Ações da Coordenação de Acessibilidade da Faculdade de Farmácia da UFRJ: guia para as aulas remotas acessíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrahão, Giselli Cristini Domiciano
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30032
Resumo: um grande passo para ser inserido no mercado de trabalho e na sociedade. Assim, a construção de Ensino Superior mais inclusivo se dá a partir da eliminação de barreiras e a articulação entre unidades acadêmicas e unidades administrativas da Universidade, onde os núcleos de acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior possui papel estratégico. Neste sentido, o presente trabalho teve como campo de pesquisa a Coordenação de Acessibilidade da Faculdade de Farmácia (CAFF) da UFRJ criada em 2018 e, que desde então, vem atuando através do Atendimento Educacional Especializado para realizar a inclusão do universitário PcD no curso de graduação em Farmácia. O objetivo do nosso trabalho foi atuar junto a CAFF para desenvolver ações que promovessem a acessibilidade e a permanência do universitário público-alvo da Educação Especial. Para isso, adotamos a pesquisa etnográfica numa abordagem quali-quantitativa, utilizando como método de pesquisa a análise documental e observação participante, a partir da autorização da Direção da Faculdade de Farmácia, para execução da pesquisa de campo. Dentro dos resultados obtidos através da análise documental realizando busca ativa na plataforma Acadêmica da Universidade (SIGA), traçamos quem é o público-alvo da CAFF, quais impedimentos ou especificidades possuem os universitários que estão cursando o curso de graduação em Farmácia e quais as condições já vivenciadas como desafios dentro do Ensino Superior. A fim de mudar este paradigma e demonstrar que a escuta ativa daquele que tem o impedimento ou especificidade pode auxiliar no direcionamento de quais ações se fazem necessárias para a inclusão do estudante, sistematizamos o fluxo de atendimento da CAFF-UFRJ como subproduto dessa dissertação, através da observação participante da mestranda, que atuou nos plantões presenciais e, posteriormente, no formato online, dado o contexto da pandemia do COVID-19, onde a escuta ativa foi a principal ferramenta utilizada. Em paralelo, realizamos a junção de todos os dados obtidos através do campo de pesquisa, ou seja, análise documental, observação participante – estratégia de ouvir com atenção o relato do aprendiz sem interferir neste, com a investigação etnográfica, para o desenvolvimento do produto principal deste mestrado profissional Guia de Orientação para a Construção de Aulas Remotas acessíveis no Ensino Superior.
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spelling Ações da Coordenação de Acessibilidade da Faculdade de Farmácia da UFRJ: guia para as aulas remotas acessíveisAtendimento especializado. Ensino Superior. Guia. Pessoa com Deficiência. Aulas RemotasEducação especial, Pessoa com deficiência, Ensino à distância, Ensino superiorSpecialized service. Higher education. Guide. Person with Disabilities. Remote Classesum grande passo para ser inserido no mercado de trabalho e na sociedade. Assim, a construção de Ensino Superior mais inclusivo se dá a partir da eliminação de barreiras e a articulação entre unidades acadêmicas e unidades administrativas da Universidade, onde os núcleos de acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior possui papel estratégico. Neste sentido, o presente trabalho teve como campo de pesquisa a Coordenação de Acessibilidade da Faculdade de Farmácia (CAFF) da UFRJ criada em 2018 e, que desde então, vem atuando através do Atendimento Educacional Especializado para realizar a inclusão do universitário PcD no curso de graduação em Farmácia. O objetivo do nosso trabalho foi atuar junto a CAFF para desenvolver ações que promovessem a acessibilidade e a permanência do universitário público-alvo da Educação Especial. Para isso, adotamos a pesquisa etnográfica numa abordagem quali-quantitativa, utilizando como método de pesquisa a análise documental e observação participante, a partir da autorização da Direção da Faculdade de Farmácia, para execução da pesquisa de campo. Dentro dos resultados obtidos através da análise documental realizando busca ativa na plataforma Acadêmica da Universidade (SIGA), traçamos quem é o público-alvo da CAFF, quais impedimentos ou especificidades possuem os universitários que estão cursando o curso de graduação em Farmácia e quais as condições já vivenciadas como desafios dentro do Ensino Superior. A fim de mudar este paradigma e demonstrar que a escuta ativa daquele que tem o impedimento ou especificidade pode auxiliar no direcionamento de quais ações se fazem necessárias para a inclusão do estudante, sistematizamos o fluxo de atendimento da CAFF-UFRJ como subproduto dessa dissertação, através da observação participante da mestranda, que atuou nos plantões presenciais e, posteriormente, no formato online, dado o contexto da pandemia do COVID-19, onde a escuta ativa foi a principal ferramenta utilizada. Em paralelo, realizamos a junção de todos os dados obtidos através do campo de pesquisa, ou seja, análise documental, observação participante – estratégia de ouvir com atenção o relato do aprendiz sem interferir neste, com a investigação etnográfica, para o desenvolvimento do produto principal deste mestrado profissional Guia de Orientação para a Construção de Aulas Remotas acessíveis no Ensino Superior.The challenges of being enrolled in a higher education institution represents a great step to be inserted in the labor market and in society. Thus, the construction of more inclusive Higher Education takes place from the elimination of barriers and the articulation between academic units and administrative units of the University, where the centers of accessibility higher education institutions have a strategic role. In this sense, the present work had as researchs field the Accessibility Coordination of the Faculty of Pharmacy (CAFF) of UFRJ created in 2018 and, since then, has been working through the Specialized Educational Service to carry out the inclusion of the PcD university in the undergraduate course in Pharmacy. The objective of our work was to work with CAFF to develop actions that promote the accessibility and permanence of the target public university of Special Education. For this, we adopted ethnographic research in a quali-quantitative approach, using as researchs method the documental analysis and participant observation, based on the authorization of the Direction of the Faculty of Pharmacy, to perform the field research. Within the results obtained through documentary analysis performing active search in the Academic platform of the University (SIGA), we trace who is the target audience of CAFF, what impediments or specificities have the university students who are attending the undergraduate course in Pharmacy and what conditions already experienced as challenges within higher education. In order to change this paradigm and demonstrate that active listening to the one who has the impediment or specificity can help assist in directing which actions are necessary for the inclusion of the student, we systematize the flow of care from CAFF-UFRJ as a by-product of this dissertation, through the participant observation of the master's student, who worked in the face-to-face shifts and, later, in the online format, given the context of the COVID-19 pandemic, where active listening was the main tool used. In parallel, we carry out the combination of all data obtained through the field of research, that is, documentary analysis, participant observation – strategy of listening carefully to the report of the learner without interfering in this, with ethnographic research, for the development of the main product of this professional master's Guide for the Construction of Remote Classes accessible in Higher Education.158 p.Lione, Viviane de Oliveira FreitasFraga, Aline Guerra ManssourCavalcanti, Diana NegrãoLima, Elisangela da CostaLacerda, Thiago CorreaMeireles, Rosana Maria do Prado LuzAbrahão, Giselli Cristini Domiciano2023-08-18T16:52:45Z2023-08-18T16:52:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfABRAHÃO, Giselli Cristini Domiciano. Ações da Coordenação de Acessibilidade da Faculdade de Farmácia da UFRJ: guia para as aulas remotas acessíveis. 2022. 158 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30032CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-18T16:52:49Zoai:app.uff.br:1/30032Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:08.001108Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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