A educação permanente em saúde para a promoção da segurança do paciente pediátrico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25469 |
Resumo: | O presente estudo tem como objeto a educação permanente como estratégia para a promoção da segurança do paciente pediátrico. Seus objetivos foram verificar o evento adverso (EA) de maior expressão de uma Unidade de Internação Pediátrica; elaborar e implementar ações de educação permanente para promoção da segurança do paciente pediátrico; desenvolver, com a equipe, um bundle como estratégia para promoção da segurança do paciente pediátrico. Trata-se de estudo qualitativo, do tipo Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). Os participantes da pesquisa foram enfermeiros, enfermeiros residentes da pediatria, técnicos de enfermagem e um médico de uma Unidade de Internação Pediátrica. A pesquisa foi submetida à apreciação e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Naval Marcílio Dias. Desenvolveu-se em quatro etapas: análise documental para levantamento e seleção do EA de maior expressão na Unidade de Internação Pediátrica, dentre os anos de 2015 a 2020 de acordo com as seis metas internacionais, junto ao Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da instituição. Na segunda etapa, deu-se a observação participante com a realização de duas Oficinas de Educação Permanente nos meses de setembro e novembro de 2020, para a apresentação da ocorrência de queda como o EA de maior expressão do estudo. Na terceira etapa, foi realizada a construção dos produtos deste estudo: um bundle para prevenção de quedas na pediatria; um folder para prevenção de quedas na Unidade de Internação Pediátrica; um cartaz alerta para os leitos pediátricos e um termo de esclarecimento e ciência quanto ao risco de queda na Unidade de Internação Pediátrica. Na quarta etapa, foi efetuada a validação dos produtos pelos participantes deste estudo. Concluiu-se que a Educação Permanente em Saúde (EPS) e as metodologias ativas de aprendizagem puderam sensibilizar os profissionais da pediatria para a execução de práticas seguras em favor da criança, prevenindo os EA e promovendo a segurança do paciente pediátrico. |
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A educação permanente em saúde para a promoção da segurança do paciente pediátricoPermanent health education to promote pediatric patient safetyEnfermagemEnfermagem PediátricaSegurança do PacienteEducação ContinuadaEnfermagemEnfermagem PediátricaSegurança do PacienteEducação ContinuadaNursingPediatric NursingPatient SafetyContinuing EducationO presente estudo tem como objeto a educação permanente como estratégia para a promoção da segurança do paciente pediátrico. Seus objetivos foram verificar o evento adverso (EA) de maior expressão de uma Unidade de Internação Pediátrica; elaborar e implementar ações de educação permanente para promoção da segurança do paciente pediátrico; desenvolver, com a equipe, um bundle como estratégia para promoção da segurança do paciente pediátrico. Trata-se de estudo qualitativo, do tipo Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). Os participantes da pesquisa foram enfermeiros, enfermeiros residentes da pediatria, técnicos de enfermagem e um médico de uma Unidade de Internação Pediátrica. A pesquisa foi submetida à apreciação e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Naval Marcílio Dias. Desenvolveu-se em quatro etapas: análise documental para levantamento e seleção do EA de maior expressão na Unidade de Internação Pediátrica, dentre os anos de 2015 a 2020 de acordo com as seis metas internacionais, junto ao Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da instituição. Na segunda etapa, deu-se a observação participante com a realização de duas Oficinas de Educação Permanente nos meses de setembro e novembro de 2020, para a apresentação da ocorrência de queda como o EA de maior expressão do estudo. Na terceira etapa, foi realizada a construção dos produtos deste estudo: um bundle para prevenção de quedas na pediatria; um folder para prevenção de quedas na Unidade de Internação Pediátrica; um cartaz alerta para os leitos pediátricos e um termo de esclarecimento e ciência quanto ao risco de queda na Unidade de Internação Pediátrica. Na quarta etapa, foi efetuada a validação dos produtos pelos participantes deste estudo. Concluiu-se que a Educação Permanente em Saúde (EPS) e as metodologias ativas de aprendizagem puderam sensibilizar os profissionais da pediatria para a execução de práticas seguras em favor da criança, prevenindo os EA e promovendo a segurança do paciente pediátrico.The present study aims at permanent education as a strategy to promote the safety of pediatric patients. Its objectives were to verify the most significant adverse event (AE) of a Pediatric Inpatient Unit; develop and implement permanent education actions to promote pediatric patient safety; develop, with the team, a bundle as a strategy to promote pediatric patient safety. This is a qualitative study, of the Convergent Assistance Research (PCA) type. The research participants were nurses, nurses resident in pediatrics, nursing technicians and a doctor in a Pediatric Inpatient Unit. The research was submitted to the appreciation and approval of the Research Ethics Committee of the Faculty of Medicine of the Federal Fluminense University (UFF) and the Research Ethics Committee of the Hospital Naval Marcílio Dias. It was developed in four stages: document analysis to survey and select the most significant AE in the pediatric hospitalization unit, between the years 2015 to 2020 and according to the six international goals, together with the institution’s Patient Safety Nucleus (PSN). In the second stage, participant observation took place with the holding of two Permanent Education Workshops in the months of September and November 2020, to present the occurrence of fall as the most significant AE of the study. In the third stage, the construction of the products of this study was carried out: a bundle for the prevention of falls in pediatrics; a folder for the prevention of falls in the Pediatric Inpatient Unit; a poster alerting to pediatric beds and a term of clarification and science regarding the risk of falling in the Pediatric Inpatient Unit. In the fourth stage, product validations were carried out by the participants of this study. It was concluded that Permanent education in health (EPS) and active learning methodologies were able to sensitize pediatric professionals for the implementation of safe practices in favor of the child, preventing AE and promoting the safety of pediatric patients.117 f.Valente, Geilsa Soraia Cavalcantihttp://lattes.cnpq.br/4604496036790028Messias, Claudia Mariahttp://lattes.cnpq.br/7023881504448600Costa, Andréia Jorge dahttp://lattes.cnpq.br/0558281285196141Cortez, Elaine Antuneshttp://lattes.cnpq.br/1511399937909608Messias, Claudia Mariahttp://lattes.cnpq.br/7023881504448600http://lattes.cnpq.br/9735911634971302Galvão, Vanessa Teles Luz Sthephan2022-06-29T17:27:46Z2022-06-29T17:27:46Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGALVÃO, Vanessa Teles Luz Sthephan. A educação permanente em saúde para a promoção da segurança do paciente pediátrico. 2021. 117 f. 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