Arte, Pedagogia e Formação Docente: narrativas e travessias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Kamilla da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32389
Resumo: Como um chamado à travessia, a pesquisa de mestrado, fiada na Linha de Pesquisa “Linguagem, Cultura e Processos Formativos” do PPGEdu/UFF, trilha caminhos em busca de entrelaçamentos possíveis entre os cursos de Pedagogia e a arte. Tendo como ponto de partida a falta da arte localizada na trajetória escolar da pesquisadora e considerando os estudos que sinalizam essa falta nos cursos de formação docente, em âmbito nacional, o objetivo do trabalho é (re)conhecer oportunidades de formação artístico-culturais na travessia curricular de ex-estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense. Por meio de narrativas autobiográficas, busca perscrutar caminhos de formação estética singulares-plurais e, assim, as abordagens autobiográficas (Josso, 2004; Passeggi, 2008; Delory-Momberger, 2012) sustentam o quadro teórico-metodológico. Tecida com temas que atravessam teorias e práticas, memórias e experiências, arte e pedagogia, a pesquisa realiza um mapeamento de experiências de ex- estudantes de Pedagogia, consideradas significativas no desenvolvimento da formação estética, e que se constituíram como oportunidades de alargamento das sensibilidades. No emaranhar das narrativas, a pesquisa tem como base o diálogo, puxando os fios que convergem entre as experiências para a composição de análise a partir de três chaves de leitura que indicam os tempos, lugares e acontecimentos da dimensão estética no curso de Pedagogia, o alargamento das sensibilidades e as reverberações – no curso, na profissão e na vida. Entre narrativas e travessias, é possível localizar tempos e espaços que convidam o fazer artístico, a ampliação de sentidos, o contato com a natureza, a experiência nos museus e equipamentos culturais no currículo praticado no curso de Pedagogia em questão. No entanto, na composição do diálogo, é possível indicar a fragilidade dessas propostas de forma intencional no desenho curricular do curso e a necessidade de ampliar as possibilidades de um outro fazer na formação docente, na Pedagogia. As narrativas mostraram faltas e possibilidades, o gostoso e o desgostoso, momentos em que o coração palpita e outros em que fica adormecido. Nos caminhos de formação estética de ex-estudantes da Pedagogia, há danças, museus, bordados, pessoas, literatura, obras de arte, filmes, teatro, experiências que ecoam, produzindo movimentos, chamando partes anestesiadas do ser para a vida. Sinalizam um (per)curso por onde poderiam correr, para serem potencializadas, propostas de formação estética na universidade.
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Por meio de narrativas autobiográficas, busca perscrutar caminhos de formação estética singulares-plurais e, assim, as abordagens autobiográficas (Josso, 2004; Passeggi, 2008; Delory-Momberger, 2012) sustentam o quadro teórico-metodológico. Tecida com temas que atravessam teorias e práticas, memórias e experiências, arte e pedagogia, a pesquisa realiza um mapeamento de experiências de ex- estudantes de Pedagogia, consideradas significativas no desenvolvimento da formação estética, e que se constituíram como oportunidades de alargamento das sensibilidades. No emaranhar das narrativas, a pesquisa tem como base o diálogo, puxando os fios que convergem entre as experiências para a composição de análise a partir de três chaves de leitura que indicam os tempos, lugares e acontecimentos da dimensão estética no curso de Pedagogia, o alargamento das sensibilidades e as reverberações – no curso, na profissão e na vida. Entre narrativas e travessias, é possível localizar tempos e espaços que convidam o fazer artístico, a ampliação de sentidos, o contato com a natureza, a experiência nos museus e equipamentos culturais no currículo praticado no curso de Pedagogia em questão. No entanto, na composição do diálogo, é possível indicar a fragilidade dessas propostas de forma intencional no desenho curricular do curso e a necessidade de ampliar as possibilidades de um outro fazer na formação docente, na Pedagogia. As narrativas mostraram faltas e possibilidades, o gostoso e o desgostoso, momentos em que o coração palpita e outros em que fica adormecido. Nos caminhos de formação estética de ex-estudantes da Pedagogia, há danças, museus, bordados, pessoas, literatura, obras de arte, filmes, teatro, experiências que ecoam, produzindo movimentos, chamando partes anestesiadas do ser para a vida. Sinalizam um (per)curso por onde poderiam correr, para serem potencializadas, propostas de formação estética na universidade.As a call to cross, the master's research, based on the Research Line “Language, Culture and Training Processes” at PPGEdu/UFF, follows paths in search of possible intertwining between Pedagogy courses and art. Taking as a starting point the lack of art located in the researcher's school trajectory and considering the studies that indicate this lack in teacher training courses, nationwide, the objective of the work is to (re)know opportunities for artistic-cultural training in the crossing curriculum of former students of the Pedagogy course at Universidade Federal Fluminense. Through autobiographical narratives, it seeks to examine singular-plural paths of aesthetic formation and, thus, autobiographical approaches (Josso, 2004; Passeggi, 2008; Delory-Momberger, 2012) support the theoretical-methodological framework. Woven with themes that cross theories and practices, memories and experiences, art and pedagogy, the research maps the experiences of former Pedagogy students, considered significant in the development of aesthetic training, and which constituted opportunities to broaden sensibilities. In the tangle of narratives, the research is based on dialogue, pulling the threads that converge between the experiences to compose an analysis based on three reading keys that indicate the times, places and events of the aesthetic dimension in the Pedagogy course, the broadening of sensibilities and reverberations – in the course, in the profession and in life. Between narratives and crossings, it is possible to locate times and spaces that invite artistic activity, the expansion of meanings, contact with nature, experience in museums and cultural equipment in the curriculum practiced in the Pedagogy course in question. However, in the composition of the dialogue, it is possible to indicate the fragility of these proposals in an intentional way in the course's curricular design and the need to expand the possibilities of doing something else in teacher training, in Pedagogy. The narratives showed faults and possibilities, the pleasant and the unpleasant, moments when the heart flutters and others when it remains dormant. In the aesthetic training paths of former Pedagogy students, there are dances, museums, embroidery, people, literature, works of art, films, theater, experiences that echo, producing movements, calling anesthetized parts of the being to life. They signal a (path) along which proposals for aesthetic training at the university could run, to be enhanced.134 p.Ostetto, Luciana EsmeraldaMartins, Mirian CelesteSouza, Cristiana Callai deAlbano, Ana AngélicaCunha, Kamilla da Silva2024-02-26T14:44:40Z2024-02-26T14:44:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCUNHA, Kamilla da Silva. Arte, Pedagogia e Formação Docente: narrativas e travessias. 2023. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32389CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-26T14:44:44Zoai:app.uff.br:1/32389Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:02.940533Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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