Futebol, masculinidades, cantos de torcida e "desmasculinidades": o "EEEEE... PUTO! mexicano e o "sexismo desmasculinizador"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bazini, Leonardo Soares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7281
Resumo: Em um espetáculo futebolístico masculino não só se põe em jogo o prestígio do clube, mas também a masculinidade de seus participantes. Uma das formas pelas quais isto é feito apresenta-se nos cantos de torcida, nos quais procura-se “desmasculinizar” o adversário de forma discursiva. O objetivo deste trabalho, sem pretender apresentar respostas e sim fomentar diálogos, é observar a relação entre futebol, masculinidades, cantos de torcida e “desmasculinidades”. Através dessa análise, pretendo demostrar a eminência de um discurso que denomino de “sexismo desmasculinizador”. Meu ensaio parte do grito mexicano “EEEEE... PUTO!”, entoado nas cobranças de tiro de meta do goleiro adversário e que foi copiado pelos torcedores brasileiros na forma “abrasileirada” de “EEEEE... BICHA!”. Tais gritos são o foco principal deste estudo. São considerados, distintamente a abordagem deste trabalho, pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) e outras instituições como um insulto discriminatório e homofóbico. Por isso, as federações de México e Brasil, além de outras, vêm sofrendo consequentes punições. Problematizo esta interpretação da FIFA, enfatizando a importância da análise do discurso que denomino de “sexismo desmasculinizador”, diferenciando-o da homofobia. Nesse sentido, pretendo contribuir para criar consciência e promover debates e tentativas de novos questionamentos, para que se entenda o contexto por trás do grito, desde a sua origem.
id UFF-2_ad4991a3bba44748e5e215f5fd67ad27
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7281
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Futebol, masculinidades, cantos de torcida e "desmasculinidades": o "EEEEE... PUTO! mexicano e o "sexismo desmasculinizador"desmasculinidadesfutebolmasculinidadescantos de torcidaMasculinidade no futebolEm um espetáculo futebolístico masculino não só se põe em jogo o prestígio do clube, mas também a masculinidade de seus participantes. Uma das formas pelas quais isto é feito apresenta-se nos cantos de torcida, nos quais procura-se “desmasculinizar” o adversário de forma discursiva. O objetivo deste trabalho, sem pretender apresentar respostas e sim fomentar diálogos, é observar a relação entre futebol, masculinidades, cantos de torcida e “desmasculinidades”. Através dessa análise, pretendo demostrar a eminência de um discurso que denomino de “sexismo desmasculinizador”. Meu ensaio parte do grito mexicano “EEEEE... PUTO!”, entoado nas cobranças de tiro de meta do goleiro adversário e que foi copiado pelos torcedores brasileiros na forma “abrasileirada” de “EEEEE... BICHA!”. Tais gritos são o foco principal deste estudo. São considerados, distintamente a abordagem deste trabalho, pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) e outras instituições como um insulto discriminatório e homofóbico. Por isso, as federações de México e Brasil, além de outras, vêm sofrendo consequentes punições. Problematizo esta interpretação da FIFA, enfatizando a importância da análise do discurso que denomino de “sexismo desmasculinizador”, diferenciando-o da homofobia. Nesse sentido, pretendo contribuir para criar consciência e promover debates e tentativas de novos questionamentos, para que se entenda o contexto por trás do grito, desde a sua origem.Universidade Federal FlumineseNiteróiGuedes, Simoni LahudBazini, Leonardo Soares2018-08-30T14:06:02Z2018-08-30T14:06:02Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7281Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-29T00:55:02Zoai:app.uff.br:1/7281Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-12-29T00:55:02Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Futebol, masculinidades, cantos de torcida e "desmasculinidades": o "EEEEE... PUTO! mexicano e o "sexismo desmasculinizador"
title Futebol, masculinidades, cantos de torcida e "desmasculinidades": o "EEEEE... PUTO! mexicano e o "sexismo desmasculinizador"
spellingShingle Futebol, masculinidades, cantos de torcida e "desmasculinidades": o "EEEEE... PUTO! mexicano e o "sexismo desmasculinizador"
Bazini, Leonardo Soares
desmasculinidades
futebol
masculinidades
cantos de torcida
Masculinidade no futebol
title_short Futebol, masculinidades, cantos de torcida e "desmasculinidades": o "EEEEE... PUTO! mexicano e o "sexismo desmasculinizador"
title_full Futebol, masculinidades, cantos de torcida e "desmasculinidades": o "EEEEE... PUTO! mexicano e o "sexismo desmasculinizador"
title_fullStr Futebol, masculinidades, cantos de torcida e "desmasculinidades": o "EEEEE... PUTO! mexicano e o "sexismo desmasculinizador"
title_full_unstemmed Futebol, masculinidades, cantos de torcida e "desmasculinidades": o "EEEEE... PUTO! mexicano e o "sexismo desmasculinizador"
title_sort Futebol, masculinidades, cantos de torcida e "desmasculinidades": o "EEEEE... PUTO! mexicano e o "sexismo desmasculinizador"
author Bazini, Leonardo Soares
author_facet Bazini, Leonardo Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes, Simoni Lahud
dc.contributor.author.fl_str_mv Bazini, Leonardo Soares
dc.subject.por.fl_str_mv desmasculinidades
futebol
masculinidades
cantos de torcida
Masculinidade no futebol
topic desmasculinidades
futebol
masculinidades
cantos de torcida
Masculinidade no futebol
description Em um espetáculo futebolístico masculino não só se põe em jogo o prestígio do clube, mas também a masculinidade de seus participantes. Uma das formas pelas quais isto é feito apresenta-se nos cantos de torcida, nos quais procura-se “desmasculinizar” o adversário de forma discursiva. O objetivo deste trabalho, sem pretender apresentar respostas e sim fomentar diálogos, é observar a relação entre futebol, masculinidades, cantos de torcida e “desmasculinidades”. Através dessa análise, pretendo demostrar a eminência de um discurso que denomino de “sexismo desmasculinizador”. Meu ensaio parte do grito mexicano “EEEEE... PUTO!”, entoado nas cobranças de tiro de meta do goleiro adversário e que foi copiado pelos torcedores brasileiros na forma “abrasileirada” de “EEEEE... BICHA!”. Tais gritos são o foco principal deste estudo. São considerados, distintamente a abordagem deste trabalho, pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) e outras instituições como um insulto discriminatório e homofóbico. Por isso, as federações de México e Brasil, além de outras, vêm sofrendo consequentes punições. Problematizo esta interpretação da FIFA, enfatizando a importância da análise do discurso que denomino de “sexismo desmasculinizador”, diferenciando-o da homofobia. Nesse sentido, pretendo contribuir para criar consciência e promover debates e tentativas de novos questionamentos, para que se entenda o contexto por trás do grito, desde a sua origem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-08-30T14:06:02Z
2018-08-30T14:06:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7281
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7281
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminese
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminese
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838754976563200