Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sabrina Bastos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26520
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar a relação da música com a vida cotidiana, permeando experiências e mudanças de vida. Primeiramente, um resumo de trajetória, voltado a experimentações com música desde a infância, relação com o ensino e como isso influencia nos dias atuais. Logo em seguida, uma análise sobre legislação e ensino musical, com a Lei em vigor que mesmo obrigatória, se deixou um pouco esquecida por todas as esferas de liderança. Por último, uma análise crítica e saudosista de entrevistas e relatos de pessoas que fizeram e fazem parte do evento “Canta Barão”, realizado numa escola estadual na cidade de Santo Antônio de Pádua, chave principal de discussão desse trabalho, pois é onde se encontra um pouco a obrigatoriedade do ensino musical sendo trabalhado, mesmo que indiretamente, sem capital humano específico para tal.
id UFF-2_ac59aea17e092ab11feb28463c3514e9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26520
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vidaEducação musicalMúsica na escolaEnsino de músicaExperiências MusicaisPedagogiaMusic EducationMusic in schoolMusic learningMusical ExperiencesO presente trabalho tem como objetivo mostrar a relação da música com a vida cotidiana, permeando experiências e mudanças de vida. Primeiramente, um resumo de trajetória, voltado a experimentações com música desde a infância, relação com o ensino e como isso influencia nos dias atuais. Logo em seguida, uma análise sobre legislação e ensino musical, com a Lei em vigor que mesmo obrigatória, se deixou um pouco esquecida por todas as esferas de liderança. Por último, uma análise crítica e saudosista de entrevistas e relatos de pessoas que fizeram e fazem parte do evento “Canta Barão”, realizado numa escola estadual na cidade de Santo Antônio de Pádua, chave principal de discussão desse trabalho, pois é onde se encontra um pouco a obrigatoriedade do ensino musical sendo trabalhado, mesmo que indiretamente, sem capital humano específico para tal.This work aims to show the relationship between music and everyday life, permeating experiences and life changes. First, a summary of the trajectory, aimed at experimenting with music since childhood, its relationship with teaching and how it influences today. Soon after, an analysis of legislation and musical education, with the Law in force, although mandatory, was left a little forgotten by all spheres of leadership. Finally, a critical and nostalgic analysis of interviews and reports from people who were and are part of the “Canta Barão” event, held at a state school in the city of Santo Antônio de Pádua, the main key to the discussion of this work, as it is where it is found. a little the obligatory musical education being worked, even if indirectly, without specific human capital for such.Guimarães, Pablo de VargasFerreira, Sabrina Bastos2022-10-19T15:30:56Z2022-10-19T15:30:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26520CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-19T15:31:00Zoai:app.uff.br:1/26520Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-19T15:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida
title Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida
spellingShingle Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida
Ferreira, Sabrina Bastos
Educação musical
Música na escola
Ensino de música
Experiências Musicais
Pedagogia
Music Education
Music in school
Music learning
Musical Experiences
title_short Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida
title_full Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida
title_fullStr Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida
title_full_unstemmed Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida
title_sort Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida
author Ferreira, Sabrina Bastos
author_facet Ferreira, Sabrina Bastos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Pablo de Vargas
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sabrina Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Música na escola
Ensino de música
Experiências Musicais
Pedagogia
Music Education
Music in school
Music learning
Musical Experiences
topic Educação musical
Música na escola
Ensino de música
Experiências Musicais
Pedagogia
Music Education
Music in school
Music learning
Musical Experiences
description O presente trabalho tem como objetivo mostrar a relação da música com a vida cotidiana, permeando experiências e mudanças de vida. Primeiramente, um resumo de trajetória, voltado a experimentações com música desde a infância, relação com o ensino e como isso influencia nos dias atuais. Logo em seguida, uma análise sobre legislação e ensino musical, com a Lei em vigor que mesmo obrigatória, se deixou um pouco esquecida por todas as esferas de liderança. Por último, uma análise crítica e saudosista de entrevistas e relatos de pessoas que fizeram e fazem parte do evento “Canta Barão”, realizado numa escola estadual na cidade de Santo Antônio de Pádua, chave principal de discussão desse trabalho, pois é onde se encontra um pouco a obrigatoriedade do ensino musical sendo trabalhado, mesmo que indiretamente, sem capital humano específico para tal.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-19T15:30:56Z
2022-10-19T15:30:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/26520
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135323406237696