Análise linguístico-discursiva do projeto planos de aula Nova Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Sthéfani Marinho de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12917
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a revista Nova Escola (NE), que se destina ao público docente que atua no primeiro seguimento de escolaridade e enfoca diversas temáticas da área educação. Desde 1986, ano de seu surgimento, NE se posiciona como um suporte necessário para o trabalho docente. Nesse sentido, sempre foi fonte de pesquisa no campo da Educação. Como corpus de análise consideram-se dois textos de apresentação do Projeto Planos de aula NOVA ESCOLA (PPA) cuja finalidade é produzir milhares de planos de aulas alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse recorte levou em consideração o movimento de mudança que ora se verifica na educação com a proposta de um documento curricular único em todo país. Esta pesquisa buscou responder as seguintes perguntas: Como se faz possível uma revista oferecer materiais pedagógicos que constituem o trabalho docente? Como é construída a identidade do professor no PPA da NE? Dessa forma, para que pudéssemos compreender essas questões, traçamos alguns passos metodológicos: reunimos informações acerca do contexto em que surgiu e no que se insere a revista NE; verificamos quais são os materiais oferecidos pela NE; fizemos um recorte de textos sobre projeto Plano de aula oferecido pela NE, pois aqui nos interessa, a partir da análise desses textos, identificar, do ponto de vista discursivo-enunciativo, como se estabelece a interação enunciador do projeto (PPA) e coenunciador. Para a fundamentação da nossa abordagem teórica, consideramos os conceitos de prática discursiva, primado do discurso e cenografia (MAINGUENEAU, 1997, 2008a, 2008b, 2010, 2013, 2014, 2015). Os resultados de análise do projeto apontam, inicialmente, para uma cenografia discursiva instituída por uma locução discursiva, na qual o enunciador, recorre às modalidade ora apreciativa, ora epistêmica, exprime juízo de valor acerca do que enuncia declarando vantagens oferecidas ao mostrar tributos positivos acerca da parceria com outra instituição privada e ao próprio plano de aula; uma topografia delimitada por práticas controladoras oferecendo suportes didáticos e uma cronografia da inalterabilidade, baseada numa suposta precariedade da qualidade da educação
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Esse recorte levou em consideração o movimento de mudança que ora se verifica na educação com a proposta de um documento curricular único em todo país. Esta pesquisa buscou responder as seguintes perguntas: Como se faz possível uma revista oferecer materiais pedagógicos que constituem o trabalho docente? Como é construída a identidade do professor no PPA da NE? Dessa forma, para que pudéssemos compreender essas questões, traçamos alguns passos metodológicos: reunimos informações acerca do contexto em que surgiu e no que se insere a revista NE; verificamos quais são os materiais oferecidos pela NE; fizemos um recorte de textos sobre projeto Plano de aula oferecido pela NE, pois aqui nos interessa, a partir da análise desses textos, identificar, do ponto de vista discursivo-enunciativo, como se estabelece a interação enunciador do projeto (PPA) e coenunciador. Para a fundamentação da nossa abordagem teórica, consideramos os conceitos de prática discursiva, primado do discurso e cenografia (MAINGUENEAU, 1997, 2008a, 2008b, 2010, 2013, 2014, 2015). Os resultados de análise do projeto apontam, inicialmente, para uma cenografia discursiva instituída por uma locução discursiva, na qual o enunciador, recorre às modalidade ora apreciativa, ora epistêmica, exprime juízo de valor acerca do que enuncia declarando vantagens oferecidas ao mostrar tributos positivos acerca da parceria com outra instituição privada e ao próprio plano de aula; uma topografia delimitada por práticas controladoras oferecendo suportes didáticos e uma cronografia da inalterabilidade, baseada numa suposta precariedade da qualidade da educaçãoThe present research aims at reflecting upon the magazine Nova Escola (NE, short form in Portuguese for New School, in a free translation), which is designed for teachers who work in elementary levels and focus on several themes concerning education. Since 1986, the year it was first published, the NE magazine has been considered anecessary support for the teaching work. Therefore, it has always been a research source in the EducationField. As corpus of analysis, two presentation texts for theLesson Plan Project (PPA, in Portuguese, Projeto Planos de Aula), which aims at producing uncountable lesson plans in accordance with the Base Nacional Comum Curricular (BNCC, the Brazilian Common Core Curriculum), were considered. This cutting took into consideration the movement towards changes that can be observed in the education field resulting from the proposal of acommon core curriculum for the whole country. This research aims at answering the following questions: how is it possible that a magazine provides the pedagogical resources which are part of the teaching work? How is teacher's identity built in the Nova Escola Lesson Plan Project (PPA)? Thus, in order to understand these issues, some methodological steps have been adopted: information about the context in which the magazine was created and is inserted was collected; the materials (resources) it offers; a cutting concerning texts about the Lesson Plan Project offered by the magazine, aiming atidentifying how the interaction between the project enunciator (PPA) and coenunciator happens, from theenunciative-discursivepoint of view. The theoretical basis for this research includes the concepts of discursive practice, primacy of discourse and scenography (MAINGUENEAU, 1997, 2008a, 2008b, 2010, 2013, 2014, 2015). The results of the analysis indicate, at first, a discursive scenography instituted by a discursive speech,in which the enunciator, exposes either appreciative or epistemic modalities, expressing value judgement about what is enunciated, declaring the advantages offered whenexhibiting the positive features of partnership with a private institution and the lesson plan itself;a topography established controlling practices, offering didactic support anda chronography of unalterability, based on an allegedly precariousness of education108 f.Daher, Del CarmenRodrigues, Bruno Rego DeusdaráSánchez, Beatriz Adriana Komavli deCarvalho, Sthéfani Marinho de2020-02-19T14:08:48Z2020-02-19T14:08:48Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12917CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-13T17:22:54Zoai:app.uff.br:1/12917Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-13T17:22:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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