Uso de sensores e acesso remoto para a realização de aula prática sobre reservatórios de detenção aplicados à drenagem urbana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7080 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a elaboração e a realização de uma aula prática remota, a partir da automatização de um experimento com modelo físico sobre detenção de água de chuva no Laboratório de Drenagem, Irrigação e Saneamento Ambiental (LaDISan), localizado na Universidade Federal Fluminense (UFF). Para tal, foram utilizadas as tecnologias de automatização e de acesso remoto. As motivações para a realização do projeto foram a relação entre o pequeno espaço físico do laboratório e a grande quantidade de alunos por turma e o fato da planta do laboratório ser originalmente desprovida de equipamentos para medição automática. O trabalho, primeiramente, trata do cenário inicial em que se encontravam o laboratório e o experimento utilizados para a realização da aula prática remota. Após isto, relata duas etapas do projeto. Cada etapa apresenta os problemas enfrentados, as soluções propostas e implementadas, bem como o relato sobre as realizações das aulas práticas remotas na disciplina de Saneamento Básico II, nos períodos letivos 2017-2 e 2018-1. Por fim, é feita uma comparação entre essas etapas. A partir da avaliação positiva das turmas e dos responsáveis pelo LaDISan ao trabalho realizado, concluiu-se que o projeto foi cumprido com êxito |
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Uso de sensores e acesso remoto para a realização de aula prática sobre reservatórios de detenção aplicados à drenagem urbanaLaboratório de graduaçãoPlanta didáticaAquisição automática de dadosAutomação (Engenharia)Tecnologia educacionalLaboratório experimentalAquisição de dadosDrenagem urbanaRemote practical classGraduation laboratoryDidactic plantAutomatic data acquisitionEste trabalho apresenta a elaboração e a realização de uma aula prática remota, a partir da automatização de um experimento com modelo físico sobre detenção de água de chuva no Laboratório de Drenagem, Irrigação e Saneamento Ambiental (LaDISan), localizado na Universidade Federal Fluminense (UFF). Para tal, foram utilizadas as tecnologias de automatização e de acesso remoto. As motivações para a realização do projeto foram a relação entre o pequeno espaço físico do laboratório e a grande quantidade de alunos por turma e o fato da planta do laboratório ser originalmente desprovida de equipamentos para medição automática. O trabalho, primeiramente, trata do cenário inicial em que se encontravam o laboratório e o experimento utilizados para a realização da aula prática remota. Após isto, relata duas etapas do projeto. Cada etapa apresenta os problemas enfrentados, as soluções propostas e implementadas, bem como o relato sobre as realizações das aulas práticas remotas na disciplina de Saneamento Básico II, nos períodos letivos 2017-2 e 2018-1. Por fim, é feita uma comparação entre essas etapas. A partir da avaliação positiva das turmas e dos responsáveis pelo LaDISan ao trabalho realizado, concluiu-se que o projeto foi cumprido com êxitoThis work presents the elaboration and the accomplishment of a remote practical class, from the automation of an experiment with physical model on rainwater detention in the Laboratório de Drenagem, Irrigação e Saneamento Ambiental (LaDISan), located at the Universidade Federal Fluminense (UFF). For this, automation and remote access technologies were used. The motivations for the realization of the project were the relationship between the small physical space of the laboratory and the large number of students per class and the fact that the laboratory plant was originally devoid of equipment for automatic measurement. The work, first, deals with the initial scenario in which the laboratory and the experiment were before the remote practical class. After this, it reports on two stages of the project. Each stage presents the problems faced, the solutions proposed and implemented, as well as the report on the achievements of the remote practical classes in the discipline of Saneamento Básico II, during the 2017-2 and 2018-1 schooling periods. Finally, a comparison is made between these steps. From the positive evaluation of the students and those responsible for LaDISan to the work done, it was concluded that the project was successfully completedUniversidade Federal FluminenseNiteróiVega, Alexandre Santos de laMello, Maria Helena Campos Soares deCastro, Maria Clicia Stelling dePrata Filho, Dario de AndradePaiva, Lorraine de MirandaMagalhães, Maria Carolina Milhomem2018-07-23T14:29:26Z2018-07-23T14:29:26Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7080Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-05-10T19:13:21Zoai:app.uff.br:1/7080Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:43.543070Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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