O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14401 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar brevemente as potencialidades e limites pedagógicos no uso do Facebook em sala de aula. A partir de uma pesquisa exploratória desenvolvida em três escolas públicas estaduais do município de Campos dos Goytacazes-RJ, com o intuito de mapear como alunos e professores lidam com as novas tecnologias da informação e da comunicação, com destaque para o Facebook. Através de resultados obtidos, pode-se concluir que o uso da rede social é algo benéfico para a escola, e pode ser usado como ferramenta didática, a partir de debates de como deve ser feito seu uso de modo adequado e seguro |
id |
UFF-2_af69f10f02685b7ad6604d5449276506 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/14401 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos GoytacazesEducaçãoFacebookFerramenta didáticaFacebook (Rede social on-line)Prática de ensinoEscola públicaCampos dos Goytacazes (RJ)EducationFacebookDidatics toolsEste trabalho tem por objetivo analisar brevemente as potencialidades e limites pedagógicos no uso do Facebook em sala de aula. A partir de uma pesquisa exploratória desenvolvida em três escolas públicas estaduais do município de Campos dos Goytacazes-RJ, com o intuito de mapear como alunos e professores lidam com as novas tecnologias da informação e da comunicação, com destaque para o Facebook. Através de resultados obtidos, pode-se concluir que o uso da rede social é algo benéfico para a escola, e pode ser usado como ferramenta didática, a partir de debates de como deve ser feito seu uso de modo adequado e seguroThis work aims to briefly analyze the potentialities and pedagogical limits in the use of Facebook in the classroom. Based on an exploratory research developed in three state public schools in the city of Campos dos Goytacazes-RJ, in order to map out how students and teachers deal with the new information and communication technologies, with the emphasis on Facebook. Through the obtained results, it can be concluded that the use of social network is beneficial to the school, and can be used as a didactic tool, from debates of how it should be done in the school environmentFerreira, Flávia MendesLemos, Carlos Eugênio Soares deDeolindo, Jacqueline da SilvaDuque, Raquel dos Santos2020-07-21T13:19:17Z2020-07-21T13:19:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDUQUE, Raquel dos Santos. O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes-RJ. 2018. 56 f. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14401Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T23:06:05Zoai:app.uff.br:1/14401Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-26T23:06:05Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes |
title |
O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes |
spellingShingle |
O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes Duque, Raquel dos Santos Educação Ferramenta didática Facebook (Rede social on-line) Prática de ensino Escola pública Campos dos Goytacazes (RJ) Education Didatics tools |
title_short |
O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes |
title_full |
O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes |
title_fullStr |
O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes |
title_full_unstemmed |
O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes |
title_sort |
O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes |
author |
Duque, Raquel dos Santos |
author_facet |
Duque, Raquel dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Flávia Mendes Lemos, Carlos Eugênio Soares de Deolindo, Jacqueline da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duque, Raquel dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ferramenta didática Facebook (Rede social on-line) Prática de ensino Escola pública Campos dos Goytacazes (RJ) Education Didatics tools |
topic |
Educação Ferramenta didática Facebook (Rede social on-line) Prática de ensino Escola pública Campos dos Goytacazes (RJ) Education Didatics tools |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar brevemente as potencialidades e limites pedagógicos no uso do Facebook em sala de aula. A partir de uma pesquisa exploratória desenvolvida em três escolas públicas estaduais do município de Campos dos Goytacazes-RJ, com o intuito de mapear como alunos e professores lidam com as novas tecnologias da informação e da comunicação, com destaque para o Facebook. Através de resultados obtidos, pode-se concluir que o uso da rede social é algo benéfico para a escola, e pode ser usado como ferramenta didática, a partir de debates de como deve ser feito seu uso de modo adequado e seguro |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-07-21T13:19:17Z 2020-07-21T13:19:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DUQUE, Raquel dos Santos. O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes-RJ. 2018. 56 f. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/14401 Aluno de graduação |
identifier_str_mv |
DUQUE, Raquel dos Santos. O Facebook pode ser uma ferramenta didática?: breve análise em três escolas públicas de Campos dos Goytacazes-RJ. 2018. 56 f. Trabalho Final de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018. Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135471659155456 |