Uma cartografia dos planos e políticas de preservação do patrimônio histórico no Brasil (1937-2010)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27964 http://dx.doi.org/10.22409/POSGEO.2021.d.13225051799 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a construção de uma cartografia do patrimônio histórico no Brasil a partir da criação dos principais programas de preservação do dos bens culturais que foram: o SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) em 1937, o PCH (1973), o Programa Monumenta (2000) e, por fim, o Pac- cidades históricas (2013). Construir uma cartografia das ações de preservação do patrimônio histórico foi desvendar, enquanto questão central como as políticas e planos de preservação consolidaram uma cartografia do patrimônio histórico vinculada a um projeto político de construção do Estado brasileiro. Muito embora a criação do SPHAN no ano de 1937 tenha representado a primeira medida de proteção do patrimônio histórico, que acabou por inaugurar os critérios de seleção do que seria factível ser considerado ou não patrimonializável, tivemos outras propostas de preservação na reconstrução do patrimônio no Brasil. Contudo, apesar dos avanços na salvaguarda dos testemunhos históricos, uma disparidade regional expressa nos Quatro Brasis não fora rompida. |
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Uma cartografia dos planos e políticas de preservação do patrimônio histórico no Brasil (1937-2010)CartografiaPolíticas de Preservação do Patrimônio Histórico BrasileiroDisparidades RegionaisMemóriaPolíticas de Preservação do Patrimônio Histórico BrasileiroDisparidades RegionaisMemóriaPatrimônio históricoCartographyPolicies for the Preservation of Brazilian Historical HeritageRegional DisparitiesMemoryO presente trabalho tem como objetivo geral compreender a construção de uma cartografia do patrimônio histórico no Brasil a partir da criação dos principais programas de preservação do dos bens culturais que foram: o SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) em 1937, o PCH (1973), o Programa Monumenta (2000) e, por fim, o Pac- cidades históricas (2013). Construir uma cartografia das ações de preservação do patrimônio histórico foi desvendar, enquanto questão central como as políticas e planos de preservação consolidaram uma cartografia do patrimônio histórico vinculada a um projeto político de construção do Estado brasileiro. Muito embora a criação do SPHAN no ano de 1937 tenha representado a primeira medida de proteção do patrimônio histórico, que acabou por inaugurar os critérios de seleção do que seria factível ser considerado ou não patrimonializável, tivemos outras propostas de preservação na reconstrução do patrimônio no Brasil. Contudo, apesar dos avanços na salvaguarda dos testemunhos históricos, uma disparidade regional expressa nos Quatro Brasis não fora rompida.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de JaneiroThe present work has as general objective to understand the construction of a cartography of the historical heritage in Brazil from the creation of the main programs for the preservation of cultural assets that were: the SPHAN (National Artistic Heritage Service) in 1937, the PCH (1973), the Monumenta Program (2000) and, finally, the Historic Pacidades (2013). Building a cartography of historical heritage preservation actions was to unravel, as a central issue, how preservation policies and plans consolidated a cartography of historical heritage linked to a political project of construction of the Brazilian State. Even though the creation of SPHAN in 1937 represented the first measure of protection of historical heritage, which ended up inaugurating the selection criteria of what would be feasible to be considered patrimonial or not, we had other preservation proposals in the reconstruction of heritage in Brazil. However, despite advances in safeguarding historical testimonies, a regional disparity expressed in the Quatro Brasils had not been broken.178Oliveira, Márcio Piñon deBezerra, Amélia Cristina AlvesMartins, Flávia Elaine da SilvaPadilha, Marcela do NascimentoMenezes, Maria LuciaAraújo, Ana Paula Silva de2023-02-27T14:27:42Z2023-02-27T14:27:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfARAÚJO, Ana Paula Silva de. Uma cartografia dos planos e políticas de preservação do patrimônio histórico no Brasil (1937-2010). 2021. 178 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27964http://dx.doi.org/10.22409/POSGEO.2021.d.13225051799CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-27T14:27:46Zoai:app.uff.br:1/27964Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:24.339730Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a construção de uma cartografia do patrimônio histórico no Brasil a partir da criação dos principais programas de preservação do dos bens culturais que foram: o SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) em 1937, o PCH (1973), o Programa Monumenta (2000) e, por fim, o Pac- cidades históricas (2013). Construir uma cartografia das ações de preservação do patrimônio histórico foi desvendar, enquanto questão central como as políticas e planos de preservação consolidaram uma cartografia do patrimônio histórico vinculada a um projeto político de construção do Estado brasileiro. Muito embora a criação do SPHAN no ano de 1937 tenha representado a primeira medida de proteção do patrimônio histórico, que acabou por inaugurar os critérios de seleção do que seria factível ser considerado ou não patrimonializável, tivemos outras propostas de preservação na reconstrução do patrimônio no Brasil. Contudo, apesar dos avanços na salvaguarda dos testemunhos históricos, uma disparidade regional expressa nos Quatro Brasis não fora rompida. |
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