O cinema e seu duplo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capeller, Ivan
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30348
Resumo: Uma tentativa de sistematização das relações do cinema com a História. Quatro níveis possíveis de leitura da historicidade de um filme são analisados de acordo com o seu modo particular de inscrição do tempo na película, confrontando o caráter documental que todo filme apresenta ao seu aspecto codificado de texto a ser interpretado. A tensão assim estabelecida no filme entre os seus processos (técnicos) de reprodução cinemática e os seus códigos (estéticos) de representação cinematográfica é pensada como um eixo para a reflexão cinematográfica da (e sobre a) História que se projeta ao longo de toda a história do cinema como um traço característico de sua mímesis traço esse que possibilita o seu posterior rastreamento a partir dos elementos auto-reflexivos que se inscrevem, ora como documento, ora como texto, na película, de forma intencional ou não
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