Os álbuns fotográficos de Mie e Hisahi: memória e expressão visual da famíia Yamabe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yamabe, Telma
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33016
Resumo: Diversas formas de memória foram criadas pelas comunidades humanas para protegerem suas histórias de desaparecem no tempo. A fotografia é um desses meios de construção de memória, uma comunicação visual específica que permite a representação de um espaço-tempo em forma de imagem. Assim, desde a invenção da fotografia, a humanidade a utiliza para representar a si mesma de diversas formas, sendo uma delas o retrato. Há um tipo de retrato que é feito não apenas para foto-documentar a existência pessoal, mas também a familiar e/ou coletiva. Esses retratos foram, historicamente, organizados e reunidos em álbuns, criando o álbum fotográfico familiar. Esse tipo de álbum possui especificidades comunicativas, uma vez que é uma forma de narrativa visual na qual o emissor, o objeto comunicativo e o receptor da mensagem pertencem ao mesmo universo da família. Por isso, o contexto histórico social de cada família reflete fortemente nas escolhas que delineiam a criação de seus álbuns. Neste trabalho, procuro entender o papel do álbum fotográfico familiar em um tipo de família específica: uma família da diáspora japonesa. Após o movimento de migração e ruptura existencial com a terra natal, os migrantes japoneses procuram uma forma visual de se reconstituírem como grupo social e indivíduos. O álbum se torna um meio de consolidar a existência simbólica daquela família no novo território, retomando a partir das fotografias produzidas por eles mesmos ideias de terra natal e lar. Para essa pesquisa, utilizei três álbuns fotográficos da família Yamabe, começando no ano de 1956 e indo até o ano de 1992.
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