O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duque, Raquel dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14401
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar brevemente as potencialidades e limites pedagógicos no uso do Facebook em sala de aula. A partir de uma pesquisa exploratória desenvolvida em três escolas públicas estaduais do município de Campos dos Goytacazes-RJ, com o intuito de mapear como alunos e professores lidam com as novas tecnologias da informação e da comunicação, com destaque para o Facebook. Através de resultados obtidos, pode-se concluir que o uso da rede social é algo benéfico para a escola, e pode ser usado como ferramenta didática, a partir de debates de como deve ser feito seu uso de modo adequado e seguro
id UFF-2_af69f10f02685b7ad6604d5449276506
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14401
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos GoytacazesEducaçãoFacebookFerramenta didáticaFacebook (Rede social on-line)Prática de ensinoEscola públicaCampos dos Goytacazes (RJ)EducationFacebookDidatics toolsEste trabalho tem por objetivo analisar brevemente as potencialidades e limites pedagógicos no uso do Facebook em sala de aula. A partir de uma pesquisa exploratória desenvolvida em três escolas públicas estaduais do município de Campos dos Goytacazes-RJ, com o intuito de mapear como alunos e professores lidam com as novas tecnologias da informação e da comunicação, com destaque para o Facebook. Através de resultados obtidos, pode-se concluir que o uso da rede social é algo benéfico para a escola, e pode ser usado como ferramenta didática, a partir de debates de como deve ser feito seu uso de modo adequado e seguroThis work aims to briefly analyze the potentialities and pedagogical limits in the use of Facebook in the classroom. Based on an exploratory research developed in three state public schools in the city of Campos dos Goytacazes-RJ, in order to map out how students and teachers deal with the new information and communication technologies, with the emphasis on Facebook. Through the obtained results, it can be concluded that the use of social network is beneficial to the school, and can be used as a didactic tool, from debates of how it should be done in the school environmentFerreira, Flávia MendesLemos, Carlos Eugênio Soares deDeolindo, Jacqueline da SilvaDuque, Raquel dos Santos2020-07-21T13:19:17Z2020-07-21T13:19:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDUQUE, Raquel dos Santos. O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes-RJ. 2018. 56 f. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14401Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T23:06:05Zoai:app.uff.br:1/14401Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-26T23:06:05Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes
title O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes
spellingShingle O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes
Duque, Raquel dos Santos
Educação
Facebook
Ferramenta didática
Facebook (Rede social on-line)
Prática de ensino
Escola pública
Campos dos Goytacazes (RJ)
Education
Facebook
Didatics tools
title_short O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes
title_full O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes
title_fullStr O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes
title_full_unstemmed O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes
title_sort O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes
author Duque, Raquel dos Santos
author_facet Duque, Raquel dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Flávia Mendes
Lemos, Carlos Eugênio Soares de
Deolindo, Jacqueline da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Duque, Raquel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Facebook
Ferramenta didática
Facebook (Rede social on-line)
Prática de ensino
Escola pública
Campos dos Goytacazes (RJ)
Education
Facebook
Didatics tools
topic Educação
Facebook
Ferramenta didática
Facebook (Rede social on-line)
Prática de ensino
Escola pública
Campos dos Goytacazes (RJ)
Education
Facebook
Didatics tools
description Este trabalho tem por objetivo analisar brevemente as potencialidades e limites pedagógicos no uso do Facebook em sala de aula. A partir de uma pesquisa exploratória desenvolvida em três escolas públicas estaduais do município de Campos dos Goytacazes-RJ, com o intuito de mapear como alunos e professores lidam com as novas tecnologias da informação e da comunicação, com destaque para o Facebook. Através de resultados obtidos, pode-se concluir que o uso da rede social é algo benéfico para a escola, e pode ser usado como ferramenta didática, a partir de debates de como deve ser feito seu uso de modo adequado e seguro
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-07-21T13:19:17Z
2020-07-21T13:19:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUQUE, Raquel dos Santos. O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes-RJ. 2018. 56 f. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14401
Aluno de graduação
identifier_str_mv DUQUE, Raquel dos Santos. O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes-RJ. 2018. 56 f. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018.
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135471659155456