Os álbuns fotográficos de Mie e Hisahi: memória e expressão visual da famíia Yamabe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33016 |
Resumo: | Diversas formas de memória foram criadas pelas comunidades humanas para protegerem suas histórias de desaparecem no tempo. A fotografia é um desses meios de construção de memória, uma comunicação visual específica que permite a representação de um espaço-tempo em forma de imagem. Assim, desde a invenção da fotografia, a humanidade a utiliza para representar a si mesma de diversas formas, sendo uma delas o retrato. Há um tipo de retrato que é feito não apenas para foto-documentar a existência pessoal, mas também a familiar e/ou coletiva. Esses retratos foram, historicamente, organizados e reunidos em álbuns, criando o álbum fotográfico familiar. Esse tipo de álbum possui especificidades comunicativas, uma vez que é uma forma de narrativa visual na qual o emissor, o objeto comunicativo e o receptor da mensagem pertencem ao mesmo universo da família. Por isso, o contexto histórico social de cada família reflete fortemente nas escolhas que delineiam a criação de seus álbuns. Neste trabalho, procuro entender o papel do álbum fotográfico familiar em um tipo de família específica: uma família da diáspora japonesa. Após o movimento de migração e ruptura existencial com a terra natal, os migrantes japoneses procuram uma forma visual de se reconstituírem como grupo social e indivíduos. O álbum se torna um meio de consolidar a existência simbólica daquela família no novo território, retomando a partir das fotografias produzidas por eles mesmos ideias de terra natal e lar. Para essa pesquisa, utilizei três álbuns fotográficos da família Yamabe, começando no ano de 1956 e indo até o ano de 1992. |
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Os álbuns fotográficos de Mie e Hisahi: memória e expressão visual da famíia YamabeDiáspora japonesaFamília YamabeÁlbum fotográfico familiarMemória visualFotografia familiarFotografia de famíliaÁlbumFamíliaMemória coletivaJapãoJapanese diasporaYamabe familyFamily photo albumVisual memoryFamily photographyDiversas formas de memória foram criadas pelas comunidades humanas para protegerem suas histórias de desaparecem no tempo. A fotografia é um desses meios de construção de memória, uma comunicação visual específica que permite a representação de um espaço-tempo em forma de imagem. Assim, desde a invenção da fotografia, a humanidade a utiliza para representar a si mesma de diversas formas, sendo uma delas o retrato. Há um tipo de retrato que é feito não apenas para foto-documentar a existência pessoal, mas também a familiar e/ou coletiva. Esses retratos foram, historicamente, organizados e reunidos em álbuns, criando o álbum fotográfico familiar. Esse tipo de álbum possui especificidades comunicativas, uma vez que é uma forma de narrativa visual na qual o emissor, o objeto comunicativo e o receptor da mensagem pertencem ao mesmo universo da família. Por isso, o contexto histórico social de cada família reflete fortemente nas escolhas que delineiam a criação de seus álbuns. Neste trabalho, procuro entender o papel do álbum fotográfico familiar em um tipo de família específica: uma família da diáspora japonesa. Após o movimento de migração e ruptura existencial com a terra natal, os migrantes japoneses procuram uma forma visual de se reconstituírem como grupo social e indivíduos. O álbum se torna um meio de consolidar a existência simbólica daquela família no novo território, retomando a partir das fotografias produzidas por eles mesmos ideias de terra natal e lar. Para essa pesquisa, utilizei três álbuns fotográficos da família Yamabe, começando no ano de 1956 e indo até o ano de 1992.Several forms of memory were created by human communities to protect their stories from disappearing in time. Photography is one of those practices of building memory, a specific visual communication that allows the representation of space-time in the form of an image. Therefore, since the invention of photography, humanity has used it to represent itself in different ways, one of which is the portrait. There is a type of portrait that is made not only to photo-document personal existence but also family and/or collective existence. These portraits were historically organized and gathered in albums, creating the family photo album. This type of album has communicative specificities since it is a form of visual narrative in which the sender, the communicative object, and the receiver of the message belong to the same family universe. Consequently, the historical social context of each family is strongly reflected in the choices that outline the creation of their albums. In this work, I try to understand the role of the family photo album in a specific type of family: a Japanese diaspora family. After the migration movement and existential break with their homeland, Japanese migrants look for a visual way to reconstitute themselves as social group and individuals. The album becomes a means of consolidating the symbolic existence of that family in the new territory, rebuilding from the photographs produced by themselves, ideas of homeland and home. For this research, I used three photo albums of the Yamabe family, starting in the year 1956 and going on until the year 1992.68 p.Oliveira Júnior, Antônio Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/6819589877128083Silva, Miguel Furtado Freire dahttp://lattes.cnpq.br/0088148939420174Silva, Marco Antonio Roxo dahttp://lattes.cnpq.br/9607381850711569Yamabe, Telma2024-07-05T12:37:04Z2024-07-05T12:37:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfYAMABE, Telma. Os álbuns fotográficos de Mie e Hisashi: memória e expressão visual da família Yamabe. 2023. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33016CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-05T12:37:08Zoai:app.uff.br:1/33016Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:26.421831Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Diversas formas de memória foram criadas pelas comunidades humanas para protegerem suas histórias de desaparecem no tempo. A fotografia é um desses meios de construção de memória, uma comunicação visual específica que permite a representação de um espaço-tempo em forma de imagem. Assim, desde a invenção da fotografia, a humanidade a utiliza para representar a si mesma de diversas formas, sendo uma delas o retrato. Há um tipo de retrato que é feito não apenas para foto-documentar a existência pessoal, mas também a familiar e/ou coletiva. Esses retratos foram, historicamente, organizados e reunidos em álbuns, criando o álbum fotográfico familiar. Esse tipo de álbum possui especificidades comunicativas, uma vez que é uma forma de narrativa visual na qual o emissor, o objeto comunicativo e o receptor da mensagem pertencem ao mesmo universo da família. Por isso, o contexto histórico social de cada família reflete fortemente nas escolhas que delineiam a criação de seus álbuns. Neste trabalho, procuro entender o papel do álbum fotográfico familiar em um tipo de família específica: uma família da diáspora japonesa. Após o movimento de migração e ruptura existencial com a terra natal, os migrantes japoneses procuram uma forma visual de se reconstituírem como grupo social e indivíduos. O álbum se torna um meio de consolidar a existência simbólica daquela família no novo território, retomando a partir das fotografias produzidas por eles mesmos ideias de terra natal e lar. Para essa pesquisa, utilizei três álbuns fotográficos da família Yamabe, começando no ano de 1956 e indo até o ano de 1992. |
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