Interação entre radiação e matéria: uma proposta de aplicação do tema física nuclear no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Concas, Guilherme Conceição
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11237
Resumo: Neste trabalho buscou-se apresentar uma proposta de aula focada no desenvolvimento da Física Nuclear e suas aplicações, tendo em vista o lado social desta linha, transpassando as grandes celebridades históricas que com grande esforço chegaram a inovações incríveis para a sociedade, a fim de não apenas aproximar os alunos da pesquisa, mas também desmistificar o mito do gênio, ou seja, que um indivíduo só e sem grandes dificuldades desenvolve todo o conhecimento. Analisar a familiaridade dos alunos a estes conhecimentos que há muito estão em seu cotidiano sem que percebam. Para tanto foi utilizada uma metodologia baseada no ensino significativo, no qual é de grande importância o diálogo entre aluno e professor e que estes tragam suas experiências e dúvidas à sala de aula com o intuito de rever os conceitos que aprenderam e aprimorá-los, podendo assim sofrer uma transformação e re/apropriação destes. Para analise foram gravadas as aulas aplicadas no terceiro ano de uma escola pública da região portuária do Estado do Rio de Janeiro, em seguida feita transcrição destes áudios e por fim a análise de alguns dos trechos obtidos. A partir dos dados obtidos há evidências do interesse dos alunos acerca do assunto e da compreensão do fato de todo conhecimento ter ligação direta com a sociedade, logo podendo ser utilizado de forma benéfica ou maléfica. Porém ainda há muito receio por parte destes em se exporem e interagirem de forma efetiva, tornando as atividades mais proveitosas para si
id UFF-2_ad86de9cdf188c511a461b52a847fadd
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11237
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Interação entre radiação e matéria: uma proposta de aplicação do tema física nuclear no ensino médioEnsino e aprendizagemFísica nuclearEnsino de físicaHistória da físicaAprendizagem significativaEnsino de física nuclearHistória da físicaEnsino de físicaTeaching and learningNuclear physicsPhysics teachingHistory of physicsNeste trabalho buscou-se apresentar uma proposta de aula focada no desenvolvimento da Física Nuclear e suas aplicações, tendo em vista o lado social desta linha, transpassando as grandes celebridades históricas que com grande esforço chegaram a inovações incríveis para a sociedade, a fim de não apenas aproximar os alunos da pesquisa, mas também desmistificar o mito do gênio, ou seja, que um indivíduo só e sem grandes dificuldades desenvolve todo o conhecimento. Analisar a familiaridade dos alunos a estes conhecimentos que há muito estão em seu cotidiano sem que percebam. Para tanto foi utilizada uma metodologia baseada no ensino significativo, no qual é de grande importância o diálogo entre aluno e professor e que estes tragam suas experiências e dúvidas à sala de aula com o intuito de rever os conceitos que aprenderam e aprimorá-los, podendo assim sofrer uma transformação e re/apropriação destes. Para analise foram gravadas as aulas aplicadas no terceiro ano de uma escola pública da região portuária do Estado do Rio de Janeiro, em seguida feita transcrição destes áudios e por fim a análise de alguns dos trechos obtidos. A partir dos dados obtidos há evidências do interesse dos alunos acerca do assunto e da compreensão do fato de todo conhecimento ter ligação direta com a sociedade, logo podendo ser utilizado de forma benéfica ou maléfica. Porém ainda há muito receio por parte destes em se exporem e interagirem de forma efetiva, tornando as atividades mais proveitosas para siIn this work, we intend to present a lecture proposal focused on the development of Nuclear Physics and its applications, considering the social side of this research line, crossing the great historical celebrities that with great effort arrived at incredible innovations for the society, in order not to only to bring the students closer to the research, but also to demystify the myth of genius, that is, that an individual alone and without great difficulties develops all knowledge. To analyze the student’s familiarity with this area that has long been in their daily lives without realizing it. In order to do so, a methodology based on meaningful teaching was used, in which the dialogue between the student and the teacher is of great importance and bring their experiences and doubts to the classroom in order to review the concepts they have learned and improve them, therefore, undergoing a transformation and re-appropriation of these. For the analysis, the classes applied in the third year of a public school in the port region of the State of Rio de Janeiro were recorded, followed by the transcription of these audios and finally the analysis of some of the excerpts obtained. From the data obtained there is evidence of the students' interest in the subject and the understanding of the fact that all knowledge has a direct connection with society, and thus can be used in a beneficial or evil way. However, there is still a lot of fear on the part of these to expose themselves and to interact in an effective way, making the activities more profitable for themselvesBarrelo Junior, NelsonSaguia, Andreia MendonçaSigaud, Lucas MauricioConcas, Guilherme Conceição2019-09-12T19:13:40Z2019-09-12T19:13:40Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCONCAS, Guilherme Conceição. Interação entre radiação e matéria: uma proposta de aplicação do tema física nuclear no ensino médio. 2019. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11237http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-27T13:40:18Zoai:app.uff.br:1/11237Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:51.193371Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação entre radiação e matéria: uma proposta de aplicação do tema física nuclear no ensino médio
title Interação entre radiação e matéria: uma proposta de aplicação do tema física nuclear no ensino médio
spellingShingle Interação entre radiação e matéria: uma proposta de aplicação do tema física nuclear no ensino médio
Concas, Guilherme Conceição
Ensino e aprendizagem
Física nuclear
Ensino de física
História da física
Aprendizagem significativa
Ensino de física nuclear
História da física
Ensino de física
Teaching and learning
Nuclear physics
Physics teaching
History of physics
title_short Interação entre radiação e matéria: uma proposta de aplicação do tema física nuclear no ensino médio
title_full Interação entre radiação e matéria: uma proposta de aplicação do tema física nuclear no ensino médio
title_fullStr Interação entre radiação e matéria: uma proposta de aplicação do tema física nuclear no ensino médio
title_full_unstemmed Interação entre radiação e matéria: uma proposta de aplicação do tema física nuclear no ensino médio
title_sort Interação entre radiação e matéria: uma proposta de aplicação do tema física nuclear no ensino médio
author Concas, Guilherme Conceição
author_facet Concas, Guilherme Conceição
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barrelo Junior, Nelson

Saguia, Andreia Mendonça
Sigaud, Lucas Mauricio
dc.contributor.author.fl_str_mv Concas, Guilherme Conceição
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Física nuclear
Ensino de física
História da física
Aprendizagem significativa
Ensino de física nuclear
História da física
Ensino de física
Teaching and learning
Nuclear physics
Physics teaching
History of physics
topic Ensino e aprendizagem
Física nuclear
Ensino de física
História da física
Aprendizagem significativa
Ensino de física nuclear
História da física
Ensino de física
Teaching and learning
Nuclear physics
Physics teaching
History of physics
description Neste trabalho buscou-se apresentar uma proposta de aula focada no desenvolvimento da Física Nuclear e suas aplicações, tendo em vista o lado social desta linha, transpassando as grandes celebridades históricas que com grande esforço chegaram a inovações incríveis para a sociedade, a fim de não apenas aproximar os alunos da pesquisa, mas também desmistificar o mito do gênio, ou seja, que um indivíduo só e sem grandes dificuldades desenvolve todo o conhecimento. Analisar a familiaridade dos alunos a estes conhecimentos que há muito estão em seu cotidiano sem que percebam. Para tanto foi utilizada uma metodologia baseada no ensino significativo, no qual é de grande importância o diálogo entre aluno e professor e que estes tragam suas experiências e dúvidas à sala de aula com o intuito de rever os conceitos que aprenderam e aprimorá-los, podendo assim sofrer uma transformação e re/apropriação destes. Para analise foram gravadas as aulas aplicadas no terceiro ano de uma escola pública da região portuária do Estado do Rio de Janeiro, em seguida feita transcrição destes áudios e por fim a análise de alguns dos trechos obtidos. A partir dos dados obtidos há evidências do interesse dos alunos acerca do assunto e da compreensão do fato de todo conhecimento ter ligação direta com a sociedade, logo podendo ser utilizado de forma benéfica ou maléfica. Porém ainda há muito receio por parte destes em se exporem e interagirem de forma efetiva, tornando as atividades mais proveitosas para si
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12T19:13:40Z
2019-09-12T19:13:40Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONCAS, Guilherme Conceição. Interação entre radiação e matéria: uma proposta de aplicação do tema física nuclear no ensino médio. 2019. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11237
identifier_str_mv CONCAS, Guilherme Conceição. Interação entre radiação e matéria: uma proposta de aplicação do tema física nuclear no ensino médio. 2019. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823687167377408