Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26520 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo mostrar a relação da música com a vida cotidiana, permeando experiências e mudanças de vida. Primeiramente, um resumo de trajetória, voltado a experimentações com música desde a infância, relação com o ensino e como isso influencia nos dias atuais. Logo em seguida, uma análise sobre legislação e ensino musical, com a Lei em vigor que mesmo obrigatória, se deixou um pouco esquecida por todas as esferas de liderança. Por último, uma análise crítica e saudosista de entrevistas e relatos de pessoas que fizeram e fazem parte do evento “Canta Barão”, realizado numa escola estadual na cidade de Santo Antônio de Pádua, chave principal de discussão desse trabalho, pois é onde se encontra um pouco a obrigatoriedade do ensino musical sendo trabalhado, mesmo que indiretamente, sem capital humano específico para tal. |
id |
UFF-2_ac59aea17e092ab11feb28463c3514e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26520 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vidaEducação musicalMúsica na escolaEnsino de músicaExperiências MusicaisPedagogiaMusic EducationMusic in schoolMusic learningMusical ExperiencesO presente trabalho tem como objetivo mostrar a relação da música com a vida cotidiana, permeando experiências e mudanças de vida. Primeiramente, um resumo de trajetória, voltado a experimentações com música desde a infância, relação com o ensino e como isso influencia nos dias atuais. Logo em seguida, uma análise sobre legislação e ensino musical, com a Lei em vigor que mesmo obrigatória, se deixou um pouco esquecida por todas as esferas de liderança. Por último, uma análise crítica e saudosista de entrevistas e relatos de pessoas que fizeram e fazem parte do evento “Canta Barão”, realizado numa escola estadual na cidade de Santo Antônio de Pádua, chave principal de discussão desse trabalho, pois é onde se encontra um pouco a obrigatoriedade do ensino musical sendo trabalhado, mesmo que indiretamente, sem capital humano específico para tal.This work aims to show the relationship between music and everyday life, permeating experiences and life changes. First, a summary of the trajectory, aimed at experimenting with music since childhood, its relationship with teaching and how it influences today. Soon after, an analysis of legislation and musical education, with the Law in force, although mandatory, was left a little forgotten by all spheres of leadership. Finally, a critical and nostalgic analysis of interviews and reports from people who were and are part of the “Canta Barão” event, held at a state school in the city of Santo Antônio de Pádua, the main key to the discussion of this work, as it is where it is found. a little the obligatory musical education being worked, even if indirectly, without specific human capital for such.Guimarães, Pablo de VargasFerreira, Sabrina Bastos2022-10-19T15:30:56Z2022-10-19T15:30:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26520CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-19T15:31:00Zoai:app.uff.br:1/26520Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-19T15:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida |
title |
Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida |
spellingShingle |
Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida Ferreira, Sabrina Bastos Educação musical Música na escola Ensino de música Experiências Musicais Pedagogia Music Education Music in school Music learning Musical Experiences |
title_short |
Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida |
title_full |
Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida |
title_fullStr |
Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida |
title_full_unstemmed |
Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida |
title_sort |
Polifonias escolares: entre projetos musicais e experiências de vida |
author |
Ferreira, Sabrina Bastos |
author_facet |
Ferreira, Sabrina Bastos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Pablo de Vargas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Sabrina Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical Música na escola Ensino de música Experiências Musicais Pedagogia Music Education Music in school Music learning Musical Experiences |
topic |
Educação musical Música na escola Ensino de música Experiências Musicais Pedagogia Music Education Music in school Music learning Musical Experiences |
description |
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a relação da música com a vida cotidiana, permeando experiências e mudanças de vida. Primeiramente, um resumo de trajetória, voltado a experimentações com música desde a infância, relação com o ensino e como isso influencia nos dias atuais. Logo em seguida, uma análise sobre legislação e ensino musical, com a Lei em vigor que mesmo obrigatória, se deixou um pouco esquecida por todas as esferas de liderança. Por último, uma análise crítica e saudosista de entrevistas e relatos de pessoas que fizeram e fazem parte do evento “Canta Barão”, realizado numa escola estadual na cidade de Santo Antônio de Pádua, chave principal de discussão desse trabalho, pois é onde se encontra um pouco a obrigatoriedade do ensino musical sendo trabalhado, mesmo que indiretamente, sem capital humano específico para tal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-19T15:30:56Z 2022-10-19T15:30:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26520 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135323406237696 |