O maestro do mundo: Heitor Villa Lobos (1887-1959) e a diplomacia cultural brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Pedro Henrique Belchior
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28181
Resumo: Esta tese busca examinar o papel do compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959) na diplomacia cultural do Brasil entre as décadas de 1920 e 1950. O conceito de diplomacia cultural busca delimitar a ação de determinados grupos sociais – escritores, jornalistas, professores, pesquisadores, músicos e artistas plásticos, entre outros – nas relações internacionais, estando ou não articulados com os meios diplomáticos oficiais. Nesta tese, o foco recai sobre a ação de Villa-Lobos e de outros músicos envolvidos com a difusão da produção cultural brasileira no exterior, bem como a relação estabelecida entre eles e seus congêneres em outros países – especialmente nos continentes americano e europeu. Heitor Villa-Lobos dedicou um tempo expressivo de sua carreira de músico ao Estado, entendendo a música como um importante instrumento de educação e de promoção do entendimento entre os povos. Nesse sentido, suas ações transcorreram em duas vias: a pedagógica – por meio do programa de educação musical implementado no Distrito Federal a partir de 1932, e depois disseminado pelo Brasil – e a diplomática – especialmente a partir da década de 1930, quando atuou como um emissário musical do Brasil – e da música de concerto local – em países da América e da Europa, além de Israel. Nesse sentido, o presente texto examina as possíveis relações entre música, sociedade, política e relações internacionais em meados do século XX a partir da trajetória de VillaLobos. Apesar da importância da “diplomacia informal” exercida pelo músico, um exame mais minucioso e sistemático dessa atuação constituía uma lacuna historiográfica, que esta tese procurou trazer à luz. A tese desdobra-se em duas frentes. A primeira busca responder de que modo as memórias de e sobre Villa-Lobos, construídas ao longo de décadas, ajudaram a constituir uma relação direta e unívoca entre sua obra e a identidade nacional. O processo de construção de memórias consolidou uma narrativa hegemônica sobre VillaLobos que, de tão ecoada, foi assumida por vários pesquisadores e orientou boa parte dos trabalhos acadêmicos sobre o tema. A segunda frente discute o processo pelo qual VillaLobos se tornou o principal diplomata musical brasileiro de seu tempo, e como essa atividade expressou interesses do Estado (em especial o Itamaraty) e dos músicos eruditos, além, é claro, dos interesses pessoais e profissionais do próprio compositor, cioso de conquistar novos mercados, para além do reduzido campo da música erudita no Brasil.
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Heitor Villa-Lobos dedicou um tempo expressivo de sua carreira de músico ao Estado, entendendo a música como um importante instrumento de educação e de promoção do entendimento entre os povos. Nesse sentido, suas ações transcorreram em duas vias: a pedagógica – por meio do programa de educação musical implementado no Distrito Federal a partir de 1932, e depois disseminado pelo Brasil – e a diplomática – especialmente a partir da década de 1930, quando atuou como um emissário musical do Brasil – e da música de concerto local – em países da América e da Europa, além de Israel. Nesse sentido, o presente texto examina as possíveis relações entre música, sociedade, política e relações internacionais em meados do século XX a partir da trajetória de VillaLobos. Apesar da importância da “diplomacia informal” exercida pelo músico, um exame mais minucioso e sistemático dessa atuação constituía uma lacuna historiográfica, que esta tese procurou trazer à luz. A tese desdobra-se em duas frentes. A primeira busca responder de que modo as memórias de e sobre Villa-Lobos, construídas ao longo de décadas, ajudaram a constituir uma relação direta e unívoca entre sua obra e a identidade nacional. O processo de construção de memórias consolidou uma narrativa hegemônica sobre VillaLobos que, de tão ecoada, foi assumida por vários pesquisadores e orientou boa parte dos trabalhos acadêmicos sobre o tema. A segunda frente discute o processo pelo qual VillaLobos se tornou o principal diplomata musical brasileiro de seu tempo, e como essa atividade expressou interesses do Estado (em especial o Itamaraty) e dos músicos eruditos, além, é claro, dos interesses pessoais e profissionais do próprio compositor, cioso de conquistar novos mercados, para além do reduzido campo da música erudita no Brasil.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis seeks to examine the role of the Brazilian composer Heitor Villa-Lobos (1887- 1959) in cultural diplomacy between the 1920s and 1950s. The concept of cultural diplomacy seeks to delimit the action of some social groups – writers, journalists, researchers, professors, plastic artists, among others – in the international relations, whether or not they are articulated with official diplomatic means. The focus of this thesis is on the action of Villa-Lobos and other musicians dedicated to spread the Brazilian cultural production abroad, as well as the relationship established between them and their counterparts in other countries – especially in the American and European continents. Heitor Villa-Lobos dedicated an expressive time of his career to the State, understanding music as an important instrument of education and promotion of understanding among peoples. In this sense, his actions ran in two ways: pedagogical – through the music education program implemented in the Federal District from 1932, and then disseminated by Brazil – and the diplomatic – especially from the 1930s, when he acted as a Brazilian music emissary in many countries of America and Europe, as well as Israel. In this sense, the present text examines the possible relations between music, society, politics, and international relations in the middle of the twentieth century from the trajectory of VillaLobos. In spite of the importance of the “informal diplomacy” exercised by him, a more detailed and systematic examination of this performance constituted a historiographic gap, which this thesis sought to bring to light. The thesis unfolds on two fronts. The first is to answer how the memories about Villa-Lobos, constructed over decades, helped to constitute a direct and univocal relation between his work and the national identity. The process of building memories consolidated a hegemonic narrative about Villa-Lobos, which was echoed by many researchers and guided much of the academic work on the subject. The second front discusses the process by which Villa-Lobos became the main Brazilian musical diplomat of his time, and how this activity expressed the interests of the State (Itamaraty, especially) and of the musical field, beyond, of course, personal and professionals interests of the composer himself, eager to conquer new markets, beyond the limited field of classical music in Brazil.344 p.Maciel, Laura AntunesAzevedo, Cecília da SilvaAlmeida, Juniele Rabelo deParanhos, AdalbertoPereira, Avelino RomeroRodrigues, Pedro Henrique Belchior2023-03-13T13:17:17Z2023-03-13T13:17:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfRODRIGUES, Pedro Henrique Belchior. O maestro do mundo: Heitor Villa Lobos (1887-1959) e a diplomacia cultural brasileira. 2019. 344f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28181CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-13T13:17:21Zoai:app.uff.br:1/28181Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-03-13T13:17:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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