O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verciani, Wallace Rangel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11233
Resumo: Este trabalho busca inicialmente abordar a importância de se trabalhar a óptica, dando ênfase às aulas experimentais sobre o tema. Por meio de um manual para realização de experimentos sobre o tema pretende-se tratar a disciplina de forma interativa e colaborativa. A ênfase no trabalho experimental se deve à importância do mesmo para desenvolver competências básicas nos alunos, para que sejam capazes de se posicionar criticamente e concluir sobre os fenômenos observados. Atualmente, o professor enfrenta grandes barreiras para realizar sua função. Barreiras estruturais como a inexistência ou precariedade de laboratórios nas escolas, barreiras financeiras pois raramente as escolas financiam experiências, barreiras impostas pela pouca aceitação dos alunos às ciências exatas dentre outras. Essas barreiras levam o docente a confortavelmente optar por uma aula expositiva, teórica e tradicional. No presente trabalho, apresentarei algumas experiências de fácil elaboração, construção e baixo investimento visando aproveitar a bagagem cultural do aluno para esclarecer dúvidas utilizando as leis e princípios da óptica clássica
id UFF-2_abb9bf48094d27e376376c4a3d8773e4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11233
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicaçãoEnsino de físicaEnsino de físicaÓptica físicaFísica experimentalPhysics teachingEste trabalho busca inicialmente abordar a importância de se trabalhar a óptica, dando ênfase às aulas experimentais sobre o tema. Por meio de um manual para realização de experimentos sobre o tema pretende-se tratar a disciplina de forma interativa e colaborativa. A ênfase no trabalho experimental se deve à importância do mesmo para desenvolver competências básicas nos alunos, para que sejam capazes de se posicionar criticamente e concluir sobre os fenômenos observados. Atualmente, o professor enfrenta grandes barreiras para realizar sua função. Barreiras estruturais como a inexistência ou precariedade de laboratórios nas escolas, barreiras financeiras pois raramente as escolas financiam experiências, barreiras impostas pela pouca aceitação dos alunos às ciências exatas dentre outras. Essas barreiras levam o docente a confortavelmente optar por uma aula expositiva, teórica e tradicional. No presente trabalho, apresentarei algumas experiências de fácil elaboração, construção e baixo investimento visando aproveitar a bagagem cultural do aluno para esclarecer dúvidas utilizando as leis e princípios da óptica clássicaThis work initially seeks to address the importance of working with optics, emphasizing the experimental classes on the subject. By means of a manual to carry out experiments on the subject it is intended to treat the discipline in an interactive and collaborative way. The emphasis in the experimental work is due to the importance of the same to develop basic skills in the students, so that they are able to position themselves critically and conclude about the phenomena observed. Currently, the teacher faces great barriers to fulfill his / her function. Structural barriers such as the inexistence or precariousness of laboratories in schools, financial barriers, because rarely do schools finance experiences and traditional classes, barriers imposed by the lack of acceptance of students to the exact sciences, among others. These barriers lead the teacher to comfortably opt for an expositive, theoretical and traditional class. In the present work, I will present some experiences of easy elaboration, construction and low investment aiming to take advantage of the cultural baggage of the student to clarify doubts using the laws and principles of classical opticsMansur, Newton Luiz PiresCarneiro, Lindolff ThadeoCosta, Eden VieiraVerciani, Wallace Rangel2019-09-12T18:21:10Z2019-09-12T18:21:10Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVerciani, Wallace Rangel. O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11233http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-16T13:39:34Zoai:app.uff.br:1/11233Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:08.214599Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação
title O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação
spellingShingle O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação
Verciani, Wallace Rangel
Ensino de física
Ensino de física
Óptica física
Física experimental
Physics teaching
title_short O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação
title_full O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação
title_fullStr O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação
title_full_unstemmed O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação
title_sort O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação
author Verciani, Wallace Rangel
author_facet Verciani, Wallace Rangel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mansur, Newton Luiz Pires
Carneiro, Lindolff Thadeo
Costa, Eden Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Verciani, Wallace Rangel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino de física
Óptica física
Física experimental
Physics teaching
topic Ensino de física
Ensino de física
Óptica física
Física experimental
Physics teaching
description Este trabalho busca inicialmente abordar a importância de se trabalhar a óptica, dando ênfase às aulas experimentais sobre o tema. Por meio de um manual para realização de experimentos sobre o tema pretende-se tratar a disciplina de forma interativa e colaborativa. A ênfase no trabalho experimental se deve à importância do mesmo para desenvolver competências básicas nos alunos, para que sejam capazes de se posicionar criticamente e concluir sobre os fenômenos observados. Atualmente, o professor enfrenta grandes barreiras para realizar sua função. Barreiras estruturais como a inexistência ou precariedade de laboratórios nas escolas, barreiras financeiras pois raramente as escolas financiam experiências, barreiras impostas pela pouca aceitação dos alunos às ciências exatas dentre outras. Essas barreiras levam o docente a confortavelmente optar por uma aula expositiva, teórica e tradicional. No presente trabalho, apresentarei algumas experiências de fácil elaboração, construção e baixo investimento visando aproveitar a bagagem cultural do aluno para esclarecer dúvidas utilizando as leis e princípios da óptica clássica
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12T18:21:10Z
2019-09-12T18:21:10Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Verciani, Wallace Rangel. O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11233
identifier_str_mv Verciani, Wallace Rangel. O ensino da óptica através da abordagem prática e experimental: do planejamento à aplicação. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823617204289536