A arte rupestre do centro-norte do Piauí: indícios de narrativas icônicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Sônia Maria Campelo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28686
Resumo: Esta tese objetiva dar visibilidade às representações gráficas rupestres de sítios arqueológicos do Centro-Norte do Estado do Piauí, área inserida na região Nordeste do Brasil e, ao mesmo tempo, tornar clara a existência de um sistema de comunicação icônico, integrado por narrativas, no qual a relação com o meio é aproveitada para expressá-lo. Justifica-se a inclusão do tema na história por tratarse de bens constituintes de nosso patrimônio cultural e serem, enquanto objetos materiais, portadores de visualidade e repositório de informações sobre o universo cognitivo e cotidiano de seus autores, passíveis, portanto, de comporem uma historicidade. Para atingir tal objetivo foram analisados alguns aspectos da prática gráfica, observáveis nas pinturas. O procedimento analítico orientou-se por uma dupla perspectiva, arqueológica e histórica, de onde provém a alternância entre narrativa e descrições. O conceito de regime de historicidade, oriundo do campo da história, auxiliou principalmente na urdidura do tecido que inclui o ir e vir constante entre passado e ações presentes. Um ensaio interpretativo baseado nos componentes visuais e no aproveitamento de dados ambientais procurou contextualizar os grafismos, cultural e temporalmente. Aos chamados geométricos, puros ou abstratos, considerados “não identificados” nas classificações em uso, preferiu-se a expressão “grafismos de reconhecimento diferido”, tendo em vista que podem tornar-se reconhecidos, mediante a aplicação de procedimentos analíticos. A partir do estudo evidencia-se a existência de associações, seja entre grafismos do tipo citado, ou deles com grafismos reconhecidos, em composições que sugerem indícios de narrativas. Tais associações são levadas em conta para corroborar a hipótese de que equivalem a registros históricos. Sugere-se associá-los a uma nova tradição ícono-narrativa, porém de natureza menos explícita que a Tradição Nordeste, abandonando assim a idéia de uma Tradição Geométrica como classe residual, na qual se incluiria tal categoria de grafismos por falta de lugar em outras tradições. Considera-se, por fim, que os grafismos analisados estão relacionados a atividades de afirmação de alteridades, isto é, de diferenciação cultural, e até educativas, expressos em um código com valor de escrita, cujo referencial de tempo pode estar baseado em narrativas míticas.
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O procedimento analítico orientou-se por uma dupla perspectiva, arqueológica e histórica, de onde provém a alternância entre narrativa e descrições. O conceito de regime de historicidade, oriundo do campo da história, auxiliou principalmente na urdidura do tecido que inclui o ir e vir constante entre passado e ações presentes. Um ensaio interpretativo baseado nos componentes visuais e no aproveitamento de dados ambientais procurou contextualizar os grafismos, cultural e temporalmente. Aos chamados geométricos, puros ou abstratos, considerados “não identificados” nas classificações em uso, preferiu-se a expressão “grafismos de reconhecimento diferido”, tendo em vista que podem tornar-se reconhecidos, mediante a aplicação de procedimentos analíticos. A partir do estudo evidencia-se a existência de associações, seja entre grafismos do tipo citado, ou deles com grafismos reconhecidos, em composições que sugerem indícios de narrativas. Tais associações são levadas em conta para corroborar a hipótese de que equivalem a registros históricos. Sugere-se associá-los a uma nova tradição ícono-narrativa, porém de natureza menos explícita que a Tradição Nordeste, abandonando assim a idéia de uma Tradição Geométrica como classe residual, na qual se incluiria tal categoria de grafismos por falta de lugar em outras tradições. Considera-se, por fim, que os grafismos analisados estão relacionados a atividades de afirmação de alteridades, isto é, de diferenciação cultural, e até educativas, expressos em um código com valor de escrita, cujo referencial de tempo pode estar baseado em narrativas míticas.This thesis aims to give visibility to rock graphic representations found at archaeological sites in central-northern state of Piaui, in the northeastern region of Brazil, and at the same time make clear the existence of an iconic communication system, comprised of narratives, expressed in its relationship with the environment. The inclusion of the topic in History is justified, since such remains constitute our cultural heritage being, while material objects, bearer of visualization and repository of information on the cognitive and daily universe of his authors, which can thus compose historicity. To achieve this objective some aspects of graphic practice observable in the paintings have been analyzed. The analytical procedure was guided by a dual perspective, archaeological and historical, from which originate the alternation between narrative and descriptions. The concept of regime of historicity, derived from the field of History, helped mainly in the weft of the fabric which includes the constant back and forth between past and present actions. An interpretative essay based on visual components and on the environmental data aimed to contextualize the graphismes, cultural and temporally. To the so-called geometric, pure or abstract, considered as "unidentified" in the classifications in use, was applied the term „graphismes of differed recognition‟ since they can become recognized by the application of analytical procedures. From the study was possible to note the existence of associations between the type here considered as graphismes of differed recognition or between them and recognized graphismes, in compositions that suggest narratives. Such associations are taken into account to support the hypothesis that they are similar to historical records. It is suggested to associate them with a new icon-narrative tradition, but a less explicit than the Nordeste Tradition, thus abandoning the idea of a Geometric Tradition as a residual class, which would include such a category of graphismes for lack of space in other traditions. Finally, it is considered that the analyzed graphics are related to activities for affirmation of otherness, ie, of cultural differentiation, and even educational, expressed in code with a value of writing, whose referential of time can be based on mythical narratives.457 p.Ferreras, Norberto OsvaldoCelestino, Maria ReginaTacla, Adriene BaronSene, Gláucia MalerbaLage, Maria Conceição Soares MenesesMagalhães, Sônia Maria Campelo2023-05-04T15:32:58Z2023-05-04T15:32:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMAGALHÃES, Sônia Maria Campelo. A arte rupestre do centro-norte do Piauí: indícios de narrativas icônicas. 2011. 457f. 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