O olhar do gestor escolar na educação infantil: analisando o município de Santo Antônio de Pádua, RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Emanuela Rodrigues Comitre Fernandes Da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24953
Resumo: Neste trabalho, busca-se compreender a gestão participativa na educação infantil, por meio de uma explanação sobre a mesma e uma análise do olhar do gestor escolar na promoção de uma política de participação no ambiente escolar, privilegiando a tomada de decisões conjuntas e garantindo a democracia dentro das instituições de ensino, considerando a Educação Infantil como uma etapa basilar da Educação Básica necessária ao pleno desenvolvimento da criança. O problema de pesquisa gira em torno do seguinte questionamento: “Qual o olhar do gestor escolar da educação infantil sobre sua função?” O objetivo geral do presente trabalho é analisar o olhar do gestor na implementação da gestão democrática/participativa na educação infantil, a partir de relatos de gestores escolares. O método de pesquisa utilizado é o de abordagem quali-quantitativa, onde foram usadas técnicas de coleta de dados por meio de questionário previamente elaborado com cinco questões. Neste sentido, a pesquisa trouxe à baila a realidade do município de Santo Antônio de Pádua, RJ, cujo PNE, ainda não foi efetivado, os gestores escolares ainda são nomeados por indicação política. Em relação ao PME, seguindo os apontamentos de Amaral (2019), também foram constatados que não há exigência de formação em nível de superior para exercício da função de diretor escolar no município, o que nos leva a ratificar o desarco com documentos norteadores da política educacional. Pela amplitude do tema, o presente trabalhou não buscou esgotar todas as suas nuances, sugerindo futuros estudos sobre ações efetivas que integrem a formação do gestor escolar, a política educacional e sua relação com a escola. Logo, concluiu-se com o presente trabalho, sobre a necessidade efetivação e acompanhamento, diante dos resultados de um plano municipal de educação para o aperfeiçoamento de aspectos da gestão escolar bem como a participação da sociedade no âmbito escolar para que se obtenha resultados mais positivos.
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