Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Márcia de Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34766
Resumo: Diante da necessidade da educação científica na atualidade, muito tem se discutido sobre o processo de Alfabetização Científica. No entanto, pouco se discute sobre a real situação em que as escolas brasileiras se encontram nesse processo. A alfabetização científica é importante para que cada indivíduo consiga compreender a importância da ciência na vida moderna, e seu entendimento gera muitos benefícios para a formação da cidadania. Nesse aspecto, é importante que os docentes em ciências possam ministrar sob a perspectiva da Alfabetização Científica. O objetivo geral foi compreender como a alfabetização científica vem sendo realizada em sala de aula pelos docentes de ciências da educação básica do município de Aperibé/RJ. O presente trabalho foi uma pesquisa de campo classificada como qualitativa. O método de pesquisa descritiva qualitativa foi utilizado por meio da técnica de análise de dados e análise de conteúdo. Esta técnica foi estruturada em três fases: pré-análise; exploração do material e categorização; tratamento dos resultados. Os resultados indicaram alguns pontos positivos e negativos em relação ao entendimento e aplicabilidade do termo nas aulas de ciências bem como o impacto da formação continuada.
id UFF-2_b26c45f61dc12323eacf635064eb7997
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34766
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aulaLetramento CientíficoEnsino FundamentalAulas de CiênciasScientific LiteracyElementary SchoolScience ClassesDiante da necessidade da educação científica na atualidade, muito tem se discutido sobre o processo de Alfabetização Científica. No entanto, pouco se discute sobre a real situação em que as escolas brasileiras se encontram nesse processo. A alfabetização científica é importante para que cada indivíduo consiga compreender a importância da ciência na vida moderna, e seu entendimento gera muitos benefícios para a formação da cidadania. Nesse aspecto, é importante que os docentes em ciências possam ministrar sob a perspectiva da Alfabetização Científica. O objetivo geral foi compreender como a alfabetização científica vem sendo realizada em sala de aula pelos docentes de ciências da educação básica do município de Aperibé/RJ. O presente trabalho foi uma pesquisa de campo classificada como qualitativa. O método de pesquisa descritiva qualitativa foi utilizado por meio da técnica de análise de dados e análise de conteúdo. Esta técnica foi estruturada em três fases: pré-análise; exploração do material e categorização; tratamento dos resultados. Os resultados indicaram alguns pontos positivos e negativos em relação ao entendimento e aplicabilidade do termo nas aulas de ciências bem como o impacto da formação continuada.Given the need for science education today, much has been discussed about the process of Scientific Literacy. However, little is discussed about the real situation in which Brazilian schools are in this process. Scientific literacy is important for each individual to understand the importance of science in modern life, and its understanding generates many benefits for the formation of citizenship. In this regard, it is important that science teachers can teach from the perspective of Scientific Literacy. The general objective was to understand how scientific literacy has been carried out in the classroom by science teachers in basic education in the municipality of Aperibé/RJ. The present work was a field research classified as qualitative. The qualitative descriptive research method was used through the technique of data analysis and content analysis. This technique was structured in three phases: pre-analysis; material exploration and categorization; treatment of results. The results indicated some positive and negative points regarding the understanding and applicability of the term in science classes as well as the impact of continuing education.37 f.Almeida, Marcelo Nocelle deFerreira, Márcia de Souza2024-09-23T16:03:54Z2024-09-23T16:03:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34766CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-09-23T16:04:06Zoai:app.uff.br:1/34766Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-09-23T16:04:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula
title Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula
spellingShingle Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula
Ferreira, Márcia de Souza
Letramento Científico
Ensino Fundamental
Aulas de Ciências
Scientific Literacy
Elementary School
Science Classes
title_short Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula
title_full Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula
title_fullStr Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula
title_full_unstemmed Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula
title_sort Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula
author Ferreira, Márcia de Souza
author_facet Ferreira, Márcia de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Marcelo Nocelle de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Márcia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Científico
Ensino Fundamental
Aulas de Ciências
Scientific Literacy
Elementary School
Science Classes
topic Letramento Científico
Ensino Fundamental
Aulas de Ciências
Scientific Literacy
Elementary School
Science Classes
description Diante da necessidade da educação científica na atualidade, muito tem se discutido sobre o processo de Alfabetização Científica. No entanto, pouco se discute sobre a real situação em que as escolas brasileiras se encontram nesse processo. A alfabetização científica é importante para que cada indivíduo consiga compreender a importância da ciência na vida moderna, e seu entendimento gera muitos benefícios para a formação da cidadania. Nesse aspecto, é importante que os docentes em ciências possam ministrar sob a perspectiva da Alfabetização Científica. O objetivo geral foi compreender como a alfabetização científica vem sendo realizada em sala de aula pelos docentes de ciências da educação básica do município de Aperibé/RJ. O presente trabalho foi uma pesquisa de campo classificada como qualitativa. O método de pesquisa descritiva qualitativa foi utilizado por meio da técnica de análise de dados e análise de conteúdo. Esta técnica foi estruturada em três fases: pré-análise; exploração do material e categorização; tratamento dos resultados. Os resultados indicaram alguns pontos positivos e negativos em relação ao entendimento e aplicabilidade do termo nas aulas de ciências bem como o impacto da formação continuada.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-23T16:03:54Z
2024-09-23T16:03:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/34766
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823551706038272