Espaço e construção da imagem urbana: um estudo de caso - o Caminho Niemeyer em Niterói
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23637 |
Resumo: | Esta dissertação se propôs a refletir e avaliar o processo de reconversão da imagem da cidade de Niterói, pautada na renovação dos espaços urbanos, focando o olhar em um estudo mais apurado de como a municipalidade tem lidado com a execução do empreendimento urbano Caminho Niemeyer, considerado como o projeto estratégico mais relevante e audacioso desta municipalidade no intuito de alavancar investimentos, atrair turistas e emprego, melhorando segundo seus agentes, a qualidade de vida no município. Tal iniciativa se insere no que tem sido denominado de grandes projetos de desenvolvimento urbano (GPDU), considerados a síntese do novo urbanismo. Seus principais divulgadores são as cidades de Barcelona, Londres e Paris, que reorientaram suas políticas públicas, passando a perseguir linhas de intervenção em parceria com a iniciativa privada. Seguindo esta tendência, a cidade de Niterói tem investido na construção de novos ícones, todos projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer que, no momento, vê se concretizar o Caminho Niemeyer, na orla da Baía de Guanabara, localizado na área central da referida cidade. Estas ações têm sido concebidas sob a égide do discurso de que estes são os elementos motores capazes de atuar sobre a recuperação do meio ambiente circundante, trazendo benefícios para todos. Entretanto, ao que parece, as parcerias público-privadas escondem relações entre o capital imobiliário e o poder público. Assim, podemos observar como a relação público-privada pode acabar levando a formação de grupos de poder, muitas vezes motivados por interesses que não o social, visando promover bons negócios, aumentar seus lucros e valorizar sua própria imagem, arraigando seu controle sobre a cidade. |
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Espaço e construção da imagem urbana: um estudo de caso - o Caminho Niemeyer em NiteróiCapitalismoGrandes projetos de desenvolvimento urbanoProjeto estratégicoImagem urbanaParceria público-privadaProjeto urbanísticoCaminho Niemeyer (Niterói, RJ)Imagem (Arquitetura)CapitalismGreat projects of urbanism developmentStrategic projectUrban imagePublic and private join venturesEsta dissertação se propôs a refletir e avaliar o processo de reconversão da imagem da cidade de Niterói, pautada na renovação dos espaços urbanos, focando o olhar em um estudo mais apurado de como a municipalidade tem lidado com a execução do empreendimento urbano Caminho Niemeyer, considerado como o projeto estratégico mais relevante e audacioso desta municipalidade no intuito de alavancar investimentos, atrair turistas e emprego, melhorando segundo seus agentes, a qualidade de vida no município. Tal iniciativa se insere no que tem sido denominado de grandes projetos de desenvolvimento urbano (GPDU), considerados a síntese do novo urbanismo. Seus principais divulgadores são as cidades de Barcelona, Londres e Paris, que reorientaram suas políticas públicas, passando a perseguir linhas de intervenção em parceria com a iniciativa privada. Seguindo esta tendência, a cidade de Niterói tem investido na construção de novos ícones, todos projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer que, no momento, vê se concretizar o Caminho Niemeyer, na orla da Baía de Guanabara, localizado na área central da referida cidade. Estas ações têm sido concebidas sob a égide do discurso de que estes são os elementos motores capazes de atuar sobre a recuperação do meio ambiente circundante, trazendo benefícios para todos. Entretanto, ao que parece, as parcerias público-privadas escondem relações entre o capital imobiliário e o poder público. Assim, podemos observar como a relação público-privada pode acabar levando a formação de grupos de poder, muitas vezes motivados por interesses que não o social, visando promover bons negócios, aumentar seus lucros e valorizar sua própria imagem, arraigando seu controle sobre a cidade.The presented dissertation was developed to analyze and evaluate the Niteroi City remodel process embedded into urbane space renewal but focusing the point of view into a more refined study then the one performed for the urbane city enterprise “Caminho Niemeyer”, considered the most relevant and audacious strategic project to stimulate investment, attracting tourism, jobs and improving the life quality of the city. The initiative mentioned was part of the great projects of urbanism development (GPUD) considered the synthesis of the new urbanism. The main disclosures or this initiative are the cities of Barcelona, London and Paris, that redefined their public policies making possible to intervene into private initiative. Following this trend, the Niteroi city have invested in the construction of new icons, all developed by the architect Oscar Niemeyer on the cost of the Guanabara bay, located in the central area of the referred city. These actions have being conceived based on the belief that these are elements able to influence in the environment recuperation, resulting in benefits to all. However, the public and private join ventures don’t demonstrate relations between home equity and public authorities. Then we can observe how the relation public-private lead to the formation of strong groups, several times motivated by non-social interests, promoting good business, increasing their profit and adding value to their own image, fortifying the control over the city.138 p.NiteróiBienenstein, GlaucoJesus, Gilmar Mascarenhas deHolzer, WertherSanchez, FernandaPereira, Affonso Pedro de Savignon2021-11-08T15:58:25Z2021-11-08T15:58:25Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Affonso Pedro de Savignon. Espaço e construção da imagem urbana: um estudo de caso - o Caminho Niemeyer em Niterói. 2006. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.https://app.uff.br/riuff/handle/1/23637Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-08T15:58:25Zoai:app.uff.br:1/23637Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:12.495499Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Esta dissertação se propôs a refletir e avaliar o processo de reconversão da imagem da cidade de Niterói, pautada na renovação dos espaços urbanos, focando o olhar em um estudo mais apurado de como a municipalidade tem lidado com a execução do empreendimento urbano Caminho Niemeyer, considerado como o projeto estratégico mais relevante e audacioso desta municipalidade no intuito de alavancar investimentos, atrair turistas e emprego, melhorando segundo seus agentes, a qualidade de vida no município. Tal iniciativa se insere no que tem sido denominado de grandes projetos de desenvolvimento urbano (GPDU), considerados a síntese do novo urbanismo. Seus principais divulgadores são as cidades de Barcelona, Londres e Paris, que reorientaram suas políticas públicas, passando a perseguir linhas de intervenção em parceria com a iniciativa privada. Seguindo esta tendência, a cidade de Niterói tem investido na construção de novos ícones, todos projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer que, no momento, vê se concretizar o Caminho Niemeyer, na orla da Baía de Guanabara, localizado na área central da referida cidade. Estas ações têm sido concebidas sob a égide do discurso de que estes são os elementos motores capazes de atuar sobre a recuperação do meio ambiente circundante, trazendo benefícios para todos. Entretanto, ao que parece, as parcerias público-privadas escondem relações entre o capital imobiliário e o poder público. Assim, podemos observar como a relação público-privada pode acabar levando a formação de grupos de poder, muitas vezes motivados por interesses que não o social, visando promover bons negócios, aumentar seus lucros e valorizar sua própria imagem, arraigando seu controle sobre a cidade. |
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