Uso de sensores e acesso remoto para a realização de aula prática sobre reservatórios de detenção aplicados à drenagem urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Lorraine de Miranda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Magalhães, Maria Carolina Milhomem
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7080
Resumo: Este trabalho apresenta a elaboração e a realização de uma aula prática remota, a partir da automatização de um experimento com modelo físico sobre detenção de água de chuva no Laboratório de Drenagem, Irrigação e Saneamento Ambiental (LaDISan), localizado na Universidade Federal Fluminense (UFF). Para tal, foram utilizadas as tecnologias de automatização e de acesso remoto. As motivações para a realização do projeto foram a relação entre o pequeno espaço físico do laboratório e a grande quantidade de alunos por turma e o fato da planta do laboratório ser originalmente desprovida de equipamentos para medição automática. O trabalho, primeiramente, trata do cenário inicial em que se encontravam o laboratório e o experimento utilizados para a realização da aula prática remota. Após isto, relata duas etapas do projeto. Cada etapa apresenta os problemas enfrentados, as soluções propostas e implementadas, bem como o relato sobre as realizações das aulas práticas remotas na disciplina de Saneamento Básico II, nos períodos letivos 2017-2 e 2018-1. Por fim, é feita uma comparação entre essas etapas. A partir da avaliação positiva das turmas e dos responsáveis pelo LaDISan ao trabalho realizado, concluiu-se que o projeto foi cumprido com êxito
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