Condições institucionais para implementação da linha de cuidado do sobrepeso e obesidade na Atenção Básica no município de Niterói
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21662 |
Resumo: | A obesidade vem sendo considerada como uma doença crônica não transmissível (DCNT) e como um fator de risco para outras DCNT, que são atualmente as principais causas de morte no mundo. No Brasil a prevenção e controle desse fenômeno vem demandando a implementação de políticas e programas em distintos setores. Os serviços públicos de saúde constituem-se em espaços estratégicos para o desenvolvimento de ações em todos os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme modelo de atenção organizado em redes integradas e regionalizadas, com a definição de linhas de cuidado pautadas na demanda e nas necessidades dos usuários. O estudo analisou as condições institucionais e de gestão para a implantação da Linha de Cuidado da Obesidade (LCO) como parte da rede de atenção à saúde das pessoas com DCNT no âmbito da atenção básica (AB) no município de Niterói. Tratou-se de um estudo referenciado no campo de análise de política centrado nas dimensões; das ideias, do contexto institucional e do desenho operacional da Linha de cuidado do sobrepeso e obesidade. Os dados foram construídos por meio de distintos métodos e inclui análise documental, uso de questionário eletrônico, entrevistas semiestruturadas e grupos focais com gestores e profissionais de saúde que atuam no município. O tema da obesidade vem sendo abordado e induzido por diferentes processos e instâncias do poder público, com destaque no Programa Saúde na Escola (PSE) como mobilizador de setores e profissionais em torno do tema viabilizando a elaboração de um fluxo de assistência ao escolar e a constituição de espaço de diálogo intersetorial; a instituição de grupo de trabalho de DCNT; a implantação de um sistema de informação em toda a rede de atenção e novas perspectivas de formação em torno do tema em andamento. No entanto, alguns desafios se apresentam e merecem atenção: a invisibilidade da obesidade como problema de saúde pública; a ausência de recursos específicos destinados às ações de prevenção e controle da obesidade; a ausência de profissionais com formação em nutrição e atividade física nos recém-criados Núcleos de Atenção à Saúde da Família; os vínculos institucionais temporários repercutindo em alta rotatividade e descontinuidade das ações; a lacuna na formação continuada, de modo que não contempla a obesidade como temática prioritária; os sistemas de informação e monitoramento subutilizados, a ausência de fluxo institucionalizado de encaminhamento para cirurgia bariátrica; a desarticulação entre atenção básica, atenção ambulatorial especializada e atenção hospitalar. Compreender as condições institucionais e de gestão contribuiu para identificar possíveis caminhos estratégicos que atendam as demandas do município e permitam que os gestores consigam reunir elementos para melhor organizar a atenção integral aos indivíduos com obesidade e afim de viabilizar a organização da linha de cuidado no município em uma perspectiva regional. |
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O estudo analisou as condições institucionais e de gestão para a implantação da Linha de Cuidado da Obesidade (LCO) como parte da rede de atenção à saúde das pessoas com DCNT no âmbito da atenção básica (AB) no município de Niterói. Tratou-se de um estudo referenciado no campo de análise de política centrado nas dimensões; das ideias, do contexto institucional e do desenho operacional da Linha de cuidado do sobrepeso e obesidade. Os dados foram construídos por meio de distintos métodos e inclui análise documental, uso de questionário eletrônico, entrevistas semiestruturadas e grupos focais com gestores e profissionais de saúde que atuam no município. O tema da obesidade vem sendo abordado e induzido por diferentes processos e instâncias do poder público, com destaque no Programa Saúde na Escola (PSE) como mobilizador de setores e profissionais em torno do tema viabilizando a elaboração de um fluxo de assistência ao escolar e a constituição de espaço de diálogo intersetorial; a instituição de grupo de trabalho de DCNT; a implantação de um sistema de informação em toda a rede de atenção e novas perspectivas de formação em torno do tema em andamento. No entanto, alguns desafios se apresentam e merecem atenção: a invisibilidade da obesidade como problema de saúde pública; a ausência de recursos específicos destinados às ações de prevenção e controle da obesidade; a ausência de profissionais com formação em nutrição e atividade física nos recém-criados Núcleos de Atenção à Saúde da Família; os vínculos institucionais temporários repercutindo em alta rotatividade e descontinuidade das ações; a lacuna na formação continuada, de modo que não contempla a obesidade como temática prioritária; os sistemas de informação e monitoramento subutilizados, a ausência de fluxo institucionalizado de encaminhamento para cirurgia bariátrica; a desarticulação entre atenção básica, atenção ambulatorial especializada e atenção hospitalar. Compreender as condições institucionais e de gestão contribuiu para identificar possíveis caminhos estratégicos que atendam as demandas do município e permitam que os gestores consigam reunir elementos para melhor organizar a atenção integral aos indivíduos com obesidade e afim de viabilizar a organização da linha de cuidado no município em uma perspectiva regional.Obesity has been considered as a chronic non-communicable disease (NCD) and as a risk factor for other NCDs, which are currently the main causes of death in the world. In Brazil, the prevention and control of this phenomenon has demanded the implementation of policies and programs in different sectors. Public health services are strategic spaces for the development of actions at all levels of care in the Unified Health System (SUS), according to the care model organized in integrated and regionalized networks, with the definition of lines of care based on demand and users’ needs. The study analyzed the institutional and management conditions for the implementation of the Obesity Care Line (LCO) as part of the health care network for people with NCDs in the scope of primary care (AB) in the city of Niterói. It was a study referenced in the field of policy analysis centered on dimensions; of the ideas, the institutional context and the operational design of the Care Line for overweight and obesity. The data were constructed using different methods and includes document analysis, use of an electronic questionnaire, semi-structured interviews and focus groups with managers and health professionals working in the municipality. The theme of obesity has been approached and induced by different processes and instances of public power, with emphasis on the Health at School Program (PSE) as a mobilizer of sectors and professionals around the theme, enabling the elaboration of a flow of assistance to the school and the constitution of a space for intersectoral dialogue; the establishment of a NCD working group; the implementation of an information system in the entire care network and new training perspectives around the theme in progress. However, some challenges arise and deserve attention: the invisibility of obesity as a public health problem; the absence of specific resources for actions to prevent and control obesity; the absence of professionals trained in nutrition and physical activity in the newly created Family Health Care Centers; the temporary institutional ties, reflecting in high turnover and discontinuity of actions; the gap in continuing education, so that obesity is not a priority theme; the underused information and monitoring systems, the absence of an institutionalized referral flow for bariatric surgery; the disconnection between primary care, specialized outpatient care and hospital care. Understanding the institutional and management conditions contributed to identify possible strategic paths that meet the demands of the municipality and allow managers to be able to gather elements to better organize comprehensive care for individuals with obesity and in order to enable the organization of the care line in the municipality in a regional perspective.108f.Dias, Patricia CamachoAlcântara, Luciene Burlandy Campos dehttp://lattes.cnpq.br/3118324503017754http://lattes.cnpq.br/2032672242741923http://lattes.cnpq.br/9410863737220242Marins, Viviane Vilas Boas de Azevedo2021-04-13T19:46:23Z2021-04-13T19:46:23Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21662Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-20T03:24:19Zoai:app.uff.br:1/21662Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:40.032509Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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