O cinema e seu duplo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30348 |
Resumo: | Uma tentativa de sistematização das relações do cinema com a História. Quatro níveis possíveis de leitura da historicidade de um filme são analisados de acordo com o seu modo particular de inscrição do tempo na película, confrontando o caráter documental que todo filme apresenta ao seu aspecto codificado de texto a ser interpretado. A tensão assim estabelecida no filme entre os seus processos (técnicos) de reprodução cinemática e os seus códigos (estéticos) de representação cinematográfica é pensada como um eixo para a reflexão cinematográfica da (e sobre a) História que se projeta ao longo de toda a história do cinema como um traço característico de sua mímesis traço esse que possibilita o seu posterior rastreamento a partir dos elementos auto-reflexivos que se inscrevem, ora como documento, ora como texto, na película, de forma intencional ou não |
id |
UFF-2_afbbe92279521c91faa6e68ee433b835 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30348 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O cinema e seu duploHistóriaCinemaMímesisCinema - aspecto históricoFilmeHistoryCinemaMímesisUma tentativa de sistematização das relações do cinema com a História. Quatro níveis possíveis de leitura da historicidade de um filme são analisados de acordo com o seu modo particular de inscrição do tempo na película, confrontando o caráter documental que todo filme apresenta ao seu aspecto codificado de texto a ser interpretado. A tensão assim estabelecida no filme entre os seus processos (técnicos) de reprodução cinemática e os seus códigos (estéticos) de representação cinematográfica é pensada como um eixo para a reflexão cinematográfica da (e sobre a) História que se projeta ao longo de toda a história do cinema como um traço característico de sua mímesis traço esse que possibilita o seu posterior rastreamento a partir dos elementos auto-reflexivos que se inscrevem, ora como documento, ora como texto, na película, de forma intencional ou nãoAn attempt to put into a more systemic perspective all the possible relations between cinema and history. Four levels of historicity are proposed for film studies according to the particular way that each one of them inscribes time into film. The documental aspect inherent to film is discussed in relation to its linguistically codified character, unveiling the tension between its (technical) processes of cinematical reproduction and its (aesthetical) codes of cinematographical representation, and pointing to the fact that its indicial traces always allow for history, in a self-reflexive discourse, to inscribe itself, either as a document or as a text, unintentionally or not, in film263 f.Ferraz, Maria Cristina Francohttp://lattes.cnpq.br/3089046352451907http://lattes.cnpq.br/2258303291123908Capeller, Ivan2023-09-14T16:07:29Z2023-09-14T16:07:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCAPELLER, Ivan. O cinema e seu duplo. 2010. 263 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30348CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-14T16:07:34Zoai:app.uff.br:1/30348Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-14T16:07:34Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cinema e seu duplo |
title |
O cinema e seu duplo |
spellingShingle |
O cinema e seu duplo Capeller, Ivan História Cinema Mímesis Cinema - aspecto histórico Filme History Cinema Mímesis |
title_short |
O cinema e seu duplo |
title_full |
O cinema e seu duplo |
title_fullStr |
O cinema e seu duplo |
title_full_unstemmed |
O cinema e seu duplo |
title_sort |
O cinema e seu duplo |
author |
Capeller, Ivan |
author_facet |
Capeller, Ivan |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferraz, Maria Cristina Franco http://lattes.cnpq.br/3089046352451907 http://lattes.cnpq.br/2258303291123908 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capeller, Ivan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Cinema Mímesis Cinema - aspecto histórico Filme History Cinema Mímesis |
topic |
História Cinema Mímesis Cinema - aspecto histórico Filme History Cinema Mímesis |
description |
Uma tentativa de sistematização das relações do cinema com a História. Quatro níveis possíveis de leitura da historicidade de um filme são analisados de acordo com o seu modo particular de inscrição do tempo na película, confrontando o caráter documental que todo filme apresenta ao seu aspecto codificado de texto a ser interpretado. A tensão assim estabelecida no filme entre os seus processos (técnicos) de reprodução cinemática e os seus códigos (estéticos) de representação cinematográfica é pensada como um eixo para a reflexão cinematográfica da (e sobre a) História que se projeta ao longo de toda a história do cinema como um traço característico de sua mímesis traço esse que possibilita o seu posterior rastreamento a partir dos elementos auto-reflexivos que se inscrevem, ora como documento, ora como texto, na película, de forma intencional ou não |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-14T16:07:29Z 2023-09-14T16:07:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAPELLER, Ivan. O cinema e seu duplo. 2010. 263 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30348 |
identifier_str_mv |
CAPELLER, Ivan. O cinema e seu duplo. 2010. 263 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044752352280576 |