Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34766 |
Resumo: | Diante da necessidade da educação científica na atualidade, muito tem se discutido sobre o processo de Alfabetização Científica. No entanto, pouco se discute sobre a real situação em que as escolas brasileiras se encontram nesse processo. A alfabetização científica é importante para que cada indivíduo consiga compreender a importância da ciência na vida moderna, e seu entendimento gera muitos benefícios para a formação da cidadania. Nesse aspecto, é importante que os docentes em ciências possam ministrar sob a perspectiva da Alfabetização Científica. O objetivo geral foi compreender como a alfabetização científica vem sendo realizada em sala de aula pelos docentes de ciências da educação básica do município de Aperibé/RJ. O presente trabalho foi uma pesquisa de campo classificada como qualitativa. O método de pesquisa descritiva qualitativa foi utilizado por meio da técnica de análise de dados e análise de conteúdo. Esta técnica foi estruturada em três fases: pré-análise; exploração do material e categorização; tratamento dos resultados. Os resultados indicaram alguns pontos positivos e negativos em relação ao entendimento e aplicabilidade do termo nas aulas de ciências bem como o impacto da formação continuada. |
id |
UFF-2_b26c45f61dc12323eacf635064eb7997 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34766 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aulaLetramento CientíficoEnsino FundamentalAulas de CiênciasScientific LiteracyElementary SchoolScience ClassesDiante da necessidade da educação científica na atualidade, muito tem se discutido sobre o processo de Alfabetização Científica. No entanto, pouco se discute sobre a real situação em que as escolas brasileiras se encontram nesse processo. A alfabetização científica é importante para que cada indivíduo consiga compreender a importância da ciência na vida moderna, e seu entendimento gera muitos benefícios para a formação da cidadania. Nesse aspecto, é importante que os docentes em ciências possam ministrar sob a perspectiva da Alfabetização Científica. O objetivo geral foi compreender como a alfabetização científica vem sendo realizada em sala de aula pelos docentes de ciências da educação básica do município de Aperibé/RJ. O presente trabalho foi uma pesquisa de campo classificada como qualitativa. O método de pesquisa descritiva qualitativa foi utilizado por meio da técnica de análise de dados e análise de conteúdo. Esta técnica foi estruturada em três fases: pré-análise; exploração do material e categorização; tratamento dos resultados. Os resultados indicaram alguns pontos positivos e negativos em relação ao entendimento e aplicabilidade do termo nas aulas de ciências bem como o impacto da formação continuada.Given the need for science education today, much has been discussed about the process of Scientific Literacy. However, little is discussed about the real situation in which Brazilian schools are in this process. Scientific literacy is important for each individual to understand the importance of science in modern life, and its understanding generates many benefits for the formation of citizenship. In this regard, it is important that science teachers can teach from the perspective of Scientific Literacy. The general objective was to understand how scientific literacy has been carried out in the classroom by science teachers in basic education in the municipality of Aperibé/RJ. The present work was a field research classified as qualitative. The qualitative descriptive research method was used through the technique of data analysis and content analysis. This technique was structured in three phases: pre-analysis; material exploration and categorization; treatment of results. The results indicated some positive and negative points regarding the understanding and applicability of the term in science classes as well as the impact of continuing education.37 f.Almeida, Marcelo Nocelle deFerreira, Márcia de Souza2024-09-23T16:03:54Z2024-09-23T16:03:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34766CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-09-23T16:04:06Zoai:app.uff.br:1/34766Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-09-23T16:04:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula |
title |
Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula |
spellingShingle |
Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula Ferreira, Márcia de Souza Letramento Científico Ensino Fundamental Aulas de Ciências Scientific Literacy Elementary School Science Classes |
title_short |
Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula |
title_full |
Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula |
title_fullStr |
Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula |
title_sort |
Alfabetização científica no ensino de Ciências no município de Aperibé/RJ: uma leitura fenomenológica de concepções docentes em sala de aula |
author |
Ferreira, Márcia de Souza |
author_facet |
Ferreira, Márcia de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Marcelo Nocelle de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Márcia de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Científico Ensino Fundamental Aulas de Ciências Scientific Literacy Elementary School Science Classes |
topic |
Letramento Científico Ensino Fundamental Aulas de Ciências Scientific Literacy Elementary School Science Classes |
description |
Diante da necessidade da educação científica na atualidade, muito tem se discutido sobre o processo de Alfabetização Científica. No entanto, pouco se discute sobre a real situação em que as escolas brasileiras se encontram nesse processo. A alfabetização científica é importante para que cada indivíduo consiga compreender a importância da ciência na vida moderna, e seu entendimento gera muitos benefícios para a formação da cidadania. Nesse aspecto, é importante que os docentes em ciências possam ministrar sob a perspectiva da Alfabetização Científica. O objetivo geral foi compreender como a alfabetização científica vem sendo realizada em sala de aula pelos docentes de ciências da educação básica do município de Aperibé/RJ. O presente trabalho foi uma pesquisa de campo classificada como qualitativa. O método de pesquisa descritiva qualitativa foi utilizado por meio da técnica de análise de dados e análise de conteúdo. Esta técnica foi estruturada em três fases: pré-análise; exploração do material e categorização; tratamento dos resultados. Os resultados indicaram alguns pontos positivos e negativos em relação ao entendimento e aplicabilidade do termo nas aulas de ciências bem como o impacto da formação continuada. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-23T16:03:54Z 2024-09-23T16:03:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34766 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823551706038272 |