Gênero e currículo em cursos de pedagogia: desafios para o fortalecimento das questões de gênero a partir das matrizes curriculares da UERJ e da UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carolina Castro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14998
Resumo: Este trabalho analisa as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia ofertados por duas instituições públicas de ensino superior – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF) – e suas respectivas unidades acadêmicas, sob o ponto de vista das questões de gênero. Compreendendo que o espaço universitário deva ser constituído por campos de discussão e aprendizagem, entende-se que seja de suma importância o acolhimento de temáticas consideradas centrais à formação democrática do futuro educador, sobretudo em cursos com predominância de mulheres em seu corpo docente e discente. Desta forma, o estudo centra-se em três movimentos de investigação: o mapeamento das disciplinas e suas respectivas ementas para que se verifique a existência – ou não – da temática de gênero nos currículos acadêmicos, o conhecimento dos docentes responsáveis por tais matérias e a análise dos seus Currículos Lattes, que deflagram num terceiro momento, que foi o de entrevista de alguns destes docentes identificados pelas etapas anteriores. Para enriquecer tais discussões, também foram utilizadas como ferramenta metodológica, a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos Institucionais (PPPIs), articulando os documentos institucionais, os currículos de formação e a visão dos professores-formadores. Para tanto, foram ouvidos sete docentes, quatro homens e três mulheres, com diversas formações, que contemplaram em suas falas os principais desafios e estratégias na inserção dos estudos de gênero tanto nas disciplinas que ministram, quanto nas discussões curriculares ocorridas nos últimos anos e na própria resistência estudantil presentes no âmbito do curso de pedagogia. O estudo também buscou compreender, as expectativas dos entrevistados em relação à inserção de disciplinas que contemplem os estudos de gênero, sejam elas no formato de eletivas/optativas ou como obrigatórias. Para tais análises, foi escolhido como percurso metodológico, a técnica de análise de conteúdo. Ao longo da pesquisa, foi possível perceber que os estudos de gênero atravessam de alguma forma o percurso curricular das pedagogas e dos pedagogos em formação, seja transversalmente – opção defendida por alguns dos entrevistados – ou de forma mais direta, como no trabalho dos docentes-pesquisadores da área, que empenham-se em trabalhar a problemática na forma de um debate mais direcionado, com ementas voltadas para as teorias feministas, relacionando-as com questões do cotidiano das/dos discente
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Desta forma, o estudo centra-se em três movimentos de investigação: o mapeamento das disciplinas e suas respectivas ementas para que se verifique a existência – ou não – da temática de gênero nos currículos acadêmicos, o conhecimento dos docentes responsáveis por tais matérias e a análise dos seus Currículos Lattes, que deflagram num terceiro momento, que foi o de entrevista de alguns destes docentes identificados pelas etapas anteriores. Para enriquecer tais discussões, também foram utilizadas como ferramenta metodológica, a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos Institucionais (PPPIs), articulando os documentos institucionais, os currículos de formação e a visão dos professores-formadores. Para tanto, foram ouvidos sete docentes, quatro homens e três mulheres, com diversas formações, que contemplaram em suas falas os principais desafios e estratégias na inserção dos estudos de gênero tanto nas disciplinas que ministram, quanto nas discussões curriculares ocorridas nos últimos anos e na própria resistência estudantil presentes no âmbito do curso de pedagogia. O estudo também buscou compreender, as expectativas dos entrevistados em relação à inserção de disciplinas que contemplem os estudos de gênero, sejam elas no formato de eletivas/optativas ou como obrigatórias. Para tais análises, foi escolhido como percurso metodológico, a técnica de análise de conteúdo. Ao longo da pesquisa, foi possível perceber que os estudos de gênero atravessam de alguma forma o percurso curricular das pedagogas e dos pedagogos em formação, seja transversalmente – opção defendida por alguns dos entrevistados – ou de forma mais direta, como no trabalho dos docentes-pesquisadores da área, que empenham-se em trabalhar a problemática na forma de um debate mais direcionado, com ementas voltadas para as teorias feministas, relacionando-as com questões do cotidiano das/dos discenteCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work analyzes the curricular matrices of Pedagogy courses offered by two public higher education institutions - University of the State of Rio de Janeiro (UERJ) and Federal University Fluminense (UFF) - and their respective academic units, from the point of view of gender issues. Understanding that the university space should be constituted by fields of discussion and learning, it is understood that it is of the utmost importance the reception of topics considered central to the democratic formation of the future educator, especially in courses with predominance of women in their professors and students. In this way, the study focuses on three research movements: mapping of the disciplines and their respective subjects in order to verify the existence of gender issues in academic curriculum, knowledge of the professors responsible for such subjects and the analysis of their Lattes Curriculum, which trigger a third moment, which was the interview of some of these teachers identified by the previous stages. In order to enrich these discussions, the analysis of the Institutional Educational Political Projects (PPPIs) was also used as a methodological tool, articulating the institutional documents, the training curriculum and the professors-trainers' vision. Seven lecturers, four men and three women, with diverse backgrounds, were given the opportunity to discuss the main challenges and strategies to insert gender studies in disciplines which they teach, as well as in the curricular discussions of recent years and about the student resistance present within the pedagogy course. The study also sought to understand the interviewees' expectations regarding the inclusion of disciplines that contemplate gender studies, may they be in elective format or as mandatory. For these analyzes, the method of content analysis was chosen as a methodological course. Throughout the research, it was possible to perceive that gender studies go through the pedagogical curriculum in some way, either transversally - the option defended by some of the interviewees - or in a more direct way, as in the work of the professors - researchers who take on the problem in the form of a more focused debate, with menus focused on feminist theories, relating them to daily issues of students162 fVargas, Hustana MariaAndrade, Everardo Paiva deSepúlveda, Denize de Aguiar XavierLázaro, André Luiz de FigueiredoSilva, Carolina Castro2020-09-28T18:35:37Z2020-09-28T18:35:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Carolina Castro. Gênero e currículo em cursos de pedagogia: desafios para o fortalecimento das questões de gênero a partir das matrizes curriculares da UERJ e da UFF. 2019. 162 f. 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