Turismo de saúde na cidade do Rio de Janeiro: a dimensão estética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marjorie Souza
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
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Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1592
Resumo: O turismo de saúde vem ganhando espaço na mídia, devido ao seu grande crescimento nos últimos anos. Dentro desse segmento, destaca-se o turismo de estética, quando os pacientes se deslocam para a realização de tratamentos estéticos. O Rio de Janeiro ganhou fama através do médico Ivo Pitanguy e, junto com os preços mais acessíveis do mercado brasileiro emergente, colocaram a cidade no mapa da plástica, atraindo ao país centenas de pacientes que buscam a excelência brasileira. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo investigar o turismo de saúde na cidade do Rio de Janeiro, com foco na estética. Para isso, pretende-se fazer um levantamento bibliográfico sobre turismo de saúde, privilegiando a dimensão estética, entrevistar gestores de clínicas renomadas da cidade do Rio de Janeiro e analisar os relatos dos entrevistados, verificando a relação com o desenvolvimento do turismo de saúde. Para atingir a este objetivo, optou-se por uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, a partir de entrevistas com um roteiro semi-estruturado. Os principais resultados encontrados foram o crescente fluxo de pacientes estrangeiros que chegam ao país em busca de tratamentos estéticos, o pouco interesse por parte dos gestores de saúde em relação ao turismo, a divergência de opiniões entre os gestores de saúde a respeito de parcerias entre eles e gestores do turismo e a incipiência de estudos relacionados com o tema. As principais conclusões desse trabalho são a necessidade de um estudo mais profundo na área, a criação de parcerias entre gestores da saúde e do turismo, criação e aprimoramento de cursos e especializações e a proposta de uma pesquisa direta com o consumidor de saúde. Com isso, deseja-se que os pacientes-turistas sejam mais bem recepcionados e que as clínicas e hospitais tenham mais segurança em lidar com esse público
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