Ensino da física nuclear para ensino médio com ênfase em datação por Carbono-14: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Madalena da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17156
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi à elaboração de um produto educacional, com uma abordagem temática da Física Nuclear para estudantes do Ensino Médio, com ênfase em Datação por Carbono-14, dentro de uma visão holística, visando proporcionar uma proposta pedagógica que viabilize a transposição didática do conhecimento científico. Assim, nessa perspectiva foram empregados recursos tecnológicos como simuladores, que permitiu ao aluno interação com as informações teóricas contempladas, como também partir da teoria considerando o conhecimento prévio do aluno, na intenção de estimular a reflexão, e fazer com que o aluno participasse de forma ativa nas discussões e atividades propostas dentro da teoria de aprendizagem significativa proposta por Ausubel. Foi elaborada uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) nesse âmbito e, aplicada a alunos da terceira série do ensino médio. Os dados foram coletados por meio de questionário, com a finalidade de analisar se a proposta foi bem sucedida. Como resultado final observa-se que a proposta obteve resultados positivos, frente ao esperado, possibilitando aos alunos aprendizagem do assunto e aproximando-os de ferramentas tecnológicas que auxiliam no ensino-aprendizagem.
id UEL_cb1ff7358e2ad5871f5ea98d1866f543
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17156
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Ensino da física nuclear para ensino médio com ênfase em datação por Carbono-14: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).Teaching Nuclear Physics to High School with an Emphasis on Carbon-14 Dating: A Potentially Significant Teaching Unit (PSTU).Ensino de FísicaFísica NuclearDatação por Carbono-14Aprendizagem SignificativaCiências Exatas e da Terra - FísicaPhysics TeachingNuclear PhysicsCarbon 14 DatingMeaningful LearningO objetivo desta pesquisa foi à elaboração de um produto educacional, com uma abordagem temática da Física Nuclear para estudantes do Ensino Médio, com ênfase em Datação por Carbono-14, dentro de uma visão holística, visando proporcionar uma proposta pedagógica que viabilize a transposição didática do conhecimento científico. Assim, nessa perspectiva foram empregados recursos tecnológicos como simuladores, que permitiu ao aluno interação com as informações teóricas contempladas, como também partir da teoria considerando o conhecimento prévio do aluno, na intenção de estimular a reflexão, e fazer com que o aluno participasse de forma ativa nas discussões e atividades propostas dentro da teoria de aprendizagem significativa proposta por Ausubel. Foi elaborada uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) nesse âmbito e, aplicada a alunos da terceira série do ensino médio. Os dados foram coletados por meio de questionário, com a finalidade de analisar se a proposta foi bem sucedida. Como resultado final observa-se que a proposta obteve resultados positivos, frente ao esperado, possibilitando aos alunos aprendizagem do assunto e aproximando-os de ferramentas tecnológicas que auxiliam no ensino-aprendizagem.The objective of this research was the development of an educational product, with a thematic approach to Nuclear Physics, for high school students with an emphasis on Carbon 14 dating, within a holistic view, aiming to provide a pedagogical proposal that enables the didactic transposition of scientific knowledge . Thus, in this perspective, technological resources such as simulators were used, which allowed the student to interact with the theoretical information contemplated, as well as starting from the theory considering the student's prior knowledge, with the intention of stimulating reflection, and making the student participate in an active way. in the discussions and activities proposed within the theory of meaningful learning proposed by Ausubel. A potentially significant teaching unit (UEPS) was created in this context and applied to third grade high school students. Data were collected through a questionnaire in order to analyze whether the proposal was successful. As a final result, it is observed that the proposal obtained positive results compared to what was expected, seeking students to learn about the subject and bringing them closer to technological tools that help in teaching and learning.Parreira, Paulo SérgioFujii, Américo TsuneoLopes, FábioPiratelo, Marcus Vinícius MartinezSilva, Maria Madalena da2024-08-08T17:59:04Z2024-08-08T17:59:04Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17156porCCE - Departamento de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina85 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T06:03:34Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17156Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-09T06:03:34Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da física nuclear para ensino médio com ênfase em datação por Carbono-14: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).
Teaching Nuclear Physics to High School with an Emphasis on Carbon-14 Dating: A Potentially Significant Teaching Unit (PSTU).
title Ensino da física nuclear para ensino médio com ênfase em datação por Carbono-14: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).
spellingShingle Ensino da física nuclear para ensino médio com ênfase em datação por Carbono-14: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).
Silva, Maria Madalena da
Ensino de Física
Física Nuclear
Datação por Carbono-14
Aprendizagem Significativa
Ciências Exatas e da Terra - Física
Physics Teaching
Nuclear Physics
Carbon 14 Dating
Meaningful Learning
title_short Ensino da física nuclear para ensino médio com ênfase em datação por Carbono-14: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).
title_full Ensino da física nuclear para ensino médio com ênfase em datação por Carbono-14: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).
title_fullStr Ensino da física nuclear para ensino médio com ênfase em datação por Carbono-14: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).
title_full_unstemmed Ensino da física nuclear para ensino médio com ênfase em datação por Carbono-14: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).
title_sort Ensino da física nuclear para ensino médio com ênfase em datação por Carbono-14: uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS).
author Silva, Maria Madalena da
author_facet Silva, Maria Madalena da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parreira, Paulo Sérgio
Fujii, Américo Tsuneo
Lopes, Fábio
Piratelo, Marcus Vinícius Martinez
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Madalena da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Física Nuclear
Datação por Carbono-14
Aprendizagem Significativa
Ciências Exatas e da Terra - Física
Physics Teaching
Nuclear Physics
Carbon 14 Dating
Meaningful Learning
topic Ensino de Física
Física Nuclear
Datação por Carbono-14
Aprendizagem Significativa
Ciências Exatas e da Terra - Física
Physics Teaching
Nuclear Physics
Carbon 14 Dating
Meaningful Learning
description O objetivo desta pesquisa foi à elaboração de um produto educacional, com uma abordagem temática da Física Nuclear para estudantes do Ensino Médio, com ênfase em Datação por Carbono-14, dentro de uma visão holística, visando proporcionar uma proposta pedagógica que viabilize a transposição didática do conhecimento científico. Assim, nessa perspectiva foram empregados recursos tecnológicos como simuladores, que permitiu ao aluno interação com as informações teóricas contempladas, como também partir da teoria considerando o conhecimento prévio do aluno, na intenção de estimular a reflexão, e fazer com que o aluno participasse de forma ativa nas discussões e atividades propostas dentro da teoria de aprendizagem significativa proposta por Ausubel. Foi elaborada uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) nesse âmbito e, aplicada a alunos da terceira série do ensino médio. Os dados foram coletados por meio de questionário, com a finalidade de analisar se a proposta foi bem sucedida. Como resultado final observa-se que a proposta obteve resultados positivos, frente ao esperado, possibilitando aos alunos aprendizagem do assunto e aproximando-os de ferramentas tecnológicas que auxiliam no ensino-aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-30
2024-08-08T17:59:04Z
2024-08-08T17:59:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17156
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CCE - Departamento de Física
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
85 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823270105513984