenta grandes barreiras para realizar sua função. Barreiras estruturais como a inexistência ou precariedade de laboratórios nas escolas, barreiras financeiras pois raramente as escolas financiam experiências, barreiras impostas pela pouca aceitação dos alunos às ciências exatas dentre outras. Essas barreiras levam o docente a confortavelmente optar por uma aula expositiva, teórica e tradicional. No presente trabalho, apresentarei algumas experiências de fácil elaboração, construção e baixo investimento visando aproveitar a bagagem cultural do aluno para esclarecer dúvidas utilizando as leis e princípios da óptica clássicaThis work initially seeks to address the importance of working with optics, emphasizing the experimental classes on the subject. By means of a manual to carry out experiments on the subject it is intended to treat the discipline in an interactive and collaborative way. The emphasis in the experimental work is due to the importance of the same to develop basic skills in the students, so that they are able to position themselves critically and conclude about the phenomena observed. Currently, the teacher faces great barriers to fulfill his / her function. Structural barriers such as the inexistence or precariousness of laboratories in schools, financial barriers, because rarely do schools finance experiences and traditional classes, barriers imposed by the lack of acceptance of students to the exact sciences, among others. These barriers lead the teacher to comfortably opt for an expositive, theoretical and traditional class. In the present work, I will present some experiences of easy elaboration, construction and low investment aiming to take advantage of the cultural baggage of the student to clarify doubts using the laws and principles of classical opticsMansur, Newton Luiz PiresCarneiro, Lindolff ThadeoCosta, Eden VieiraVerciani, Wallace Rangel2019-09-12T18:21:10Z2019-09-12T18:21:10Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVerciani, Wallace Rangel. O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11233http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-16T13:39:34Zoai:app.uff.br:1/11233Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:08.214599Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação |
title |
O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação |
spellingShingle |
O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação Verciani, Wallace Rangel Ensino de física Ensino de física Óptica física Física experimental Physics teaching |
title_short |
O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação |
title_full |
O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação |
title_fullStr |
O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação |
title_full_unstemmed |
O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação |
title_sort |
O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação |
author |
Verciani, Wallace Rangel |
author_facet |
Verciani, Wallace Rangel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mansur, Newton Luiz Pires Carneiro, Lindolff Thadeo Costa, Eden Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verciani, Wallace Rangel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Ensino de física Óptica física Física experimental Physics teaching |
topic |
Ensino de física Ensino de física Óptica física Física experimental Physics teaching |
description |
Este trabalho busca inicialmente abordar a importância de se trabalhar a óptica, dando ênfase às aulas experimentais sobre o tema. Por meio de um manual para realização de experimentos sobre o tema pretende-se tratar a disciplina de forma interativa e colaborativa. A ênfase no trabalho experimental se deve à importância do mesmo para desenvolver competências básicas nos alunos, para que sejam capazes de se posicionar criticamente e concluir sobre os fenômenos observados. Atualmente, o professor enfrenta grandes barreiras para realizar sua função. Barreiras estruturais como a inexistência ou precariedade de laboratórios nas escolas, barreiras financeiras pois raramente as escolas financiam experiências, barreiras impostas pela pouca aceitação dos alunos às ciências exatas dentre outras. Essas barreiras levam o docente a confortavelmente optar por uma aula expositiva, teórica e tradicional. No presente trabalho, apresentarei algumas experiências de fácil elaboração, construção e baixo investimento visando aproveitar a bagagem cultural do aluno para esclarecer dúvidas utilizando as leis e princípios da óptica clássica |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-12T18:21:10Z 2019-09-12T18:21:10Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Verciani, Wallace Rangel. O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/11233 |
identifier_str_mv |
Verciani, Wallace Rangel. O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823617204289536 |