Percepção dos estudantes da educação de jovens e adultos em HQs acerca dos estressores que contribuem para evasão escolar: em Merleu-Ponty

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rita de Cássia Ferreira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25460
Resumo: O estresse vem fazendo parte do cotidiano das pessoas, já sendo considerado um problema de saúde pública. Vale ressaltar os estressores, devido a traumas vividos como: violência, drogas, perda da família, depressão e outros. Nesse contexto, foi delimitado como objetivo Geral: compreender a vivência do estudante da Educação de Jovens e Adultos, no contexto da evasão escolar, como objetivos Específicos: identificar os fatores estressores e descrever a percepção desse público, diante dessa evasão escolar. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa com embargo na fenomenologia existencial de Merleau-Ponty uma vez, que intenciona desvelar, compreender, e revelar uma situação existencial vivenciada pelo ser humano. O cenário foi uma Escola Municipal de São Gonçalo – Rio de Janeiro, com foco no ensino fundamental I e II, em horário noturno, que utiliza a metodologia educacional voltada para a Educação de Jovens e Adultos. Os participantes foram 25 alunos, considerados maiores de idade e que desejaram participar de forma voluntária. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada entrevista semiestruturada, e para análise dos dados, utilizou-se a apropriação dos conceitos de Amedeo Giorgi, após aprovação do comitê de ética da Universidade Federal Fluminense em concordância com as resoluções do Conselho Nacional de Saúde de n° 466/2012 e 510/2016. Como resultados da análise conceitual emergiram três categorias: O corpo que fala por si; O eu no mundo vivido, diante dos desafios da vida; A escola parceira no mundo das minhas vivências. Entende se que a partir da conscientização destes estressores expostos, há uma contribuição significativa na redução da evasão escolar, a partir de seu enfrentamento. Como produto foi construído um material pedagógico, educativo, lúdico, impresso e de fácil acesso, em que se revelam as vivências destes estudantes em histórias em quadrinhos reais, também chamadas de gibi ou HQs.
id UFF-2_ae11d1bedac716c4f90b4573f01ce668
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25460
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Percepção dos estudantes da educação de jovens e adultos em HQs acerca dos estressores que contribuem para evasão escolar: em Merleu-PontyJovensAdultosEstudantesEvasão EscolarEscolaEvasão EscolarAdolescenteAdultoEstudantesInstituições AcadêmicasYouthAdultsStudentsSchool DropoutSchoolJóvenesAdultosEstudiantesDeserción EscolarEscuelaO estresse vem fazendo parte do cotidiano das pessoas, já sendo considerado um problema de saúde pública. Vale ressaltar os estressores, devido a traumas vividos como: violência, drogas, perda da família, depressão e outros. Nesse contexto, foi delimitado como objetivo Geral: compreender a vivência do estudante da Educação de Jovens e Adultos, no contexto da evasão escolar, como objetivos Específicos: identificar os fatores estressores e descrever a percepção desse público, diante dessa evasão escolar. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa com embargo na fenomenologia existencial de Merleau-Ponty uma vez, que intenciona desvelar, compreender, e revelar uma situação existencial vivenciada pelo ser humano. O cenário foi uma Escola Municipal de São Gonçalo – Rio de Janeiro, com foco no ensino fundamental I e II, em horário noturno, que utiliza a metodologia educacional voltada para a Educação de Jovens e Adultos. Os participantes foram 25 alunos, considerados maiores de idade e que desejaram participar de forma voluntária. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada entrevista semiestruturada, e para análise dos dados, utilizou-se a apropriação dos conceitos de Amedeo Giorgi, após aprovação do comitê de ética da Universidade Federal Fluminense em concordância com as resoluções do Conselho Nacional de Saúde de n° 466/2012 e 510/2016. Como resultados da análise conceitual emergiram três categorias: O corpo que fala por si; O eu no mundo vivido, diante dos desafios da vida; A escola parceira no mundo das minhas vivências. Entende se que a partir da conscientização destes estressores expostos, há uma contribuição significativa na redução da evasão escolar, a partir de seu enfrentamento. Como produto foi construído um material pedagógico, educativo, lúdico, impresso e de fácil acesso, em que se revelam as vivências destes estudantes em histórias em quadrinhos reais, também chamadas de gibi ou HQs.The stress has been part of people's daily lives and is already considered a public health problem. It is worth mentioning the stressors, due to experienced trauma such as: violence, drugs, loss of family, depression and others. In this context, the General objective was delimited: to understand the student experience of Youth and Adult Education, in the context of school dropout, as Specific objectives: to identify the stressors and describe the perception of this public in the face of this school dropout. It is a descriptive research with a qualitative approach, embargoed on the existential phenomenology of Merleau-Ponty once, which intends to unveil, understand, and reveal an existential situation experienced by the human being. The scenario was a Municipal School of São Gonçalo - Rio de Janeiro, focusing on elementary education I and II, at night, which uses the educational methodology focused on the Education of Youth and Adults. The participants were 25 students, considered to be of legal age and who wished to participate voluntarily. As a data collection instrument, semi-structured interviews were used, and for data analysis, the appropriation of Amedeo Giorgi's concepts was used, after approval by the University Federal Fluminense ethics committee in accordance with the resolutions of the National Health Council of n 466/2012 and 510/2016. As a result of the conceptual analysis, three categories emerged: The body that speaks for itself; The self in the lived world, facing the challenges of life; We, the school and everyone in the world of experiences. It is understood that from the awareness of these exposed stressors, there is a significant contribution in reducing school dropout, from their coping. As a product, printed, educational, playful and easily accessible material was built, such as a booklet, in which the experiences of these students are revealed in real comics, also called comics or comic books.El estrés há sido parte de la vida cotidiana de las personas y ya se considera un problema de salud pública. Vale la pena mencionar los factores estresantes, debido a traumas experimentados como: violencia, drogas, pérdida de la familia, depresión y otros. En este contexto, se delimitó el objetivo general: comprender la experiencia del alumno en la educación de jóvenes y adultos, en el contexto del abandono escolar, como objetivos específicos: identificar los factores estresantes y describir la percepción de este público frente a este abandono escolar. Es una investigación descriptiva con un enfoque cualitativo, embargada una vez sobre la fenomenología existencial de Merleau-Ponty, que intenta revelar, comprender y revelar una situación existencial experimentada por el ser humano. El escenario era una escuela municipal de São Gonçalo - Río de Janeiro, centrada en la educación primaria I y II, por la noche, que utiliza la metodología educativa centrada en la educación de jóvenes y adultos. Los participantes eran 25 estudiantes, considerados mayores de edad y que deseaban participar voluntariamente. Como instrumento de recolección de datos, se utilizaron entrevistas semiestructuradas, y para el análisis de datos, se usó la apropiación de los conceptos de Amedeo Giorgi, después de la aprobación del comité de ética de la Universidad Federal Fluminense de acuerdo con las resoluciones del Consejo Nacional de Salud de n 466/2012 y 510/2016. Como resultado del análisis conceptual, surgieron tres categorías: el cuerpo que habla por sí mismo; El yo en el mundo vivido, enfrentando los desafíos de la vida; Nosotros, la escuela y todos en el mundo de las experiencias. Se entiende que a partir de la conciencia de estos factores estresantes expuestos, hay una contribución significativa en la reducción del abandono escolar, de su afrontamiento. Como producto, se construyó material impreso, educativo, lúdico y de fácil acceso, como un folleto, en el que las experiencias de estos estudiantes se revelan en cómics reales, también llamados cómics o cómics.128 f.Silva, Rose Mary Costa Rosa Andradehttp://lattes.cnpq.br/1669330469408012Pereira, Eliane Ramoshttp://lattes.cnpq.br/5088894307129020Marins, Aline Miranda da Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/9585792300520515Pereira, Eliane Ramoshttp://lattes.cnpq.br/5088894307129020http://lattes.cnpq.br/9892683757353719Silva, Rita de Cássia Ferreira da2022-06-28T17:18:28Z2022-06-28T17:18:28Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Rita de Cássia Ferreira da. Percepção dos estudantes da educação de jovens e adultos em HQs acerca dos estressores que contribuem para evasão escolar: em Merleu-Ponty. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25460CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-28T17:18:32Zoai:app.uff.br:1/25460Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:34.523618Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos estudantes da educação de jovens e adultos em HQs acerca dos estressores que contribuem para evasão escolar: em Merleu-Ponty
title Percepção dos estudantes da educação de jovens e adultos em HQs acerca dos estressores que contribuem para evasão escolar: em Merleu-Ponty
spellingShingle Percepção dos estudantes da educação de jovens e adultos em HQs acerca dos estressores que contribuem para evasão escolar: em Merleu-Ponty
Silva, Rita de Cássia Ferreira da
Jovens
Adultos
Estudantes
Evasão Escolar
Escola
Evasão Escolar
Adolescente
Adulto
Estudantes
Instituições Acadêmicas
Youth
Adults
Students
School Dropout
School
Jóvenes
Adultos
Estudiantes
Deserción Escolar
Escuela
title_short Percepção dos estudantes da educação de jovens e adultos em HQs acerca dos estressores que contribuem para evasão escolar: em Merleu-Ponty
title_full Percepção dos estudantes da educação de jovens e adultos em HQs acerca dos estressores que contribuem para evasão escolar: em Merleu-Ponty
title_fullStr Percepção dos estudantes da educação de jovens e adultos em HQs acerca dos estressores que contribuem para evasão escolar: em Merleu-Ponty
title_full_unstemmed Percepção dos estudantes da educação de jovens e adultos em HQs acerca dos estressores que contribuem para evasão escolar: em Merleu-Ponty
title_sort Percepção dos estudantes da educação de jovens e adultos em HQs acerca dos estressores que contribuem para evasão escolar: em Merleu-Ponty
author Silva, Rita de Cássia Ferreira da
author_facet Silva, Rita de Cássia Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade
http://lattes.cnpq.br/1669330469408012
Pereira, Eliane Ramos
http://lattes.cnpq.br/5088894307129020
Marins, Aline Miranda da Fonseca
http://lattes.cnpq.br/9585792300520515
Pereira, Eliane Ramos
http://lattes.cnpq.br/5088894307129020
http://lattes.cnpq.br/9892683757353719
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rita de Cássia Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
Adultos
Estudantes
Evasão Escolar
Escola
Evasão Escolar
Adolescente
Adulto
Estudantes
Instituições Acadêmicas
Youth
Adults
Students
School Dropout
School
Jóvenes
Adultos
Estudiantes
Deserción Escolar
Escuela
topic Jovens
Adultos
Estudantes
Evasão Escolar
Escola
Evasão Escolar
Adolescente
Adulto
Estudantes
Instituições Acadêmicas
Youth
Adults
Students
School Dropout
School
Jóvenes
Adultos
Estudiantes
Deserción Escolar
Escuela
description O estresse vem fazendo parte do cotidiano das pessoas, já sendo considerado um problema de saúde pública. Vale ressaltar os estressores, devido a traumas vividos como: violência, drogas, perda da família, depressão e outros. Nesse contexto, foi delimitado como objetivo Geral: compreender a vivência do estudante da Educação de Jovens e Adultos, no contexto da evasão escolar, como objetivos Específicos: identificar os fatores estressores e descrever a percepção desse público, diante dessa evasão escolar. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa com embargo na fenomenologia existencial de Merleau-Ponty uma vez, que intenciona desvelar, compreender, e revelar uma situação existencial vivenciada pelo ser humano. O cenário foi uma Escola Municipal de São Gonçalo – Rio de Janeiro, com foco no ensino fundamental I e II, em horário noturno, que utiliza a metodologia educacional voltada para a Educação de Jovens e Adultos. Os participantes foram 25 alunos, considerados maiores de idade e que desejaram participar de forma voluntária. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada entrevista semiestruturada, e para análise dos dados, utilizou-se a apropriação dos conceitos de Amedeo Giorgi, após aprovação do comitê de ética da Universidade Federal Fluminense em concordância com as resoluções do Conselho Nacional de Saúde de n° 466/2012 e 510/2016. Como resultados da análise conceitual emergiram três categorias: O corpo que fala por si; O eu no mundo vivido, diante dos desafios da vida; A escola parceira no mundo das minhas vivências. Entende se que a partir da conscientização destes estressores expostos, há uma contribuição significativa na redução da evasão escolar, a partir de seu enfrentamento. Como produto foi construído um material pedagógico, educativo, lúdico, impresso e de fácil acesso, em que se revelam as vivências destes estudantes em histórias em quadrinhos reais, também chamadas de gibi ou HQs.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-06-28T17:18:28Z
2022-06-28T17:18:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Rita de Cássia Ferreira da. Percepção dos estudantes da educação de jovens e adultos em HQs acerca dos estressores que contribuem para evasão escolar: em Merleu-Ponty. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25460
identifier_str_mv SILVA, Rita de Cássia Ferreira da. Percepção dos estudantes da educação de jovens e adultos em HQs acerca dos estressores que contribuem para evasão escolar: em Merleu-Ponty. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823718769360896